
UFG e instituições fazem manifesto em defesa da soberania nacional
Documento será lançado e assinado na quarta-feira (30/7), às 19 horas, na Faculdade de Direito
Documento será lançado e assinado na quarta-feira (30/7), às 19 horas, na Faculdade de Direito
Diversificação das formas de ingresso na instituição democratiza o acesso e aplica a Lei de Cotas
Inscrições são gratuitas, já foram iniciadas e terminam às 17h da sexta-feira (25/7)
Tema deste semestre é "Dificuldades de aprendizagem no ensino superior"
Inscrições abertas de 22/7 a 5/8 para curso presencial; para modalidade on-line, até 11/8
Documento especifica gênero textual da redação e inclui o Francês como língua estrangeira
Titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação fez uma visita guiada ao Ceia
Objetivo é a instalação de um centro técnico de referência em mediação da DPE-GO na FD UFG
Exigência de 50% de carga horária presencial pode prejudicar estudantes
Demanda mundial de minérios tornou-se um dos pilares da luta por supremacia global entre EUA e China
Produzido por professor da UFG, projeto explora a prática do birdwatching no Cerrado e destaca a importância da preservação do bioma
Espécie tem registros raros, o que torna mais importante estudos sobre ela
Pesquisa é orientada por docente do IPTSP/UFG em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco
Estudo da UFG explora registros visuais sobre a morte e suas nuances estéticas
Iniciativa conjunta com ICMBio e WWF desenvolve métodos de avaliação a partir de dados do Programa Monitora
Resposta do Planalto ao tarifaço pode resultar em benefícios para a população brasileira
Equipes percorreram a Bacia do Médio Tocantins e Paranã com apoio de drones e sensoriamento remoto
Cerise-UFG usa redes de comunicação e IA para propor soluções para Estado, mercado e sociedade
Pequi Mecânico participará da RoboCup, que será realizada em Salvador
Na esfera virtual, o público pode visitar a exposição on-line “Edna Luísa de Melo Taveira: memórias de si, dos outros e das coisas”, disponível no site museu.ufg.br. A mostra homenageia a pesquisadora que dedicou décadas ao museu, apresentando suas contribuições para os estudos sobre culturas indígenas por meio de documentos e imagens de seu acervo pessoal.
A Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROPESSOAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem o prazer de convidá-los(as) para a Oficina “Voz em Equilíbrio: Cuidados e Práticas para uma Comunicação Saudável e Eficiente”, que ocorrerá no dia 01 de agosto de 2025 (sexta-feira), no Miniauditório da Biblioteca Seccional do Câmpus Colemar Natal e Silva, das 9h às 11h.
A oficina tem como objetivo promover a saúde vocal e aprimorar as habilidades de comunicação dos(as) servidores(as) da UFG, com foco em práticas que contribuem para o uso saudável da voz no ambiente de trabalho e no cotidiano. Durante o evento, serão abordados cuidados com a voz, técnicas de respiração e postura, além de estratégias para melhorar a comunicação verbal e não verbal de maneira eficiente e sem causar desgaste. Os(as) participantes receberão certificado de participação ao final da oficina.
Inscrições: Os interessados deverão se inscrever através do e-mail promocaosaude.dass@ufg.br.
No próximo dia 04 de agosto (segunda-feira), às 14h, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) realiza a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico do segundo semestre de 2025 da UFG. Com o tema “Dificuldades de aprendizagem no ensino superior”, o encontro contará com a participação da professora Suzana dos Santos Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O evento ocorrerá no auditório da biblioteca central da UFG, no campus Samambaia.
A abertura da Semana de Planejamento contará ainda com a apresentação musical do Violonista Clássico Giacomo Copiello, um dos talentos em ascensão no cenário do violão Clássico. Esta atividade será realizada pela ADUFG no auditório do sindicato, também no dia 04/08/25, às 19 horas.
Inscrições: não são necessárias
Em breve informações para inscrição.
