Você já ouviu falar em mídia paga e mídia orgânica?
Estes dois conceitos básicos estão presentes em toda boa estratégia de marketing.
E nada mais são do que as formas com que o público-alvo de um negócio é atraído para seu conteúdo.
Escolher a maneira ideal para divulgar sua marca não é uma tarefa muito simples: demanda muito estudo de mercado, pesquisa sobre o público-alvo e planejamento.
A opção por um deles – ou mesmo pelos dois – varia de acordo com as necessidades da sua marca.
Neste artigo diferenciamos a mídia paga de orgânica, além de trazer dicas de como investir em cada uma delas!
Mídia Orgânica
A mídia orgânica ou tráfego orgânico é aquela que tem a capacidade de alcançar seu público alvo naturalmente.
Não é utilizada nenhuma ferramenta paga para impulsionar o alcance do conteúdo. O público tende a reagir numa espécie de “boca-a-boca digital”, compartilhando e interagindo nas suas redes, e gerando credibilidade.
1.2. Como desenvolver uma boa estratégia de mídia orgânica
A resposta para essa pergunta é bem simples: Fornecendo conteúdo relevante, que compreenda e corresponda às necessidades do seu público alvo, construído com técnicas de SEO (Otimização para Motores de Busca).
Existe uma variedade de redes a serem exploradas: blog, Youtube, Instagram, Facebook, TikTok. Você precisa identificar onde as pessoas com quem o seu negócio quer se comunicar estão e então se dedicar a elas.
Abaixo damos algumas dicas de como desenvolver uma boa estratégia para conseguir sucesso com tráfego orgânico:
- Produza conteúdos relevantes e bem escritos: trabalhe assuntos que chamem a atenção do seu público e que abram espaço para a interação. Lembre-se de sempre tomar muito cuidado com a ortografia!
- Utilize hashtags sempre que puder: as hashtags são uma importante ferramenta para ajudar um potencial seguidor a encontrá-lo. Elas fazem o trabalho de criar nichos específicos de assunto, facilitando a pesquisa. Como, por exemplo, #midiaorganica.
- Mantenha a frequência das postagens: entender em qual rede social o seu público-alvo permanece por mais tempo, ajuda a direcionar os seus esforços. Assim você investe num canal sempre farto de boas informações, nutrindo o seu público, gerando constância e fidelização.
Como diria o poeta Mario Quintana, “O segredo não é correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você”.
- Utilize palavras-chave (Técnicas de SEO): uma maneira eficiente de obter tráfego orgânico é descobrir as tendências de palavras-chave em sua área de atuação e utilizá-las no seu conteúdo. As palavras-chave resumem o tema principal do texto e servem de referência para a pesquisa. Recorrer a elas ao longo do texto de forma equilibrada o torna relevante e vai ajudá-lo a conquistar uma boa posição nas pesquisas do Google.
- Faça parcerias: aliar-se a pessoas que exerçam influência no assunto abordado pelo seu negócio pode gerar excelentes resultados. Isso contribui para trazer potenciais clientes para os seus canais e consolidar o valor da sua marca ante ao público já fidelizado.
Conquistar o seu espaço organicamente e contar com uma participação ativa do seu público é essencial para criar uma marca de valor. Toda opinião, boa ou ruim é válida, e pode ser usada a seu favor.
Monitorar as interações dão a oportunidade de fortalecer o seu conteúdo, sendo cada vez mais original, gerando mais qualidade e, consequentemente, mais engajamento e fidelização.
Mídia paga
A mídia paga, ao contrário da mídia orgânica, utiliza um investimento financeiro para impulsionar a divulgação do seu conteúdo.
Assim, seu conteúdo é direcionado para quem realmente precisa e está interessado nele. É também uma forma de atingir consumidores que ainda estão indecisos sobre qual produto/serviço escolher.
Os conteúdos patrocinados -em sua maioria- são apresentados em forma de sugestões ao público-alvo e ampliam a sua evidência retornando resultados com mais rapidez.
2.1. Como utilizar a mídia paga
Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver uma estratégia de conteúdo patrocinado:
- Tenha objetivos claros: para uma loja virtual, por exemplo, o principal objetivo é vender. Já a meta de um blog é alcançar mais visitantes. Definir o objetivo e os resultados que almejam ser alcançados vão ajudar no processo de elaboração da estratégia.
- Defina sua persona: a persona é o público-alvo aperfeiçoado. Não se trata somente de dados gerais das pessoas que você gostaria de alcançar. Mas também um perfil com ambições, dúvidas, valores, hobbies, estilo de vida e profissão.
- Conheça seu orçamento: para a maioria das pessoas, dinheiro é um recurso limitado. Portanto é importante determinar qual valor será investido em cada um dos canais mais utilizados pelo seu público.
- (Mais uma vez) produza conteúdo relevante e bem escrito: assim como para a mídia orgânica, o conteúdo de qualidade e bem escrito é essencial para alcançar resultados sólidos. Seria perda de dinheiro patrocinar a um conteúdo sem valor para a sua persona.
- Teste, valide e otimize: acompanhe os resultados em cada canal escolhido, entenda qual conteúdo funciona melhor para o seu público, relacione o valor investido com os objetivos traçados. E sempre siga adaptando de acordo com essas informações.
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Mas então, qual você deve escolher?
Não se trata de escolher entre a mídia paga e a mídia orgânica. Ambas resultam em benefícios para a sua marca, mas precisam ser levadas em consideração a partir da sua estratégia e objetivo.
Este foi o nosso comparativo entre marketing pago e marketing orgânico. Esperamos que através dele, tenhamos sanado todas as suas dúvidas.
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