Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tem Veneno nesse Pacote



Tem Veneno nesse Pacote - Volume 2

Há anos informamos o consumidor sobre os malefícios trazidos pelo consumo de produtos ultraprocessados, os problemas da contaminação de alimentos com agrotóxicos e a ausência de medidas eficazes para a proteção da saúde dos consumidores. Em 2021, publicamos uma pesquisa inédita onde anunciamos um perigo duplo: descobrimos que vários ultraprocessados consumidos pelos brasileiro também contêm agrotóxicos.

Agora, em 2022, estamos lançando o segundo volume desta pesquisa, com o mesmo método científico e uma metodologia de testagem de agrotóxicos similar, mas desta vez analisando ultraprocessados de origem animal, como carnes e leites. Os resultados não foram diferentes. Desta vez, descobrimos que 60% dos ultraprocessados de origem animal analisados contêm resíduos de agrotóxicos. Essas descobertas reforçam a necessidade de mudanças em nosso sistema alimentar, em que o modelo agrícola predominante é baseado na monocultura que atende a demanda de commodities, como soja, milho, trigo e açúcar, e faz um uso intensivo de agrotóxicos. Esse mesmo sistema proporciona maior disponibilidade e acessibilidade a ultraprocessados. Não é por acaso que esses produtos são promovidos por agressivas estratégias de publicidade que induzem ao seu consumo excessivo. Baixe a cartilha no formulário ao lado e conheça os resultados.

Agora, em 2022, estamos lançando o segundo volume desta pesquisa, com o mesmo método científico e uma metodologia de testagem de agrotóxicos similar, mas desta vez analisando ultraprocessados de origem animal, como carnes e leites. Os resultados não foram diferentes. Desta vez, descobrimos que 60% dos ultraprocessados de origem animal analisados contêm resíduos de agrotóxicos. Essas descobertas reforçam a necessidade de mudanças em nosso sistema alimentar, em que o modelo agrícola predominante é baseado na monocultura que atende a demanda de commodities, como soja, milho, trigo e açúcar, e faz um uso intensivo de agrotóxicos. Esse mesmo sistema proporciona maior disponibilidade e acessibilidade a ultraprocessados. Não é por acaso que esses produtos são promovidos por agressivas estratégias de publicidade que induzem ao seu consumo excessivo. Baixe a cartilha no formulário abaixo e conheça os resultados.

Estamos lançando a segunda edição da pesquisa, com o mesmo método científico e uma metodologia de testagem de agrotóxicos similar, mas desta vez analisando ultraprocessados de origem animal, como carnes e leites. Os resultados não foram diferentes. Desta vez, descobrimos que 60% dos ultraprocessados de origem animal analisados contêm resíduos de agrotóxicos. Baixe a cartilha no formulário ao lado e conheça os resultados.

Faça o cadastro e baixe GRATUITAMENTE a cartilha:

Digite seu nome completo.
Digite um e-mail válido.
Digite um telefone válido.
Desejo receber informações via email e/ou telefone
Ao se inscrever, você estará de acordo com o uso das suas informações pelo Idec. Temos o compromisso com a privacidade e a segurança dos seus dados e não os compartilhamos, vendemos ou divulgamos com terceiros. Para saber mais, conheça nossa Política de Privacidade.
BAIXE AGORA

Sucesso!

O link para acessar o material foi enviado para seu e-mail.

Caso não tenha recebido, verifique em outras caixas como promoções, atualizações, spam, lixo eletrônico ou procure pelo remetente naoresponder@idec.org.br

Você já pode acessar:
Cartilha | Tem Veneno Nesse Pacote - Volume 2
ACESSE AQUI
ACHOU ESSE CONTEÚDO IMPORTANTE?
Nos ajude a continuar esse trabalho

RESULTADOS EM DESTAQUE:


Tem Veneno nesse Pacote - Volume 1

O primeiro volume da cartilha foi idealizado pelo Idec em uma tentativa de suprir uma lacuna de informação: os consumidores não sabem que os produtos ultraprocessados também podem estar contaminados com agrotóxicos. 27 produtos foram testados e evidenciaram pela primeira vez o perigo duplo de que além dos problemas de saúde causados pelo consumo de ultraprocessados, como doenças crônicas não transmissíveis como os problemas cardiovasculares, diabetes e câncer, eles também estavam contaminados com agrotóxicos.

Na primeira edição da pesquisa, analisamos bebidas, biscoitos, pães e salgados mais consumidos pelos brasileiros e descobrimos que 59,3% dos produtos analisados apresentaram resíduos de pelo menos um tipo de agrotóxico. Baixe a primeira cartilha na imagem ao lado e leia a primeira edição da pesquisa na íntegra.

Na primeira edição da pesquisa, analisamos bebidas, biscoitos, pães e salgados mais consumidos pelos brasileiros e descobrimos que 59,3% dos produtos analisados apresentaram resíduos de pelo menos um tipo de agrotóxico. Baixe a primeira cartilha na imagem abaixo e leia a primeira edição da pesquisa na íntegra.

Veneno no pacote - Baixe a pesquisa - Parte 1

RESULTADOS EM DESTAQUE:


Os dois estudos expõe informações cruciais para a luta por melhores políticas públicas e reforça ainda mais alguns motivos para que os consumidores sigam as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e tenham uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados, priorizando os alimentos orgânicos e de base agroecológica.

O QUE VOCÊ TAMBÉM ENCONTRA NAS CARTILHAS

Resultados das análises dos ultraprocessados

 

Dados sobre consumo de agrotóxico no Brasil e sua relação com o modelo de agronegócio em vigor no país

 

Riscos do consumo de agrotóxicos para a saúde pública, meio ambiente e direitos humanos

O que cobramos do poder público para combater o uso de agrotóxicos

 

Destaque: a insustentabilidade de nosso sistema alimentar & o que é sindemia global e como a cadeia produtora de alimentos colabora para o aprofundamento de epidemias.

QUER RECEBER CONTEÚDOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL?

Assine nossa newsletter e alimente-se com boa informação. Notícias, dicas e receitas toda semana no seu e-mail.