
UFG atinge nota de excelência pela primeira vez
Indicador do MEC também coloca a Instituição no seleto grupo das 3% melhores do país
Indicador do MEC também coloca a Instituição no seleto grupo das 3% melhores do país
Elias Magalhães atuava como adjunto da pasta e trabalha na segurança da UFG desde 1993
Solenidade contou com a presença de gestores, parlamentares, comunidade acadêmica e pioneiros
Podem se inscrever aqueles que participaram do Enem, em alguma das últimas edições
São oferecidas 240 vagas em seis cursos de graduação nas áreas de inovação e gestão pública
Unidade acadêmica do Câmpus Cidade Ocidental oferece 6 cursos, com inscrições abertas até 29/4
Portaria permite a transformação da bolsa de mestrado em de doutorado sem necessidade de defesa da dissertação
Equipe tem realizado rodas de conversa para entender as demandas da comunidade universitária
Estudo analisa evolução do conteúdo, linha editorial e formato do veículo ao longo do tempo
Iniciativa da Faculdade de Enfermagem da UFG utiliza manequim de alta fidelidade para mitigar erros clínicos no puerpério
Estudante que viralizou ao recriar o Câmpus Samambaia no jogo teve participação criativa na organização do evento
Pesquisa explora a perspectiva filosófica de Jean-Franços Lyotard sobre a natureza da verdade e memória
Mostra resgata trajetória da professora da UFG Edna Luísa de Melo Taveira e seu trabalho nas aldeias de Goiás
Projeto publicado pela Editora UFG aborda patrimônio histórico de Goiânia para o público infantil
Série de reportagens coloca o jornal universitário no centro da pesquisa, mostrando sua história, modos de produção e perfil do leitor
Em entrevista ao Jornal Opção, Angelita Pereira de Lima destaca avanços em meio a cortes orçamentários e pandemia
Para professor Carlos Sampaio, universidades têm importante papel na produção desse conhecimento
Iniciativa do Iptsp/UFG promove educação em saúde como aliada à prevenção secundária por T. gondii
Estudantes poderão interagir de maneira mais intensa com materiais e técnicas de museologia
O Centro Cultural da UFG inaugura, no dia 27 de março de 2025, às 19h, a exposição AINDA A PINTURA, individual de Telma Alves, uma das mais importantes artistas da cena contemporânea goiana. Com curadoria do professor e crítico de arte Paulo Duarte-Feitoza, a mostra apresenta um conjunto de pinturas recentes da artista, reafirmando a vitalidade de sua obra e sua contínua investigação no campo da pintura.
A exposição permanece em cartaz até o dia 30 de abril de 2025, ocupando as galerias 1 e 2 do CCUFG, e integra a programação comemorativa dos 15 anos do Centro Cultural da UFG.
Uma trajetória dedicada à pintura
Nascida em 1946, em Morrinhos (GO), Telma Alves vive e trabalha em Goiânia. Autodidata, sua formação artística começou nos anos 1990, quando passou a frequentar ateliês e cursos com nomes importantes, como Aguinaldo Coelho, Maria Tereza Louro, Mônica Sartori, Marcos Lontra e Herculano. Desde então, construiu uma sólida carreira com participações em exposições individuais e coletivas em instituições como Galeria SESC Paulista (SP), Galeria Referência (DF), Itaú Cultural (GO), Funarte (DF), Museu de Arte Contemporânea de Goiânia (MAC-GO), Fundação Jaime Câmara, Museu de Arte de Goiânia e Galeria Potrich.
Ao longo dos anos, Telma consolidou uma linguagem pictórica singular, explorando relações entre cor, textura e composição, em obras que transitam entre gestos expressivos e estruturas sutis. Sua produção recente, apresentada em AINDA A PINTURA, evidencia essa maturidade artística e a potência de sua abordagem na abstração.
Um marco para a arte contemporânea em Goiás e para a presença feminina na arte
Além de apresentar a nova produção da artista, AINDA A PINTURA reforça o compromisso do CCUFG com a difusão e valorização da arte contemporânea. A mostra integra a programação especial dos 15 anos do Centro Cultural da UFG, reafirmando seu papel como espaço de fomento à pesquisa e à experimentação artística.
Coincidindo com o mês de março, quando se celebra o Mês da Mulher, a exposição também destaca a importância das mulheres na arte contemporânea e no campo da pintura. A trajetória de Telma Alves reforça o protagonismo feminino na produção artística, evidenciando a potência e a originalidade das artistas mulheres na história da arte goiana e nacional.
A exposição representa não apenas um resgate, mas também um reconhecimento da importância de Telma Alves no cenário das artes visuais, consolidando sua contribuição para a pintura contemporânea goiana e brasileira.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) irá realizar nos dias 6 e 7 de maio um evento tradicional e muito aguardado por todos aqueles que querem se tornar estudantes dessa instituição, conhecida pela sua excelência no Ensino e como porta de entrada para uma formação profissional bem sucedida. O Espaço das Profissões 2025 espera receber mais de 30 mil pessoas durante os dois dias do evento e dá a oportunidade de que os participantes possam não só conhecer seus 114 cursos de graduação, mas também visitar laboratórios e conversar diretamente com estudantes que já estão fazendo os cursos de seu interesse. A visitação será gratuita e aberta ao público das 8h às 17h.
A pró-reitora adjunta de Graduação da UFG, Heliny Carneiro, explica que diversas atividades irão ser realizadas no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, teremos salas interativas sobre os cursos de graduação, rotas da cultura e atividades distribuídas pelo Câmpus Samambaia. “Nosso objetivo é oferecer uma imersão para que esses estudantes da educação básica conheçam a Universidade e fiquem ainda mais motivados para ingressar na nossa instituição. É uma oportunidade única e anual que realizamos sempre antes das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é o primeiro passo para essa principal forma de ingresso na UFG”, explicou. Com a nota do Enem, o estudante poderá participar do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), previsto para janeiro de 2026, e concorrerá a uma das mais de 4 mil vagas em cursos de graduação que a UFG oferece anualmente.
Além da oportunidade de conhecer os cursos, os visitantes dos dois dias de evento poderão participar da programação cultural que está sendo organizada, conhecer as atividades de pesquisa, extensão, inovação, os programas e projetos acadêmicos, perspectivas profissionais para além da graduação, com os cursos de pós-graduação, além de uma programação interativa e participativa, que será espalhada pelo Campus Samambaia, informa a Larissa Evangelista, coordenadora do evento e Coordenadora da Educação Básica, vinculada a Pró-reitoria de Graduação.
Vale destacar que o site estudenaufg.prograd.ufg.br reúne todas as informações sobre os cursos de graduação da Universidade, apresentando detalhadamente as formas de ingresso e vídeos sobre os cursos. Para melhor organização do evento e visando permitir que a UFG conheça e se prepare melhor para receber os visitantes, foi disponibilizado um site para cadastro dos interessados em participar do evento, que é totalmente gratuito.
UFG e formas de ingresso
A UFG conta com 115 cursos de graduação e uma comunidade de mais de 25 mil estudantes. Criada em 1960, a universidade é referência em pesquisa e extensão, mas, acima de tudo, tem trabalhado para que o Ensino seja priorizado e valorizado, como sua função primeira e fundamental. “Nos pautamos em valores democráticos e de promoção da justiça social, visando socializar o saber e formar profissionais capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”, defendeu o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade.
No último ano a UFG ofertou mais de 4 mil pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para instituições de ensino superior a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . A seleção ocorre geralmente em janeiro, em datas determinadas pelo Ministério da Educação.
É impossível estudar na Universidade Federal de Goiás (UFG) e não saber o que é o Conpeex, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, que a cada ano supera seus números. A edição 2025 promete reunir milhares de estudantes, pesquisadores e também a comunidade em geral para conhecer de perto toda a potência do que é produzido na UFG, permitindo que o impacto acadêmico se torne em transformação social. Neste ano, o Conpeex terá quatro dias de programação, e será realizado de 4 a 7 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. O site do evento já está disponível. As inscrições já podem ser feitas a partir do dia 8 de abril.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora geral do evento, Luana Ribeiro, explicou que o tema do Conpeex segue a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano será Cultura Oceânica. “Estamos diante de um enorme desafio quanto a temática, mas animados com a possibilidade de instigar trabalhos dos mais variados, sempre com o objetivo de construir um evento diverso, inclusivo e que reflita o tamanho da UFG”, afirmou. A pró-reitora destaca que o Conpeex é um evento construído em parceria com todas as pró-reitorias e secretarias da UFG, além das unidades acadêmicas e órgãos, e que o trabalho é colaborativo e demanda o envolvimento de todos. “O Conpeex é um momento de festejar a produção científica e cultural da Universidade, convidando a comunidade a conhecer e participar do que é feito aqui. Sem dúvidas é sempre uma experiência única construir esse evento coletivamente”, concluiu.
Em sua última edição, o Conpeex reuniu mais de 11.500 inscrições e teve 2.777 trabalhos, mobilizando uma grande estrutura e o engajamento de outras centenas de servidores e monitores para que o evento tomasse vida. A presidente da comissão científica e pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, profa. Adriana Régia Marques de Souza, destacou que “planejamos o Conpeex sempre com muita antecedência para que os estudantes tenham condições de se organizar para participar ativamente de todas as atividades”, explicou. Segundo ela, a ideia é levar para essa edição alterações exitosas da organização do último ano.
Submissão de trabalho
Os estudantes interessados em apresentar trabalhos em uma das 13 modalidades de inscrições poderão enviar seus trabalhos de 8/4 a 27/6. O resultado final dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 30/9. Os trabalhos devem conter de 1.500 a 2.500 caracteres e serão avaliados por uma comissão de avaliadores, das diferentes áreas do conhecimento e selecionados por um edital. Vale lembrar que os trabalhos deverão ser apresentados pessoalmente no dia do evento, por seu autor principal. Os melhores trabalhos serão premiados durante a cerimônia de encerramento do 22º Conpeex, no dia 7/11.
Confira o edital completo.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento pelo conpeex@ufg.br.
Transmissão ao vivo: canal do YouTube UFG Oficial e Prefeitura de Goiânia
Aviso de audiência pública: https://www.goiania.go.gov.br/arg/wp-content/uploads/sites/19/2025/04/do_20250328_000008508.pdf
Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepwG4rwRu31ws7HQ2xUh9_zKFHWgFwLzOHnL35Yd3nyKd-_A/viewform
Consulta, comentários e sugestões: https://www.goiania.go.gov.br/seinfra/ e https://www.goiania.go.gov.br/arg/https://www.goiania.go.gov.br/seinfra/ e https://www.goiania.go.gov.br/arg/
A Universidade Federal de Goiás (UFG) irá realizar nos dias 6 e 7 de maio um evento tradicional e muito aguardado por todos aqueles que querem se tornar estudantes dessa instituição, conhecida pela sua excelência no Ensino e como porta de entrada para uma formação profissional bem sucedida. O Espaço das Profissões 2025 espera receber mais de 30 mil pessoas durante os dois dias do evento e dá a oportunidade de que os participantes possam não só conhecer seus 114 cursos de graduação, mas também visitar laboratórios e conversar diretamente com estudantes que já estão fazendo os cursos de seu interesse. A visitação será gratuita e aberta ao público das 8h às 17h.
A pró-reitora adjunta de Graduação da UFG, Heliny Carneiro, explica que diversas atividades irão ser realizadas no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, teremos salas interativas sobre os cursos de graduação, rotas da cultura e atividades distribuídas pelo Câmpus Samambaia. “Nosso objetivo é oferecer uma imersão para que esses estudantes da educação básica conheçam a Universidade e fiquem ainda mais motivados para ingressar na nossa instituição. É uma oportunidade única e anual que realizamos sempre antes das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é o primeiro passo para essa principal forma de ingresso na UFG”, explicou. Com a nota do Enem, o estudante poderá participar do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), previsto para janeiro de 2026, e concorrerá a uma das mais de 4 mil vagas em cursos de graduação que a UFG oferece anualmente.