👩🏽🔬Vem aí, a 3ª Vivência Intercultural em Produção de Ciências do Investiga Menina de 2025, por meio do Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e o Ministério das Mulheres nº 31/2023 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação e por meio do Edital 003/2024 do Ministério da Igualdade Racial (MIR), com apoio do Geppherg - FE e do Neab da Universidade de Brasília (UnB), do “Programa de Auxílio à Pesquisa Científica e Tecnológica – Pró-Licenciaturas” e "Mulheres em STEM", ambos da da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
📍A atividade contará com a participação de Diovanna Negeski da NYU Shanghai. Venha conhecer mais sobre a vida e a trajetória dessa estudante incrível.📚 @dionegeski
⚠️A atividade será presencial⚠️
📅 08/08/25 – às 14h, a atividade será aberta para toda a comunidade no Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC/UFG) - localizado em frente ao Centro de Aulas B - da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia🎈
Uma oportunidade incrível para inspirar e incentivar meninas na ciência! Não percam! 🚀
🧪 Vem com a gente! ⚗️
O II Seminário Binacional da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar será realizado presencialmente entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025 na Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia, Instituto de Estudos Socioambientais, Goiânia/GO), e terá como tema os “Desafios da Cartografia Escolar no Brasil e no Chile”.
O evento é uma iniciativa da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar, composta por pesquisadores vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares (GECE), associado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geografia (LEPEG/IESA/UFG), e atuantes em diversas universidades brasileiras e chilenas.
O seminário será um importante espaço de debates e divulgação científica de pesquisas sobre Cartografia Escolar, em especial os resultados da pesquisa coletiva sobre a disciplina Cartografia Escolar nos cursos de formação de professores de Geografia no Brasil e no Chile. O evento reunirá pesquisadoras, pesquisadores, professoras, professores e estudantes de ambos os países.
As inscrições no evento poderão ser realizadas no período de 5 de maio e 13 de agosto de 2025, via formulário disponível no site do evento.
Dentre as atividades que compõem a programação do evento estão mesas-redondas, atividades culturais e grupo de trabalhos que serão discutidos pesquisas e estudos voltados ao campo da Cartografia Escolar, articulados aos eixos temáticos do seminário.
Mais informações também pelo Instagram: https://www.instagram.com/p/DIhUYaXT7vg/.
Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025, o Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa/UFG), localizado no Câmpus Samambaia, em Goiânia (GO), será sede do I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural (SENATHGEO). O evento, totalmente presencial, reunirá pesquisadoras(es), docentes, estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, professores da Educação Básica e demais interessados nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) para o ensino da disciplina.
Organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG/UFG) e pelo grupo GeoPensar, o seminário tem como objetivo central promover o debate qualificado sobre os desafios e as possibilidades que a Teoria Histórico-Cultural oferece para o ensino de Geografia nos diversos âmbitos formativos. A proposta é fomentar um espaço de troca, aprofundamento e articulação entre diferentes pesquisadores que, a partir de diversas temáticas e abordagens teórico-metodológicas, vêm contribuindo para a consolidação da THC como fundamento para uma prática pedagógica significativa.
Na avaliação da professora Lana Cavalcanti, pesquisadora referência na área e uma das idealizadoras do evento, o SENATHGEO responde a uma necessidade da comunidade acadêmica: “apesar de avanços, os estudos baseados na THC ainda carecem de espaços de diálogo, sobretudo no campo do ensino de Geografia. Nesse sentido, o seminário surge como oportunidade de encontro, reflexão e articulação entre pesquisadores, docentes e estudantes que compartilham dessa abordagem teórica”, afirma.
A programação contempla mesas-redondas, minicursos, atividades culturais e grupos de trabalho. Este último tem o intuito de promover um espaço de divulgação de pesquisas e experiências docentes, fortalecendo o intercâmbio acadêmico em torno do tema central do evento.
A abertura oficial do SENATHGEO acontece no dia 20 de agosto, às 19h, no Auditório Maria Geralda de Almeida (IESA/UFG). A mesa de abertura contará com a presença da professora Alba Cristhiane Santana da Mata (UFG) e do professor Jader Janer Moreira Lopes (Universidade Federal de Juiz de Fora), e tem como tema as “Contribuições da Teoria Histórico-Cultural na pesquisa e no ensino.”
Com o desejo na consolidação de redes colaborativas entre a universidade e educação básica, o seminário reforça a ideia dos organizadores com a formação e atuação cidadã, o desenvolvimento do pensamento geográfico e a valorização do ensino como campo de produção de conhecimento.
A programação completa e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site oficial do evento: https://www.even3.com.br/senathgeo-551821.
