Pardinho Artesanal

Como chegar

DESCUBRA DETALHES, DESPERTE SEUS SENTIDOS

De Pardinho para o mundo, o melhor queijo.

 

Descrição:

Você é fanático por queijos, gosta de coisa “muito boa”? Aqui você vai descobrir porque os queijos da Pardinho Artesanal ganharam a preferência de todos aguçando nosso paladar.

Localizada no Eixo Turístico Vista do Gigante, a 960 metros de altitude, na cidade de Pardinho SP, a Fazenda Sant’Anna é uma das mais famosas do interior paulista por diversos motivos, incluindo a tecnologia no melhoramento genético bovino e sua diferenciada excelência na produção de leite, mas é pela qualidade de seu queijo produzido no laticínio da fazenda, o Pardinho Artesanal, que ela é reconhecida! Sendo uma das primeiras fazendas do mundo a obter certificação ISO 14001, de gestão ambiental.

Produzidos com leite cru, cozidos em tachos de cobre, maturados em prateleiras de madeira e acompanhando diariamente durante todo o processo, com que se tem de melhor, do ponto de vista técnico laboratorial à produção manual. Com metodologias que adaptam regras milenares às condições locais resultando queijos saborosos nos formatos: Cuesta, Cuesta Azul, Mandala, Cuestinha.

 

História:

 

A família Mineiro de tradição rural relacionada à melhora genética bovina figurou com destaque, neste mercado e nos leilões, pela excelência dos seus produtos. Neste processo de melhoramento, a qualidade do leite chamou atenção para a produção do queijo, que a princípio nasceu como estratégia de marketing para aumentar a venda do gado, mas ganhou a admiração pelo seu diferenciado sabor nascendo o projeto do laticínio Pardinho Artesanal, em 2013 que evoluiu super rápido ganhando mercado internacionalmente, agradando renomados chefs e amantes dos queijos artesanais.

De espírito pioneiro, a família conduziu inúmeras pesquisas, muitas vezes lançando mãos de técnicas convencionais, em busca de implantar uma metodologia própria para produção artesanal aliando as técnicas laboratoriais, controle de processos e adaptação das ferramentas de qualidade para a realidade do trabalho manual direcionada a manter a excelência dos resultados de uma produção artesanal.

Os queijos surgiram a partir desta associação entre a qualidade da matéria-prima que se tinha: o leite da fazenda e as inovações ali desenvolvidas, com objetivo de aproveitar ao máximo o terroir local à melhora genética da raça indiana Gir leiteira, destacando blends especiais que os evidenciam junto aos melhores produtos do mundo

Sendo um projeto inovador, no princípio foi um grande desafio, não se sabia exatamente como iria funcionar, foi preciso muita pesquisa, investimento e regras próprias. Segundo seu idealizador não havia a pretensão de ser o melhor do mundo, mas desde o início houve o compromisso com a qualidade e  a origem para manter a reprodução das ricas características do ambiente da Cuesta de Pardinho, foi a premissa.

Completando o trabalho de longa data, na produção de queijos artesanais brasileiros, produzido nas mais variadas formas, a Pardinho Artesanal, vem inovando na aplicação do que há de tecnologia possível de ser utilizada para assegurar qualidade na produção artesanal.

A ligação da família com a cultura francesa foi decisiva na escolha do processo, que apesar desta influência desenvolveu sua personalidade própria e relevante neste segmento criando um produto originalmente brasileiro, de alta qualidade, produzido artesanalmente, praticamente impossível de se conseguir em outra localidade devido à riqueza e complexidade do fazer manual preservando as características locais.

Da qualidade desse leite, derivado do terroir local, nasceu estes queijos de sabor inigualável que já de início conferiu diversos prêmios à fazenda, entre eles a medalha de super ouro no Concurso “Le Mondial du Fromage de Tours”, na França em 2019 e 2021 e teve seu produto considerado o melhor queijo no 1° Mundial de Queijos do Brasil, realizado na cidade de Araxá, em Minas. 