Além da oportunidade de conhecer os cursos, os visitantes dos dois dias de evento poderão participar da programação cultural que está sendo organizada, conhecer as atividades de pesquisa, extensão, inovação, os programas e projetos acadêmicos, perspectivas profissionais para além da graduação, com os cursos de pós-graduação, além de uma programação interativa e participativa, que será espalhada pelo Campus Samambaia, informa a Larissa Evangelista, coordenadora do evento e Coordenadora da Educação Básica, vinculada a Pró-reitoria de Graduação.
Vale destacar que o site estudenaufg.prograd.ufg.br reúne todas as informações sobre os cursos de graduação da Universidade, apresentando detalhadamente as formas de ingresso e vídeos sobre os cursos. Para melhor organização do evento e visando permitir que a UFG conheça e se prepare melhor para receber os visitantes, foi disponibilizado um site para cadastro dos interessados em participar do evento, que é totalmente gratuito.
UFG e formas de ingresso
A UFG conta com 115 cursos de graduação e uma comunidade de mais de 25 mil estudantes. Criada em 1960, a universidade é referência em pesquisa e extensão, mas, acima de tudo, tem trabalhado para que o Ensino seja priorizado e valorizado, como sua função primeira e fundamental. “Nos pautamos em valores democráticos e de promoção da justiça social, visando socializar o saber e formar profissionais capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”, defendeu o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade.
No último ano a UFG ofertou mais de 4 mil pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para instituições de ensino superior a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . A seleção ocorre geralmente em janeiro, em datas determinadas pelo Ministério da Educação.
É impossível estudar na Universidade Federal de Goiás (UFG) e não saber o que é o Conpeex, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, que a cada ano supera seus números. A edição 2025 promete reunir milhares de estudantes, pesquisadores e também a comunidade em geral para conhecer de perto toda a potência do que é produzido na UFG, permitindo que o impacto acadêmico se torne em transformação social. Neste ano, o Conpeex terá quatro dias de programação, e será realizado de 4 a 7 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. O site do evento já está disponível. As inscrições já podem ser feitas a partir do dia 8 de abril.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora geral do evento, Luana Ribeiro, explicou que o tema do Conpeex segue a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano será Cultura Oceânica. “Estamos diante de um enorme desafio quanto a temática, mas animados com a possibilidade de instigar trabalhos dos mais variados, sempre com o objetivo de construir um evento diverso, inclusivo e que reflita o tamanho da UFG”, afirmou. A pró-reitora destaca que o Conpeex é um evento construído em parceria com todas as pró-reitorias e secretarias da UFG, além das unidades acadêmicas e órgãos, e que o trabalho é colaborativo e demanda o envolvimento de todos. “O Conpeex é um momento de festejar a produção científica e cultural da Universidade, convidando a comunidade a conhecer e participar do que é feito aqui. Sem dúvidas é sempre uma experiência única construir esse evento coletivamente”, concluiu.
Em sua última edição, o Conpeex reuniu mais de 11.500 inscrições e teve 2.777 trabalhos, mobilizando uma grande estrutura e o engajamento de outras centenas de servidores e monitores para que o evento tomasse vida. A presidente da comissão científica e pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, profa. Adriana Régia Marques de Souza, destacou que “planejamos o Conpeex sempre com muita antecedência para que os estudantes tenham condições de se organizar para participar ativamente de todas as atividades”, explicou. Segundo ela, a ideia é levar para essa edição alterações exitosas da organização do último ano.
Submissão de trabalho
Os estudantes interessados em apresentar trabalhos em uma das 13 modalidades de inscrições poderão enviar seus trabalhos de 8/4 a 27/6. O resultado final dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 30/9. Os trabalhos devem conter de 1.500 a 2.500 caracteres e serão avaliados por uma comissão de avaliadores, das diferentes áreas do conhecimento e selecionados por um edital. Vale lembrar que os trabalhos deverão ser apresentados pessoalmente no dia do evento, por seu autor principal. Os melhores trabalhos serão premiados durante a cerimônia de encerramento do 22º Conpeex, no dia 7/11.
Confira o edital completo.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento pelo conpeex@ufg.br.
Serviços
A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 115 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.
Galeria de Fotos
Câmpus Samambaia
Avenida Esperança s/n
Câmpus Colemar Natal e Silva
5ª Avenida - Setor Leste Universitário
Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás
Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO
Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590