Voltar ao menu.Voltar ao conteúdo principal.
Navegação pelas seções de usuário.Latam Airlineslogo

Nos unimos ao projeto CO2BIO para preservar a Orinoquia colombiana

 

 

Esta é uma iniciativa de preservação da Orinoquia colombiana da Fundação Cataruben, promovida pelo Programa de Riqueza Natural da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional-USAID. Este é o primeiro projeto de conservação de ecossistemas icônicos ao qual o Grupo LATAM Airlines se associa, contribuindo com a meta de ser um Grupo neutro em carbono até 2050, objetivo principal do pilar de Mudanças Climáticas da estratégia de sustentabilidade do Grupo: “Um destino necessário”.

 

A iniciativa procura conservar a biodiversidade e as savanas inundáveis localizadas nos departamentos de Casanare, Arauca, Vichada e Meta, pegando impulso na implementação de incentivos econômicos para a gestão de soluções climáticas que são implementadas com o apoio da comunidade. Assim, buscamos aprimorar a gestão dos recursos naturais por meio de atividades produtivas que reduzam o desmatamento e a degradação de florestas, áreas úmidas e pastagens, garantindo a conservação da flora e da fauna.

Ao contrário de outros projetos de compensação, o CO2BIO se destaca pelos benefícios ambientais, sociais e econômicos que gera para as comunidades locais vinculadas ao projeto, o que contribui para sua sustentabilidade no longo prazo. Hoje são 191 famílias comprometidas com a proteção desse ecossistema estratégico que conserva mais de 200 mil hectares onde vivem mais de 2.284 espécies e que possuem certificação para comercializar créditos de carbono.

 

Esta iniciativa é uma oportunidade única de integrar capacidades e recursos em ações significativas de mitigação das mudanças climáticas que se somam aos objetivos traçados em conjunto como sociedade. Através dela, temos a meta de compensar 100% da operação aérea e terrestre na Colômbia e promover o seu desenvolvimento para que o CO2BIO seja um projeto competitivo de acesso ao mercado voluntário internacional.

As savanas inundáveis são ecossistemas essenciais que permitem conter o impacto ambiental, pois são compostas por grandes extensões de planícies intertropicais com menor capacidade de absorção de água da chuva, transformando sua superfície em uma área temporariamente alagada que oferece diversos benefícios ambientais, incluindo a regulação do ciclo de nutrientes, assim como o ciclo hídrico superficial, o controle da erosão, a produtividade do solo e a retenção de CO2.

 

A América Latina possui mais de 250 milhões de hectares de savanas intertropicais em países como Venezuela, Brasil, Guiana, Bolívia e Colômbia. Só na Colômbia, a região da Orinoquia contribui com 17 milhões de hectares, dos quais 75% são cobertos por ecossistemas de savana. Na LATAM, apoiamos a conservação de mais de 300 mil hectares de savanas inundáveis na Colômbia.

 

Este projeto é possível graças ao trabalho conjunto de: