samsumg

AgroTag

O Sistema AgroTag foi uma iniciativa da Embrapa e da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (Plataforma ABC) para apoiar a estruturação da Rede Colaborativa de Uso e Cobertura das Terras e dos Sistemas Produtivos Agropecuários e Florestais. É a primeira plataforma geoespacial multitarefa da Embrapa e uma das primeiras iniciativas em Geotecnologias no mundo para o monitoramento de redução de Gases de Efeito Estufa (GEEs) , bem como para a implantação e monitoramento de ações de manejo sustentável em propriedades rurais, e seus impactos no meio ambiente através das alterações de uso e cobertura das terras. O Brasil, com 60% dos municípios identificados como rurais, tem como um dos grandes desafios o acompanhamento da dinâmica das atividades do setor agropecuário.

Uma iniciativa pioneira e disruptiva para a agricultura de última geração

O Agrotag, através do atendimento de demandas da Embrapa, alinhadas com a sociedade brasileira, antecipou, desde sua criação em 2017, as iniciativas computacionais de processamento massivo de dados on-line, atrelados aos avanços das chamadas “Nuvens de dados" (Data Cloud), e Inteligência Artificial (IA), consolidando-se como uma ferramenta geradora do que se tem reconhecidamente de mais importante nesse movimento disruptivo, uma rede de informação, organizada on-line, qualificada e rastreável oriunda de uma rede colaborativa dos usuários ao longo do território (do inglês - crowdsourcing). Além da capacidade do chamado processamento de alta performance, dominado pela infraestrutura computacional de grandes empresas (e.g. Google, Amazon), a quantidade massiva de dados para treinamentos dos algoritmos de IA é insumo fundamental e diferencial para o sucesso de tal conjunto de tecnologias, sobretudo quando tratamos de informações geoespaciais com alto nível de complexidade e variabilidade.

O Sistema AgroTag contempla o aplicativo desenvolvido para dispositivos Android e a interface online WebGIS, a qual comunica-se diretamente com o aplicativo e permite aos usuários parceiros o acesso de forma rápida aos dados coletados em campo e o compartilhamento entre os grupos. O banco de dados geoespacial para consultas (visualização) e análise em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), baseado no conceito WebGIS, viabiliza o acesso às informações espaciais tais como: imagens de satélite, dados censitários, bases de dados estratégicas, uso e cobertura da terra das regiões de interesse, juntamente com as informações coletadas em campo, para realização de consultas e análises integradas online, com geração de mapas e relatórios automáticos consistidos. Ao usar o aplicativo AgroTag, o usuário contribui para compor uma base de dados de situações fundamentais para a agricultura brasileira, como por exemplo a adoção de tecnologias de baixo carbono.

Rede colaborativa aberta ao público

O módulo padrão do aplicativo, o AgroTag, voltado para o público geral, conta com uma base de dados geoespaciais, incluindo o mosaico gerado a partir de imagens de alta resolução Rapideye que foram adquiridas pelo Ministério do Meio Ambiente para todo o país. Como produto inédito disponível, o aplicativo contém em sua base de dados as informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que o usuário tenha oportunidade de acessar em campo as informações cadastradas pelo setor rural do país e disponibilizadas pelo Serviço Florestal Brasileiro, cumprindo a missão de transparência e facilidade de uso desses dados.

O aplicativo AgroTag contém um formulário de uso e cobertura das terras, desenvolvido pela equipe da Embrapa, onde o usuário pode identificar sua área de interesse, selecionando as classes de agricultura, pastagem, florestas plantadas e outros, e qualificar esses sistemas com informações sobre as culturas e espécies forrageiras, por exemplo. Além do ponto de interesse georreferenciado, o usuário tem acesso a funcionalidades como fotos e desenhos também georreferenciados, possibilitando a atualização das informações de sua propriedade a cada safra.

