Criada pela Concertação, a plataforma colaborativa reúne informações sobre os múltiplos artistas do território e amplia o reconhecimento das múltiplas expressões artísticas da Amazônia Legal.
Arte: Rakel Caminha
Acesse a mais nova publicação da Concertação, elaborada para sistematizar e facilitar o acesso às informações sobre temas estruturantes da agenda amazônica de desenvolvimento, como bioeconomia, cultura, saúde, educação e povos indígenas e comunidades tradicionais.
O artista plástico desenvolveu uma obra fundamental para o registro e a preservação da cultura indígena do Alto Rio Negro, e, a partir de fevereiro, passa a inspirar a identidade visual dos canais digitais da Concertação.
Obras de Feliciano Lana
Já está no ar a nova publicação da Concertação, em parceria com a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, e apoio da Parceiros pela Amazônia (PPA). O relatório levanta casos reais que mostram como gerar empregos e renda, mantendo a floresta em pé.
O volume 2 de “Propostas para as Amazônias” promove um diálogo entre saberes e apresenta um aprofundamento em seis novos temas centrais para impulsionar o desenvolvimento estratégico da região
Baixe o sexto volume da série Cadernos da Concertação! A publicação aborda a biodiversidade das Amazônias como um patrimônio ambiental e cultural. Destaca também importância do uso sustentável da riqueza ecológica amazônica para a subsistência das comunidades locais e para o equilíbrio do planeta.
Ao aprender mais sobre a influência do conhecimento tradicional nos alimentos do cotidiano, alunos do Acre aguçaram o senso crítico sobre a realidade da região
O que somos
pela Amazônia
Rede formada por pessoas, instituições e empresas com o propósito de buscar soluções para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Reunimos mais de 900 pessoas e criamos um espaço democrático para que as dezenas de iniciativas em defesa da Amazônia se encontrem, dialoguem, aumentem o impacto de suas ações e gerem novas propostas e projetos em prol da floresta e das populações que vivem na região.
Conhecimento
Amazônia
Base de conhecimento sistematizado sobre a região. O formato em espiral traduz a dinâmica e constante expansão dessa base.
Agenda
Sinapse Bio 2025
Sinapse Bio é um programa de inovação que impulsiona a criação de negócios sustentáveis que ajudam na conservação da biodiversidade amazônica. Selecionamos ideias para desenvolvimento de produtos, serviços, novos processos ou bens de consumo em diversos setores. Receba um investimento inicial de até R$ 50 mil para transformar sua visão em realidade!
Fortalecendo Soluções de Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Trabalhadores (as) rumo à Justiça Climática e à Transição Justa
A agenda climática está no centro da atuação do Fundo Brasil de Direitos Humanos, com especial atenção para a necessidade de respostas imediatas aos impactos das emergências e o fortalecimento das vozes de trabalhadores(as) e comunidades tradicionais em sua diversidade na construção de uma transição justa, rumo à justiça climática. De forma inédita, duas iniciativas especiais do Fundo Brasil – o Raízes — Fundo de Justiça Climática para Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e o Labora — Fundo de Apoio ao Trabalho Digno – se unem neste edital para alavancar os esforços de povos indígenas, comunidades tradicionais e trabalhadores(as) de todo Brasil na busca por justiça climática e uma transição justa que inclua de forma significativa suas vozes e soluções rumo ao bem viver e por uma economia de baixo carbono justa e inclusiva.
SARI 25: “Justiça climática e os povos tradicionais: A Amazônia como protagonista da COP30”
A Semana Acadêmica de Relações Internacionais – SARI consolidou-se como um dos principais eventos do calendário dos estudantes de Relações Internacionais da Região Norte. Organizado pelos estudantes de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Pará – UEPA, sua primeira edição foi realizada em 2024, na cidade de Belém do Pará, no Campus I (CCSE) da Universidade do Estado do Pará. Em 2025, nosso tema central é a “Justiça climática e os povos tradicionais: A Amazônia como protagonista da COP30”.
Edital Casa Aberta Amazônia Paraense 2025
A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás abre inscrições para o Edital Casa Aberta, que busca selecionar projetos artísticos de proponentes residentes no Estado do Pará. A iniciativa valoriza a diversidade cultural amazônica, contemplando propostas em diferentes linguagens artísticas que promovam o patrimônio cultural da região. Os trabalhos selecionados serão apresentados ao longo de 2025, de forma presencial, dentro da programação da Casa da Cultura. O edital prioriza projetos que reflitam a riqueza das manifestações populares, sua relevância para as identidades locais e sua capacidade de dialogar com as transformações do território.