Masterchef

Ney é eliminado do MasterChef+ e celebra: "Envelhecer é o nosso melhor destino"

Aos 60 anos, cozinheiro saiu do programa após prova de confeitaria e deixou importante mensagem contra o etarismo

Stefani Sousa

Participar do MasterChef+ foi uma experiência recheada de primeiras vezes para Ney. Aos 60 anos, o paraense nunca tinha preparado um bolo ou feito empadinha, mas foram justamente essas as receitas que o eliminaram do programa no episódio desta terça-feira (22). Mesmo diante dos desafios inéditos, o preparador físico não se intimidou, pediu ajuda aos colegas, fez o que sabia e entregou. O resultado da noite não o deixou chateado. Na despedida, ele aproveitou para se posicionar contra o etarismo:  

“Eu vim pra cá, além da culinária, para dizer ‘cara, estou em um espaço onde finalmente se reconhece que a vida não desacelera a partir dos 60 [anos] e que a vida pode acelerar a partir dos 60 [...] quero me despedir com uma frase linda de uma pessoa que me inspiro muito, que é o doutor Alexandre Kalache. Ele diz o seguinte: ‘gente, envelhecer é o nosso melhor destino.’” Com a mensagem, o cozinheiro deixou o palco aclamado pelo elenco. 

Ao término das gravações, em entrevista ao Band.com.br, Ney estava tranquilo, com a serenidade de quem fez o que era possível. Ele conta que, independentemente do sabor de bolo que tivesse escolhido, a execução seria a mesma. “É um game, né? Você tem que contar com a sorte algumas vezes. Talvez, se começasse com outras receitas, que eu soubesse fazer, poderia ter sido diferente, mas não foi e está tudo certo.”  

De acordo com os jurados, a empada do paraense faltou cocção e, no doce, a “massa estava seca, o recheio pesado e o creme talhado”. Ainda assim, ele agradece Nadja e Beth, que estavam no mezanino e o ajudaram ao longo de todo o processo. “Elas foram dois anjos da guarda, sabe? Estou sem palavras pra agradecer, não fosse elas eu não entregaria”, analisou. 

 

Faltou tempo 


Ney gostaria de ter mostrado o repertório dele em comida vegetariana e paraense ao trio de chefs, mas a saída precoce deu fim ao que havia planejado. “Há quatro anos busco ingredientes da minha terra para construir pratos inusitados. Tenho muitas receitas autorais que queria fazer, mas não deu.” Apesar disso, ele deixa a competição crente de que foi fiel aos seus valores. “Ser vegetariano não me atrapalhou em absolutamente nada. Eu não ingeri carne, apenas provei quando necessário”, revela. 

Para ele, a vivência que mostrou ao público pode construir para a formação de novas narrativas. "Acredito que conseguimos passar, para outras pessoas, que o nosso planeta não aguenta mais a cultura alimentar que temos. A gente precisa refletir sobre essas coisas.” 

Sem falsa modéstia, ele garante que está na torcida pelos competidores que ficaram no jogo, mas não revela a torcida. "Tenho certeza absoluta que os sete que ficaram cozinham mais que eu e, se eles cozinham mais do que eu, é justo que eu saia”, finaliza. Boa sorte no futuro, Ney! 

O que rolou no 2º episódio do MasterChef+ 


Leilão que nada 

O jogo que animou o MasterChef+ desta terça-feira (22) foi o bingo. Cada cozinheiro sorteou um número na brincadeira e recebeu um prato clássicos com camarão. Teve de tudo: risoto, escondidinho, strogonoff, empada e até provençal. Mesa farta do jeitinho que os jurados gostam!  

Após 1 hora e 30 minutos, Nadja levou a melhor e encantou a todos com um delicioso bobó. Na comemoração, claro, teve agradecimento ao chef Erick Jacquin pela inspiração. Beth também foi destaque positivo e garantiu vaga no mezanino com moqueca.  

Receitas que abraçam  


Em festa brasileira não pode faltar bolo e algumas combinações, já tradicionais, são conhecidas pelo público. Foram esses clássicos, como fubá com goiabada, banana com caramelo e abacaxi com coco, que garantiram o desafio de eliminação do 2º episódio.  

Nadja, que venceu a primeira prova, definiu a ordem de escolha dos cozinheiros e cada um decidiu com qual receita gostaria de trabalhar. Pietro, que nunca tinha feito bolo na vida, levou a melhor com a mistura de ameixa e doce de leite. Astro também se mostrou um confeiteiro de mão cheia e acabou classificado como o segundo destaque da noite.  

Fim de jogo para Ney, que enfrentou a berlinda ao lado da Dona Helena. A cozinheira ganhou uma 2ª chance.