O que é lance?
É uma modalidade para concorrer à contemplação mediante o pagamento antecipado de parcelas. São diversas modalidades de lances disponíveis de acordo com o grupo contratado que podem auxiliar você a chegar na sua realização.
O que faço para ser contemplado?
A cada mês, em datas previamente estipuladas pela Ademicon, as assembleias são realizadas para definir os contemplados, por sorteio e por lance.
Na primeira possibilidade, nossos grupos de consórcio utilizam os resultados da extração da Loteria Federal, que equivalem aos números das cotas.
Apenas consorciados adimplentes e com pagamento da parcela até a data de vencimento concorrem.
*Os métodos de realização dos sorteios variam por produto.
A Ademicon é confiável?
Suas conquistas estão seguras com a Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos. Conte com toda a experiência do nosso time de consultores credenciados e qualificados para proteger o seu investimento, e em hipótese alguma realize pagamentos intermediados por terceiros, somente a favor da Ademicon. Nossos especialistas não vão te solicitar valores além dos negociados em contrato. Bateu a dúvida? Fale com a gente pelo atendimento@ademicon.com.br.
Após a contemplação, existe um tempo máximo para a utilização do crédito?
Não, o crédito fica aplicado até o momento da sua utilização.
Em quanto tempo a cota pode ser contemplada?
O consorciado concorre desde a primeira assembleia, porém, não há como prever quando a cota será contemplada. Para manter ativas as chances nos sorteios e poder realizar a oferta de lances, as parcelas precisam sempre ser pagas até a data de vencimento.
Como são feitos os sorteios?
Realizados mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual da Ademicon, os sorteios são realizados utilizando os resultados da extração da Loteria Federal, considerando a centena, a dezena e a unidade, que equivalem aos números das cotas. Assim, são definidos os contemplados de cada grupo de consórcio da Ademicon.
*Os métodos de realização dos sorteios variam por produto.
O que é contemplação?
Atribuição de crédito ao consorciado para a aquisição de bem ou serviço.
Há cobrança de juros nas parcelas do consórcio?
Não! No consórcio não há cobrança de juros! É cobrada apenas a taxa administrativa, um valor diluído nas prestações mensais que serve para a gestão dos grupos de consorciados, ela já vem calculada nas parcelas e não é cumulativa pelo contrário: possui valor fixo pré-estipulado em contrato.
O que acontece se cancelar o consórcio?
O cancelamento pode ocorrer por solicitação ou por inadimplência, após três parcelas não pagas.
Nesses casos, a restituição de parte do valor pago acontece por meio de assembleias de cancelados, com sorteio baseado na loteria federal. Você pode receber cerca de 80% do fundo comum, com descontos de taxas e multas.
Mas antes de desistir do seu sonho, considere alternativas como:
- Redução do Valor do Crédito: Se existem valores mais baixos no mesmo grupo, você pode diminuir o valor do crédito e, consequentemente, o valor da parcela, tornando-o mais viável para o seu orçamento.
- Repasse da Carta: Outra opção é “vender” sua carta de crédito, seja a um familiar ou no mercado, embora as perdas geralmente sejam significativas nesse tipo de negociação. Se não tiver urgência, aguardar o sorteio pode ser a melhor escolha.
E, se você estiver passando por dificuldades, não hesite em falar com a gente! Podemos te ajudar a encontrar uma solução
Quais são os documentos necessários para a aquisição de uma cota de consórcio?
Apenas RG e CPF.
Estrangeiros também precisam possuir CPF, além do Registro Nacional Estrangeiro (RNE) ou passaporte.
O que devo apresentar na retirada do crédito e qual a garantia?
No momento da contemplação, é necessário:
- Apresentar documentos pessoais e ficha cadastral.
Bem como:
- Apresentar Nota Fiscal ou Contrato do Serviço - só serão aceitas notas fiscais emitidas após a data de contemplação e válidas no portal da fazenda.
