Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

A 20 dias para o Parapan, saltador goiano melhora marca no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Curitiba

Rodrigo Parreira realiza salto em Curitiba | Foto: Hedeson Silva/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Curitiba ocorreu neste sábado, 28, com 342 atletas, de nove estados (AP, MG, MS, MT, PR, RJ, RS, SC e SP) e do DF, em provas de atletismo (231), halterofilismo (17) e na natação (94). Essa foi a nona e penúltima etapa de 2023. A temporada será encerrada em São Paulo, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, também com disputas nas três modalidades.

Entre os participantes das provas na capital paranaense estiveram competidores que representarão o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile. O evento começará daqui 20 dias e acontecerá de 17 a 26 de novembro. Foram os casos do catarinense Edenílson Floriani, da classe F42 (deficiência nos membros inferiores), e do goiano Rodrigo Parreira, T36 (paralisados cerebrais).

Rodrigo saltou 5,71m neste sábado, marca superior aos 5,57m registrados no Mundial de atletismo paralímpico de Paris, no último mês de julho. À ocasião, ele terminou a prova de salto em distância em quinto lugar. “Foi uma competição muito boa em Curitiba e importante porque estamos bem perto do Parapan. Gostei da minha marca. Melhorei em relação ao Mundial”, disse o atleta, que nasceu com paralisia cerebral e defende as cores da APARU/PRAIA/FUTEL. No Meeting de Belo Horizonte (MG), disputado em agosto, Rodrigo chegou a saltar 5,90m, marca que seria o recorde das Américas, caso homologada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC na sigla em inglês), o que ainda não ocorreu.

Edenílson também superou o seu desempenho de Paris neste sábado. Bronze no arremesso de peso no Mundial, com a distância de 14,06m, o catarinense anotou 14,27m em Curitiba. “Fiz minha segunda melhor marca da vida. Isso me dá mais confiança para os Jogos Parapan-Americanos. Sei que estou bem preparado”, avaliou o arremessador, do clube CEPE, e que tem atrofias no joelho e na articulação de quadril do lado esquerdo causadas por um acidente de trânsito em 2011. 

As provas de salto em distância e arremesso de peso foram disputadas dentro da programação do Desafio CPB/CBAt, realizado simultaneamente ao Meeting Paralímpico Loterias Caixa. 

No halterofilismo, a paranaense Márcia Menezes, da categoria acima de 86 kg, precisava levantar 123 kg para disputar duas competições internacionais obrigatórias no ciclo dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. No entanto, a sua marca foi de 113 kg. “Agora, vou em busca do meu objetivo no Meeting de São Paulo”, disse a atleta, responsável pela primeira medalha brasileira em um Mundial da modalidade. Ela foi bronze em Dubai 2014. Márcia teve uma poliomielite na infância, que causou a paralisia na sua perna direita, e é representante do clube IBR.

Na natação, o jovem Eduardo Rossi, 15, do clube SBCN, nadou os 100m borboleta em 1min51s02, o que seria o décimo tempo do mundo no ano dentro da classe SB4. O atleta nasceu prematuro, de sete meses, e tem paralisia cerebral. Além do Meeting, já participou das Paralimpíadas Escolares (Fase Regional de São Paulo) neste ano. 

Em 2023, o Meeting teve sua primeira edição em julho e já passou por nove cidades: Manaus (AM),Campo Grande (MS)Rio de Janeiro (RJ)Belo Horizonte (MG)Brasília (DF)Fortaleza (CE)Recife (PE) , Porto Alegre (RS) e Curitiba. Até o final do ano, ao todo, 10 capitais brasileiras vão ter recebido o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento terminará sua temporada em São Paulo, também com disputas nas três modalidades, no Centro de Treinamento Paralímpico, nos dias 3, 4 e 5 de novembro. A competição na capital paulista será a última apresentação antes do Parapan de Santiago. 

No ano passado, o Meeting aconteceu em 16 capitais brasileiras: Campo Grande (MS)Amapá (AP)Fortaleza (CE)Natal (RN)João Pessoa (PB), Recife (PE)Aracaju (SE)Brasília (DF)Goiânia (GO)Belo Horizonte (MG)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ)Curitiba (PR)Florianópolis (SC)Porto Alegre (RS) e  São Paulo (SP).

Confira os catálogos da competição:

 – Atletismo

 – Halterofilismo

 – Natação

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Edenílson Floriani e Rodrigo Parreira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual das Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery