Museu Oscar Niemeyer
Exposições
Programação

Arte para Maiores | Visita Mediada e Oficina | Afinidades III
Encontro 1: 1º de abril No Arte para Maiores de abril, visitaremos a exposição “Afinidades III – Cochicho”, realizando uma oficina inspirada na mostra. Nessa exposição, somos convidados a conhecer um lado mais íntimo do artista paulistano que, pela primeira vez, compartilha suas pequenas pinturas e aquarelas conhecidas como “diários de viagem”. Convidamos você a observar com atenção e se conectar com a beleza sutil representada na obra de Luiz Zerbini. Sobre o programa O Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para arte e pela arte. O programa promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração. Sobre a exposição que inspira a atividade “Afinidades III – Cochicho” é a terceira edição do projeto “Afinidades”. Com curadoria de Marc Pottier, o artista contemporâneo Luiz Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense que estão presentes no acervo do MON, apresentadas ao lado das suas, na Sala 7. Em comum, ou por afinidade, todos os trabalhos apresentados na mostra têm como tema a natureza.

Laboratório de Experiências: Argila
Que tal modelar as nossas ideias? Neste laboratório, vamos investigar as várias formas de usar a argila. Sobre a atividade No Laboratório de Experiências, a oficina do MON se transforma num grande espaço de investigações e descobertas.

MON Primeiros Passos | Meu Pequeno Maxixe
Nesta atividade, os bebês vão dançar pelas cores da obra do artista Delson Uchôa no ritmo do maxixe. Vamos tirar os sapatos e nos movimentar! Programação detalhada • Acolhimento no espaço de oficinas; • Dinâmicas sensoriais de interação com a obra “Maxixe”, de Delson Uchôa; • Interação com tapetes sensoriais no túnel; • Oficina sensorial com celofane e água. Materiais que serão utilizados no encontro: fitas de cetim de diversas cores, garrafas sensoriais, celofane de diversas cores, água e tapetes sensoriais com plástico. Caso o bebê possua alergia ou restrição a algum dos materiais listados, é necessário informar pelo e-mail ao lado, com até três dias de antecedência, para que seja possível providenciar materiais alternativos. Sobre o programa Por meio de investigações e ações multissensoriais, o MON Primeiros Passos proporciona aos bebês o protagonismo de suas experiências com a arte. Os pequenos devem ser acompanhados obrigatoriamente por um adulto. Os encontros envolvem dinâmicas, oficinas e atividades sensoriais nas exposições em cartaz e no Espaço de Oficinas do MON. Sobre o artista que inspira a atividade Delson Uchôa (Maceió/AL, 1956) vive e trabalha em Maceió, onde se formou em Medicina no ano de 1981 e, paralelamente, iniciou seus estudos em pintura na Fundação Pierre Chalita. Participou da mostra “Como vai você? Geração 80” (Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 1984), o que o projetou no cenário artístico nacional. Seu trabalho mescla pinturas e objetos de arte com escalas elevadas e variados suportes, como tecido, couro, resina, borracha e lona. A obra "Maxixe", de Delson Uchôa, que é tema desta oficina, faz parte do acervo do MON.
Coleções do acervo
O MON possui um acervo de arte com mais de 14 mil obras.