Para Bento Mineiro, um jovem empreendedor de sucesso, idealizador do Projeto Pardinho Artesanal é uma grata satisfação fazer parte do mercado nacional de produção artesanal, colhendo bons resultados comerciais, ainda que em pequenas escalas, e acompanhar sua produção de queijos, entre muitos outras iniciativas, conquistando um mercado próspero para este segmento tanto no cenário nacional quanto internacional.

Dentro dos planos futuros, está em vias de ser lançado no mercado um queijo de pasta mole e produtos suínos, além das parcerias com produtores locais como café Pelosini de Pardinho,  regionais como as geleias La Ferme de Avaré e  interestaduais como o vinho "Pardinho de beber", em parceria com Rio grande do sul.

 

Curiosidades:

O leite é totalmente de produção própria dada as características estritamente selecionadas para sua fabricação: localização, altitude, clima, pastagem, qualidade da água recebida do berço de recarga do aquífero Guarani e as inovações adaptadas aquela realidade, tornando impossível ser reproduzido em outro local sem apresentar diferença no sabor. Até mesmo a mudança de área na própria fazenda apresentaria nuances.

Um dos maiores segredos do sucesso está na utilização do leite cru de vacas provenientes da raça sagrada Gir, originária da Índia, criadas livremente em pastos de manejo planejados para preservar nos queijos as mesmas propriedades. 

As condições ambientais únicas, aliadas às boas práticas de bem estar animal e tecnologias verdes permitem o controle para garantir que os mais ricos sabores da Cuesta de Pardinho sejam preservados em blends especiais e cheguem aos consumidores com a mesma qualidade com suas propriedades proteicas singulares e toda sua energia mística da localidade.

O leite da Fazenda Sant’Anna de Pardinho possui uma elevada concentração de sólidos demandando, em média 9 litros de leite para cada kilo para produzir o queijo Mandala

A fazenda é muito mais que produtora, chega a ser promotora consciente de um modo de vida mais responsável com o Meio ambiente, desde 2001 possui a certificação ISO 14001, sendo uma das primeiras fazendas a receber este selo pelas escolhas planejadas com esta finalidade.

A escolha do tacho de cobre para economia de energia e segurança sanitária. Vale a pena salientar que o cobre utilizado, nestes tachos, é específico para o setor alimentício. A reutilização da água para irrigação das pastagens e o aproveitamento do soro do leite, como é rico em nutrientes, seria um dano ambiental se fosse descartado, passando a ser uma rica fonte de alimentação para os suínos da propriedade.  

No universo da fabricação dos queijos artesanais autorais, não há concorrentes, porque cada queijo tem sua personalidade própria, cada fabricante desenvolve seu próprio "tipo", não há queijos iguais. As queijarias artesanais torcem entre si, pelo crescimento dos queijos brasileiros como um todo, então a reação de cada prêmio conquistado é uma felicidade mútua, segundo Vanessa Alcolea, veterinária responsável pela produção da Pardinho Artesanal.

 

Para saber mais: 

https://descubrapardinho.com/ 

https://www.youtube.com/watch?v=zBh8OvUhkSM 

Aonde comprar:

ttps://www.poliartesanal.com.br/ ,

Em Pardinho: Cuesta café, A Camponesa, Deck 976, Armazém Danny Cakes

PROJETO DESCUBRA DETALHES – PARCERIA: SOLUTUDO & ANDEL PARDINHO

Supervisão local: Bioatelie Sylviah Riouls
Supervisão Solutudo: Raphael Riello
Última atualização fevereiro de 2022

 
 

Baixe nosso app:

Redes sociais:

Nossa missão:

A Solutudo está em todo país ajudando
milhares de pessoas a conhecerem suas cidades.

Nossa missão:

solutudo.com.br

© Solutudo Produtos e Serviços Ltda 2005-2024 - Todos os direitos reservados.