Cresce em 65% o número de alunos inscritos no Solve For Tomorrow, da Samsung

16-08-2022
Share open/close
URL copiado

9ª edição brasileira do programa global de cidadania corporativa recebeu inscrições de todos os estados do país, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco

Ilustração de um jovem vestindo uma camisa azul em fundo vermelho e uma lâmpada entre as mãos

 

O Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, registrou um aumento de 65% de alunos inscritos em sua 9a edição no Brasil em comparação ao ano passado. No país, o Solve For Tomorrow tem coordenação geral do Cenpec, e é conhecido por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). As inscrições para a edição atual foram encerradas no último dia 18 de julho.

 

Além do aumento nas inscrições de estudantes, o Solve For Tomorrow 2022 também registrou crescimento de 20% no número de escolas inscritas em comparação a 2021. O programa obteve inscrições de todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, que tiveram maior número de projetos registrados.

 

“É um orgulho saber que o Solve For Tomorrow está alcançando cada vez mais brasileiros. Esse é um programa que traz muitos benefícios para as comunidades onde os alunos estão inseridos”, afirma Anna Karina, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “O Solve For Tomorrow foi criado pela Samsung para contribuir com as futuras gerações, ajudando-as a alcançar seu potencial máximo por meio da educação, inovação e tecnologia. Esse é um dos nossos objetivos, como abordamos por meio da visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People”, conclui.

 

“O Solve for Tomorrow está em sintonia com desafios e demandas atuais, como a valorização do pensamento científico para nortear decisões que beneficiem a todas e todos”, destaca Beatriz Cortese, Gerente de Tecnologias Educacionais do Cenpec. “Além disso, ao divulgar e incentivar projetos realizados em escolas públicas, o programa também contribui para a promoção da equidade e qualidade na educação pública brasileira, pontos centrais na atuação do Cenpec”.

 

O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas.

 

Na edição anterior, em primeiro lugar entre os vencedores nacionais ficaram alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada na cidade de São Carlos, interior paulista. O projeto tinha o objetivo de reaproveitar as sobras de comida da escola para produzir biogás. Para isso, os alunos usaram materiais de baixo custo para projetar um biodigestor, equipamento que acelera a decomposição de matérias orgânicas. Além disso, a equipe desenvolveu um aplicativo para ajudar as merendeiras a calcularem a quantidade de alimentos e, consequentemente, reduzir o desperdício.

 

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

 

Para saber mais sobre o programa, acesse https://respostasparaoamanha.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.

 

Confira o cronograma para a edição brasileira de 2022 do Solve For Tomorrow:

 

25 de Abril a 18 de julho: Inscrições, com webinário, tutoria on-line e vídeos para auxiliar as equipes inscritas

 

20 de julho a 15 de agosto: Avaliação e seleção dos projetos que cumpriram os critérios de participação

 

17 de agosto: Anúncio dos 20 Semifinalistas, dos 100 professores premiados com o Kit Arduíno e dos Destaques Estaduais, que premiará os gestores das escolas com maior número de projetos

 

17 de agosto a 15 de setembro: Os 20 semifinalistas devem preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto

 

22 de agosto a 23 de setembro: Mentorias para as 20 equipes semifinalistas

 

3 de outubro: Anúncio dos 10 finalistas

 

3 de outubro a 3 de novembro: As equipes finalistas produzem um vídeo sobre o projeto

 

5 de outubro a 8 de novembro: Mentorias aos finalistas

 

Novembro:

 

– Votação para definir os 3 projetos vencedores do Júri Popular

 

– III Mostra Solve for Tomorrow Brasil, em que as equipes finalistas apresentam seus projetos para a Banca Julgadora, responsável por definir os três vencedores nacionais

 

– Cerimônia de encerramento e anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular

 

Premiação dos semifinalistas, finalistas e ganhadores

Pré-seleção – Professor Orientador1: os 100 primeiros professores inscritos com projetos classificados – 01 (um) kit maker/arduino.

 

Pré-seleção – Destaque Estadual2: o gestor escolar (diretor) com maior número de projetos classificados, sendo no mínimo três, em cada unidade federativa. Será contemplado com 01 (um) tablet Samsung.

 

Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 tablet Samsung.

 

Finalista: 01 (um) tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.

 

Finalista: 01 (um) notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e, eventualmente, parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.

 

Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e, eventualmente, parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido Samsung BUDs. As escolas das equipes vencedoras pelo Júri Popular também serão premiadas com 1 (uma) Smart TV de 55” da Samsung.

 

Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung.

 

1º lugar:  1 smartphone Galaxy da Serie S + 1 Smart TV 55” Samsung para cada aluno da equipe vencedora.

2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

Corporativo > Cidadania

Para temas relacionados a Atendimento ao Consumidor, por favor, acesse samsung.com/br/support.
Para solicitações de imprensa contate: samsungpr@cdn.com.br.

Confira as últimas notícias sobre a Samsung

Saiba mais