Clique aqui para assinar o manifesto: https://www.change.org/manifesto-soberania
O evento de lançamento será transmitido pelo YouTube UFG Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=pUaiOuLkXrE
UFG e instituições fazem manifesto em defesa da soberania nacional
Documento será lançado e assinado na quarta-feira (30/7), às 19 horas, na Faculdade de Direito
Texto: da redação, com informações da Reitoria Digital
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Direito (FD), e instituições parceiras promovem nesta quarta-feira (30/7), às 19 horas, no Salão Nobre da FD UFG, o lançamento do “Manifesto em Defesa da Soberania Nacional, da Ordem Constitucional e do Estado Democrático de Direito”.
Segundo o diretor da FD UFG, José Querino Tavares Neto, a proposta surgiu a partir de conversas entre o diretor e a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, sobre a conjuntura crítica das novas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o “tarifaço".
“Nesse caso, o denominado “tarifaço” tem algo muito explícito, por causa do modelo que o presidente Donald Trump tem exercido seu poder. A maneira pela qual ele está incidindo nesta forma de compreensão, é um ataque à soberania do Brasil e não apenas do Brasil. O mundo está em uma crise de ataque à autodeterminação dos povos”, afirmou o diretor.
A reitora Angelita Pereira de Lima comenta que a situação é “muito grave”, pois é um ataque à Constituição brasileira e que “as instituições governamentais e não governamentais que são democráticas, republicanas e defensoras da democracia têm a obrigação de se manifestar”.
É impossível estudar na Universidade Federal de Goiás (UFG) e não saber o que é o Conpeex, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, que a cada ano supera seus números. A edição 2025 promete reunir milhares de estudantes, pesquisadores e também a comunidade em geral para conhecer de perto toda a potência do que é produzido na UFG, permitindo que o impacto acadêmico se torne em transformação social. Neste ano, o Conpeex terá quatro dias de programação, e será realizado de 4 a 7 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. O site do evento já está disponível. As inscrições já podem ser feitas a partir do dia 8 de abril.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora geral do evento, Luana Ribeiro, explicou que o tema do Conpeex segue a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano será Cultura Oceânica. “Estamos diante de um enorme desafio quanto a temática, mas animados com a possibilidade de instigar trabalhos dos mais variados, sempre com o objetivo de construir um evento diverso, inclusivo e que reflita o tamanho da UFG”, afirmou. A pró-reitora destaca que o Conpeex é um evento construído em parceria com todas as pró-reitorias e secretarias da UFG, além das unidades acadêmicas e órgãos, e que o trabalho é colaborativo e demanda o envolvimento de todos. “O Conpeex é um momento de festejar a produção científica e cultural da Universidade, convidando a comunidade a conhecer e participar do que é feito aqui. Sem dúvidas é sempre uma experiência única construir esse evento coletivamente”, concluiu.
Em sua última edição, o Conpeex reuniu mais de 11.500 inscrições e teve 2.777 trabalhos, mobilizando uma grande estrutura e o engajamento de outras centenas de servidores e monitores para que o evento tomasse vida. A presidente da comissão científica e pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, profa. Adriana Régia Marques de Souza, destacou que “planejamos o Conpeex sempre com muita antecedência para que os estudantes tenham condições de se organizar para participar ativamente de todas as atividades”, explicou. Segundo ela, a ideia é levar para essa edição alterações exitosas da organização do último ano.
Submissão de trabalho
Os estudantes interessados em apresentar trabalhos em uma das 13 modalidades de inscrições poderão enviar seus trabalhos de 8/4 a 27/6. O resultado final dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 30/9. Os trabalhos devem conter de 1.500 a 2.500 caracteres e serão avaliados por uma comissão de avaliadores, das diferentes áreas do conhecimento e selecionados por um edital. Vale lembrar que os trabalhos deverão ser apresentados pessoalmente no dia do evento, por seu autor principal. Os melhores trabalhos serão premiados durante a cerimônia de encerramento do 22º Conpeex, no dia 7/11.
Confira o edital completo.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento pelo conpeex@ufg.br.
Serviços
A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 115 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.
Galeria de Fotos
Câmpus Samambaia
Avenida Esperança s/n
Câmpus Colemar Natal e Silva
5ª Avenida - Setor Leste Universitário
Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás
Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO
Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590