Museu Oscar Niemeyer
Exposições
Programação

Arte para Maiores | Paisagens Essenciais - Cores e Gestos 1
Encontro 1: 6 de maio No Arte para Maiores de maio, vamos nos aprofundar na exposição “Miguel Bakun - O Olhar de uma Coleção”. A ação, conduzida pela equipe do MON, promoverá uma vivência artística que aproxima os participantes do universo de Bakun, incentivando a expressão sensível e a compreensão do processo criativo do artista. Vamos sentir e refletir: qual seria uma paisagem essencial, aquela que habita nosso imaginário, nossas memórias ou afetos? Sobre o programa O Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. O programa promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração. Sobre a exposição que inspira a atividade “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”, com curadoria de Eliane Prolik, apresenta obras do artista que fazem parte do acervo do MON num interessante diálogo com dezenas de desenhos e pinturas, boa parte inédita ao grande público, que pertencem à coleção particular de Walter Gonçalves. No total, a mostra reúne aproximadamente 60 pinturas e desenhos.

Laboratório de Experiências: Monotipia
Entre cores e camadas vamos experimentar a monotipia, tendo como inspiração as obras do artista Luiz Zerbini em exposição na mostra “Afinidades III: Cochicho”. Sobre a atividade No Laboratório de Experiências, a oficina do MON se transforma num grande espaço de investigações e descobertas. Sobre a exposição que inspira a atividade “Afinidades III – Cochicho” é a terceira edição do projeto “Afinidades”. Com curadoria de Marc Pottier, o artista contemporâneo Luiz Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense que estão presentes no acervo do MON, apresentadas ao lado das suas, na Sala 7. Em comum, ou por afinidade, todos os trabalhos apresentados na mostra têm como tema a natureza.

Oficina | A cor e o processo criativo
Nesta oficina com o artista Ronald Simon, cujas obras fazem parte da coleção do MON, vamos explorar as relações entre as cores na pintura, compreendendo sua harmonia e contrastes. Através de exercícios práticos com tinta acrílica sobre papel, vamos aprimorar a criatividade por meio da percepção cromática. Sobre o artista Ronald Yves Simon (Recife/PE, 1947) formou-se em Licenciatura em Artes Visuais na Belas Artes (SP, 1972) e possui especialização em Metodologia em Arte-Educação na FAP (PR, 1993). Ronald Simon teve exposições individuais e coletivas em estados como o Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Foi diretor do Museu Alfredo Andersen e professor da FAP (PR). Possui obras no acervo de grandes museus como o MAC Paraná, MuMA Curitiba e Museu Oscar Niemeyer.
Coleções do acervo
O MON possui um acervo de arte com mais de 14 mil obras.