- Apresentar Garantia:
- Para o saldo devedor de até 20 mil reais, a exigência para liberação é a aprovação cadastral e apresentação de avalista.
- Para saldo devedor acima de 20 mil reais, a exigência para liberação é a aprovação cadastral e apresentação de garantia (bens móveis ou imóveis).
- Na hipótese de pagamento fracionado, prevalecerá a necessidade de apresentação de garantia. O critério de apresentação de garantia leva em conta exclusivamente o saldo devedor.
Na apresentação de bens móveis como garantia, a política de crédito observada será a do consórcio de veículos da Ademicon. Se o consorciado apresentar um imóvel como garantia, será utilizada a política de crédito do consórcio de imóveis da Ademicon.
O departamento de crédito pode solicitar outras documentações que entender serem necessárias para o processo.
Consultar sempre a Política de Crédito.
Quais os documentos necessários para a análise de crédito?
A análise de crédito é realizada com base nas informações de cadastro do cliente, na comprovação de renda e nos documentos pessoais.
O objetivo é avaliar a capacidade dos consorciados continuarem honrando o pagamento das parcelas após a liberação do valor do crédito contemplado, afastando quaisquer riscos ao grupo de consórcio.
Confira o que diz o Banco Central sobre a capacidade de pagamento/Comprometimento de renda.
Nos moldes do artigo 7º, III, a da Circular Bacen 3432/2009, é indispensável a comprovação de capacidade de pagamento das parcelas pelo consorciado. Sendo assim, no momento da utilização do crédito, o mesmo tem que comprovar que possui a possibilidade de continuar adimplindo as parcelas, nos moldes da renda declarada no contrato de adesão.
Dessa forma, a(s) parcela(s) do consorciado não poderá comprometer mais do que 30% de sua renda comprovada, considerando o somatório de valores pagos junto à administradora – cotas a serem liberadas e as já liberadas em outros contratos.
Nos casos em que o Comitê de Liberação de Crédito entender que a liberação do procedimento traz algum risco ao grupo e à administradora, caberá apresentação de avalistas.
Condições para ser avalista:
- Comprovação de renda nos moldes do checklist vigente da Ademicon;
- Não possuir restrições nos órgãos de proteção ao crédito.
Posso adquirir o consórcio mesmo estando negativado?
Sim, é possível. E você pode utilizar o tempo que tem até ser contemplado para colocar suas finanças em dia. Somente ao ser contemplado você precisa estar regularizado.
Não deixe de conferir nossa matéria falando sobre o assunto: acesse aqui!
O Consórcio Ademicon já possui bens predefinidos?
Não, a escolha do bem fica a critério do cliente, mas sempre respeitando as regras de utilização de cada produto.
Quais são as modalidades de consórcio disponíveis?
Temos algumas modalidades: imóveis, veículos e até serviços! Sabia que existem planos até para festa de casamento? Estamos aqui para te ajudar a realizar seus objetivos!
O que são o Home Equity, Car Equity e Cota Equity?
Home Equity
É a linha de crédito com garantia de imóvel da Ademicon. Um tipo de empréstimo no qual você utiliza seu imóvel como garantia. Você recebe até 50% do valor do seu imóvel, pode usar como quiser, e conta com prazos para pagar que vão de 3 a 15 anos.
Car Equity
É a linha de crédito com garantia de veículo da Ademicon. Uma solução financeira, com análise de crédito facilitada, prazo de 18 a 60 meses e créditos de R$5 mil a R$150 mil.
Cota Equity
É a linha de crédito com garantia de cota de consórcio da Ademicon. Clientes dos consórcios de imóveis e serviços têm acesso a esse produto de forma exclusiva.
Você pode utilizar o valor como precisar e a liberação de crédito é feita de maneira ágil.
O prazo de parcelamento é entre 18 e 36 meses, com juros a partir de 1,99% a.m.
A contratação é exclusiva no app do cliente Ademicon.