O Sistema AgroTag foi uma iniciativa da Embrapa e da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (Plataforma ABC) para apoiar a estruturação da Rede Colaborativa de Uso e Cobertura das Terras e dos Sistemas Produtivos Agropecuários e Florestais. É a primeira plataforma geoespacial multitarefa da Embrapa e uma das primeiras iniciativas em Geotecnologias no mundo para o monitoramento de redução de Gases de Efeito Estufa (GEEs) , bem como para a implantação e monitoramento de ações de manejo sustentável em propriedades rurais, e seus impactos no meio ambiente através das alterações de uso e cobertura das terras. O Brasil, com 60% dos municípios identificados como rurais, tem como um dos grandes desafios o acompanhamento da dinâmica das atividades do setor agropecuário.
O Agrotag, através do atendimento de demandas da Embrapa, alinhadas com a sociedade brasileira, antecipou, desde sua criação em 2017, as iniciativas computacionais de processamento massivo de dados on-line, atrelados aos avanços das chamadas “Nuvens de dados" (Data Cloud), e Inteligência Artificial (IA), consolidando-se como uma ferramenta geradora do que se tem reconhecidamente de mais importante nesse movimento disruptivo, uma rede de informação, organizada on-line, qualificada e rastreável oriunda de uma rede colaborativa dos usuários ao longo do território (do inglês - crowdsourcing). Além da capacidade do chamado processamento de alta performance, dominado pela infraestrutura computacional de grandes empresas (e.g. Google, Amazon), a quantidade massiva de dados para treinamentos dos algoritmos de IA é insumo fundamental e diferencial para o sucesso de tal conjunto de tecnologias, sobretudo quando tratamos de informações geoespaciais com alto nível de complexidade e variabilidade.
O Sistema AgroTag contempla o aplicativo desenvolvido para dispositivos Android e a interface online WebGIS, a qual comunica-se diretamente com o aplicativo e permite aos usuários parceiros o acesso de forma rápida aos dados coletados em campo e o compartilhamento entre os grupos. O banco de dados geoespacial para consultas (visualização) e análise em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), baseado no conceito WebGIS, viabiliza o acesso às informações espaciais tais como: imagens de satélite, dados censitários, bases de dados estratégicas, uso e cobertura da terra das regiões de interesse, juntamente com as informações coletadas em campo, para realização de consultas e análises integradas online, com geração de mapas e relatórios automáticos consistidos. Ao usar o aplicativo AgroTag, o usuário contribui para compor uma base de dados de situações fundamentais para a agricultura brasileira, como por exemplo a adoção de tecnologias de baixo carbono.
O módulo padrão do aplicativo, o AgroTag, voltado para o público geral, conta com uma base de dados geoespaciais, incluindo o mosaico gerado a partir de imagens de alta resolução Rapideye que foram adquiridas pelo Ministério do Meio Ambiente para todo o país. Como produto inédito disponível, o aplicativo contém em sua base de dados as informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que o usuário tenha oportunidade de acessar em campo as informações cadastradas pelo setor rural do país e disponibilizadas pelo Serviço Florestal Brasileiro, cumprindo a missão de transparência e facilidade de uso desses dados.
O aplicativo AgroTag contém um formulário de uso e cobertura das terras, desenvolvido pela equipe da Embrapa, onde o usuário pode identificar sua área de interesse, selecionando as classes de agricultura, pastagem, florestas plantadas e outros, e qualificar esses sistemas com informações sobre as culturas e espécies forrageiras, por exemplo. Além do ponto de interesse georreferenciado, o usuário tem acesso a funcionalidades como fotos e desenhos também georreferenciados, possibilitando a atualização das informações de sua propriedade a cada safra.
Para atender as demandas dos grupos de projetos parceiros e aumentar a abrangência de suas aplicações práticas, o Sistema AgroTag também vêm sendo desenvolvido sob demanda de setores produtivos em sistemas/módulos temáticos, contando atualmente com o AgroTagAQUA, AgroTagCARBONO, AgroTagAbelhas, AgroTagILPF, AgroTagMFE, AgroTag 360, AgroTagVEG, AgrotagTerritórios PARÁ e AgroTagMRV. Dentre os módulos, destacam-se o Agrotag Pará e Abelhas que vêm sendo utilizados enquanto política pública via decretos estaduais e como instrumentos em instituições de fiscalização sanitária respectivamente.
Acesse as opções a seguir para saber mais sobre:
Técnicos em campo fazem levantamentos de maneira rápida e precisa utilizando o aplicativo para coleta dos dados.
Dados coletados em campo são enviados automaticamente para um banco de dados e desses dados são gerados relatórios em tempo real.
Dados geoespaciais coletados, mapas e imagens de satélite ficam disponíveis em uma plataforma webgis específica para o tomador de decisão.
Descubra como o Sistema AgroTag, uma inovação da Embrapa em parceria com a Plataforma ABC, está transformando a forma como produtores rurais monitoram suas atividades.
A Embrapa Amazônia Oriental e o Governo do Pará firmaram acordo de cooperação técnica para a transferência de tecnologias para a região Sul do estado
O AgroTag é uma iniciativa da Embrapa e da Plataforma ABC na estruturação de uma Rede Colaborativa sobre o uso e cobertura das terras e os principais sistemas produtivos agropecuários dos país. Ao usar o aplicativo o usuário contribui para compor uma base de dados atualizadado cenário da agricultura brasileira.
Rodovia SP-340, Km 127,5, Tanquinho Velho
Caixa Postal 69, CEP: 13820-000, Jaguariúna, SP
Fone: +55 (19) 3311-2700 | Fax: +55 (19) 3311-2640 | SAC