O instrumento de transferência de Geotecnologias da Embrapa

Para atender as demandas dos grupos de projetos parceiros e aumentar a abrangência de suas aplicações práticas, o Sistema AgroTag também vêm sendo desenvolvido sob demanda de setores produtivos em sistemas/módulos temáticos, contando atualmente com o AgroTagAQUA, AgroTagCARBONO, AgroTagAbelhas, AgroTagILPF, AgroTagMFE, AgroTag 360, AgroTagVEG, AgrotagTerritórios PARÁ e AgroTagMRV. Dentre os módulos, destacam-se o Agrotag Pará e Abelhas que vêm sendo utilizados enquanto política pública via decretos estaduais e como instrumentos em instituições de fiscalização sanitária respectivamente.

Como Funciona

smartphone48

aplicativo mobile

Técnicos em campo fazem levantamentos de maneira rápida e precisa utilizando o aplicativo para coleta dos dados.

computer48

relatório online

Dados coletados em campo são enviados automaticamente para um banco de dados e desses dados são gerados relatórios em tempo real.

map48

webgis

Dados geoespaciais coletados, mapas e imagens de satélite ficam disponíveis em uma plataforma webgis específica para o tomador de decisão.

Dados de uso e cobertura da terra

Seguindo o conceito de Rede Colaborativa, o AgroTag divulga seus dados de uso e cobertura das terras com o intuito de contribuir para o conhecimento do território brasileiro, apoiar análises da dinâmica de uso do solo e validações de mapeamentos temáticos. Esses dados, coletados nos diversos módulos do AgroTag com o formulário de uso das terras, contemplam uma nuvem de pontos com a identificação espacial, e classes como: agricultura, sistema integrado, silvicultura, pastagem, vegetação, solo exposto, e fotos da área, fornecendo um dado local desses processos com registro fotográfico e geoespacial.
Atualmente essas informações ainda não estão processadas para dupla checagem, sendo disponibilizados os dados conforme coletados pelos usuários. O “Portal Agrotag” permite a consulta geoespacial dos pontos adquiridos pela rede colaborativa de usuários, considerando seus dados correlatos, conforme descrito anteriormente. Para uso completo de todas as ferramentas do sistema, bem como fazer parte da rede colaborativa, inserindo e utilizando dados, é necessário a instalação do app Agrotag em seu dispositivo móvel Android. (Mais detalhes)
Camadas

  • RapidEye - Embrapa
  • Google
  • Google Satélite
  • Sentinel 2019
  • Sentinel GE

  • Reserva legal
  • Vegetação nativa
  • Área do imóvel
  • APP Hídrica
  • Área consolidada

  • Unidade de Proteção Integral
  • Unidade de Uso Sustentável

  • Amazônia Legal

  • Municípios Prioritários
  • Municípios Monitorados

  • Grid Sentinel-2 ESA
  • Grid Rapideye BR

  • Amazônia
  • Caatinga
  • Cerrado
  • Mata Atlântica
  • Pampa
  • Pantanal
Top div banner

Agrotag na Mídia

Descubra como o Sistema AgroTag, uma inovação da Embrapa em parceria com a Plataforma ABC, está transformando a forma como produtores rurais monitoram suas atividades.

A Embrapa Amazônia Oriental e o Governo do Pará firmaram acordo de cooperação técnica para a transferência de tecnologias para a região Sul do estado

Sistema de aplicativo de campo e banco de dados geoespacial online para monitoramento da produção e manejo de atividades aquícolas.

Nossos Parceiros

Sistema AgroTag

O AgroTag é uma iniciativa da Embrapa e da Plataforma ABC na estruturação de uma Rede Colaborativa sobre o uso e cobertura das terras e os principais sistemas produtivos agropecuários dos país. Ao usar o aplicativo o usuário contribui para compor uma base de dados atualizadado cenário da agricultura brasileira.

Plataforma ABC

Rodovia SP-340, Km 127,5, Tanquinho Velho

Caixa Postal 69, CEP: 13820-000, Jaguariúna, SP

Fone: +55 (19) 3311-2700 | Fax: +55 (19) 3311-2640 | SAC