Vítimas do Critério

Como Tornar Decisões Num Mundo em Transformação

Autor é Palestrante internacional, Empreendedor Digital, membro de várias empresas e sócio-diretor da Unimark Comunicação

Autor: Walter Longo

Confira artigos e podcasts.

O medo é uma sensação que pode te paralisar ou te jogar para a frente.

ISBN: 978-65-5520-660-9

Em estoque

R$88.00

 

 

É imprescindível entender a importância dos critérios que utilizamos e como podemos usá-los para não nos tornarmos, simplesmente, vítimas de nossos critérios e, em consequência, termos resultados desastrosos. Saiba que os critérios se alteram a partir de três ingredientes básicos: REFERÊNCIAS, CRENÇA E EXPECTATIVAS. Em outras palavras, aquilo que eu sei, aquilo que eu acredito e aquilo que eu espero. Referência é o que você conhece sobre o fato. Crença são as verdades interiores de cada um. 

 Expectativa é o que você vislumbra ou visualiza sobre o fato. A partir dessa nova configuração de ser, estar e se relacionar, mediada pela tecnologia, tomar decisões tem sido um ato bem mais complexo. Eu te convido aqui a entender a importância dos critérios em nossas vidas, e como essa questão atravessa nosso cotidiano a todo o instante, agora mais do que nunca, ao vivermos em um mundo onde nossas relações sociais (todas elas) estão em transformação. Há falta de critérios na ação e na reação perante as novidades que nos chegam em ritmo frenético. É como se de repente a quantidade de decisões gerasse uma indigência crítica e míope da realidade, com falta de nexo em quase tudo. Temos hoje muito mais liberdade e multiplicidade de opções, mas esse grau exponencial de liberdade trouxe como consequência a necessidade de se tomar decisões sobre tudo, o tempo todo.



WALTER LONGO
é publicitário e administrador de empresas, com pós-graduação pela Universidade da Califórnia e especialização pela Singularity University. Ao longo de seus mais de 40 anos de carreira profissional, tornou-se especialista na relação entre comunicação e inovação, bem como no uso da tecnologia na sociedade. É empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Como executivo, comandou grandes empresas brasileiras. Foi presidente do Grupo Abril e mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm — holdingde comunicação do Grupo WPP, que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil e VML. É membro de diversos conselhos empresariais, sócio de empresas digitais, articulista de múltiplas publicações e autor de várias obras que refletem as mídias e sua influência sobre a sociedade. É também influenciador no LinkedIn, com mais de 600 mil seguidores.

E isso cria toda uma nova geração que pode ser considerada vítima do próprio critério. A partir dessa nova configuração mediada pela tecnologia, tomar decisões tem se tornado um ato bem mais complexo. Como as situações em que vivemos ganharam novas nuances, saber gerenciar o tempo demanda sabedoria e um intenso exercício de autonomia, mas, como estamos atolados pelas pendências cotidianas, acabamos desconhecendo ou não tendo um critério adequado para usar quando somos chamados a decidir. Essa inversão de mais liberdade de ação e coerção de opinião gera um novo mundo que altera premissas e exige revisões profundas em toda a sociedade. Diante disso, resta a questão: De que maneira podemos guiar nossas ações pelo uso adequado dos critérios que temos e tomar decisões acertadas? Em Vítimas do Critério, você encontrará a resposta.