Want to see content from United States of America

Continue
B-Boy Neguin
© Craig Kolesky / Red Bull Content Pool
Dança
Por que ninguém dança como o B-Boy Neguin?
O paranaense levou suas paixões para a dança e criou um estilo único
Escrito por Evandro Pimentel
4 min de leituraUpdated on
Quando se faz alguma coisa com paixão, a probabilidade de dar certo aumenta consideravelmente. Mas e quando você é apaixonado por muita coisa? No caso do paranaense Fabiano Carvalho Lopes, o B-Boy Neguin, isso o levou a atingir níveis de excelência em diversas atividades, da capoeira ao jiu-jitsu, e claro, no breaking, onde fez fama internacional.
Em 2010, Neguin foi o primeiro (e até hoje único) latino-americano a vencer o Red Bull BC One, maior campeonato de breaking do mundo. "Quando estou em uma competição, não estou lá para ganhar, estou para aprender", conta Neguin, o que não o impediu de colecionar títulos como UBC Championship, Unbreakable, Freestyle Session e Outbreak Europe. "O maior segredo para ser um bom dançarino é se relacionar com a música, tipo marido e mulher. Se for bem cultivado, dará bons frutos."
Esse relacionamento de sucesso fez com que Neguin criasse um estilo único de breaking que conquistou o mundo. "Peguei minhas influências do hip-hop e fui mesclando com meu conhecimento de capoeira. Os gringos piraram. Acho que hoje no Brasil só eu e o Pelezinho dançamos assim", diz o B-Boy, que tem estilo energético e cheio de movimentos perigosos, mas que são executados com perfeição e oferecem aos espectadores um grande espetáculo.
+ Veja abaixo toda a técnica dos movimentos do Neguin filmados em super câmera lenta para nenhum detalhe passar despercebido.
1 minSuper slow motion, com b-boy Neguin
Assista
Desde os 5 anos, Neguin foi influenciado por seus irmãos mais velhos, que dançavam nos clubes de disco e ensaiavam passos em casa. "Foi com eles que eu comecei a entender a música e a dança, ao mesmo tempo que comecei a praticar capoeira, o que acabou expandindo mais ainda minha paixão pela dança e movimentos acrobáticos de forma espontânea", afirma.
O envolvimento do Neguin com o breaking começou nos anos 2000. "Eu pesquisava muito na internet sobre a cultura hip-hop e certo dia eu consegui uma fita VHS com imagens de B-Boys batalhando num evento nos Estados Unidos", recorda. "Fiquei fascinado com aquilo e comecei a praticar junto com meus amigos. Depois vi o Pelezinho e o Chaverinho dançando e resolvi ir para São Paulo conhecer os caras e acabamos montando a Tsunami." Hoje, a Tsunami All Stars é uma das principais crews do Brasil e do mundo.
Tsunami All Stars em foto de 2008
Tsunami All Stars em foto de 2008© Reprodução (Facebook)
Em 2008, dois anos antes de chegar ao topo do mundo do breaking no Red Bull BC One 2010, em Tóquio, Neguin resolveu ir para Nova York, onde mora até hoje. "Fora das competições, eu sempre fiz questão de fazer meu próprio network em outros meios de entretenimento", revela o B-Boy. Foi na cidade que o brasileiro teve seu talento reconhecido pela Madonna, uma das maiores estrelas do pop, e acabou saindo em turnê com a diva. "Ela pedir pra me conhecer e quando eu fui ver estava tomando açaí na sala da casa dela", lembra.
"Acredito que minha personalidade, carisma brasileiro e profissionalismo fizeram com que eu pudesse me conectar com essas celebridades e artistas", opina Neguin, que também já trabalhou com Jennifer Lopez, Bruno Mars e Erykah Badu, entre outros. "Teve um processo de incorporar meu estilo próprio para desenvolver criações únicas em colaboração com cada um, o que foi uma experiência de autoconfiança, de eu acreditar no meu profissionalismo."
Acreditar em si mesmo levou Neguin a explorar diversas áreas tanto do esporte – ele também é lutador de jiu-jitsu e capoeira – quanto da música, área na qual é DJ e produtor, além de outras artes, como a pintura. "Quando eu fui criar o meu Instagram (@neguinism), já tinha um monte com meu nome, e então eu percebi que eu não era só B-Boy: eu era B-Boy, DJ, pintor, capoerista, então juntei tudo isso no neguinismo", revela.
Atualmente, Neguin também é parte da Red Bull BC One All Stars, equipe composta por artistas e dançarinos que representam os melhores talentos da cena. Tanto reconhecimento não impede o paranaense de continuar perseguindo suas inúmeras paixões, todas sempre encorajadas por sua familia. "Eles me ensinaram as coisas boas da vida: educação, cultura e sempre gostar do que faço."
+ Conheça abaixo o maior campeonato de breaking 1x1 do mundo em "ABC do... Red Bull BC One" (se preferir, ative as legendas).
26 minABC do... Red Bull BC OneDas origens aos dias de hoje, conheça a trajetória do evento que é um marco na história do breaking.
Assista
português +11
Baixe o app da Red Bull TV e tenha acesso a todos os nossos vídeos! Disponível na App Store e na Play Store.
Parte desta história

ABC do...

O beabá de algumas modalidades e competições mais difíceis do mundo. Da compreensão dos jargões ao conhecimento das regras, esta série é um intensivão perfeito para começar um novo hobby.

2 Temporadas · 15 episódios
Ver todos os episódios
Dança

Artigos mais populares