Quando abrimos uma empresa, nossa maior objetivo imediato é: obtenção de lucros. Sempre visando gastar menos e lucrar muito. As ferramentas são recursos que ajudam e muito.
Mas não podemos não podemos tirar o foco da qualidade do produto/serviço. Ela é requisito para que qualquer estratégia de marketing funcione.
Seja seu objetivo ser o melhor da região ou número de seguidores num período de tempo, planejamento é essencial!
Com certeza numa empresa a equipe de marketing é a principal geradora de clientes. Para isso, separamos 5 tópicos indispensáveis para sua empresa obter sucesso!
Leia a seguir.
- Reserve um tempo para melhorar o SEO
O que enche nossos olhos de felicidade é ver nossa página em primeiro lugar nos resultados de busca do Google. Não é mesmo?
A busca por um produto ou serviço na internet é um dos principais meios para que as pessoas cheguem até o seu negócio.
Por isso uma boa colocação nos resultados de busca é essencial para obter leads, gerando um tráfego orgânico. E o melhor: é grátis!
Para isso, a maioria do conteúdo dos sites é feita de modo que seja considerada relevante pelos robôs de busca do Google. E que seu site apareça no topo da página.
Isto é o SEO (Search Engine Optimization), que pode ser traduzido como “otimização para mecanismos de busca”.
Exemplo dessas técnicas são:
-negrito em palavras que despertem interesse do leitor;
-bullet points;
-listas numeradas;
-repetição das palavras-chave de maneira natural;
-parágrafos e frases curtos, etc.
Basta dedicar um pouquinho do seu tempo toda semana, por exemplo. Ou contratar um especialista.
Você verá que isso faz toda a diferença.
Os resultados do SEO vem a médio prazo e são duradouros.
- Isso nos leva a uma pergunta: para quem vou vender?
Como dito no tópico anterior, o primeiro passo para elaborar uma boa estratégia de SEO, é identificar a persona do seu negócio. Isto é, definir quem você quer atrair para seu negócio.
Temos que levar em consideração características como:
-faixa etária;
-gênero;
-raça/etnia;
-renda;
-localização,
-e até mesmo nível de escolaridade.
Todo esse conjunto faz parte da criação de sua persona.
Em seguida, traçamos um perfil semi fictício: um personagem construído a partir de informações sobre seu público-alvo.
Para coletar esses dados, contamos com a ajuda de algumas ferramentas gratuitas da própria Google, como por exemplo o Google Analytics, Google Search Console.
Com a persona criada, fica muito mais fácil entender a dor do cliente, ou do mercado.
- Seja presente nas redes sociais
Ter um perfil nas redes sociais é essencial para alavancar as vendas de qualquer negócio.
Afinal, passamos horas online na frente do computador ou celular.
Ser presente neste meio, é estar conectado aos seus leads.
É muito importante alimentar os perfis da sua empresa com regularidade.
Para isso, desperte a curiosidade de novos clientes com um bom copy!
É excelente interagir, receber opiniões e sugestões do seu produto. Além disso, evita que sua marca caia no esquecimento.
- Anúncios pagos para seu target
Target é um termo para se referir ao público alvo do seu negócio.
A grande vantagem do tráfego pago, é direcionar os anúncios a quem realmente interessa .
Essa estratégia vai direto para seu nicho, ou seja, ele já passou por uma pesquisa prévia do que ele procura.
Exemplo disso são:
-as postagens pagas em redes sociais;
-banners em sites parceiros;
-Google Ads, etc.
Com a estratégia certa, você evita que muitos usuários desinteressados vejam seus anúncios, e foca em quem tem maior probabilidade de fechar negócio.
- Fique atento ao CRO e aumente conversões
Nem todos que visitam seu site, efetuam compras, ou baixam conteúdo. Assim, é de extrema importância entender o comportamento do seu público.
Para isso, analisamos a jornada do usuário em seu site, através de uma métrica conhecida como CRO (Conversion Rate Optimization).
Esta estratégia visa fazer com que o visitante consuma mais conteúdo.
Imagine que em uma semana você receba 500 visitas, e apenas 10 baixem seu e-book. Com seus conhecimentos sobre CRO você faz uma reformulação de elementos em sua página. Na semana seguinte, consegue 20 downloads ao invés de 10.
Com simples ajustes é possível induzir novos usuários a consumir seu conteúdo.
Fique atento à qualidade de sua página. Mesmo com pequenas mudanças você pode alcançar grandes resultados.
Dica bônus: e-mail marketing
Agora é hora de colocar seu banco de contatos para jogo!
O e-mail é hoje o terceiro meio de comunicação mais usado por empresas, graças a chegada das redes sociais.
Ainda sim, é uma das principais ferramentas de comunicação no meio corporativo, proporcionando grande engajamento.
Os cuidados a serem tomados são os mesmos para as redes sociais: não pecar por excesso de conteúdo.
E o melhor é que podem ser usadas ferramentas de automação para esta tarefa, disparando diversos e-mails de uma só vez.
Assim você pode entregar ao seu usuário novidades, promoções e informações sobre seus produtos/serviços!
Qual é a transformação que meu negócio realiza?
Podemos colocar isso como objetivo, pois devemos entregar não só um produto para nosso cliente, mas também uma experiência.
O êxito de um negócio é resultado da união de diferentes esforços: técnicas de SEO, uma persona bem construída, tráfego pago, técnicas, presença nas redes sociais, avaliação de métricas, etc.
Só assim é possível ganhar lugar no mercado e se tornar referência no ramo.