Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Baseado nas diretrizes contidas na Resolução 510/2016 do CNS
Você está sendo convidada(o) a participar da pesquisa “Uma análise histórica de percepções parentais sobre a educação sexual”. A pesquisa está sendo desenvolvida pela estudante Clara Gonçalves sob a orientação da Profª. Drª Elizabeth Joan Barham, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.
O presente estudo visa investigar as percepções parentais sobre educação sexual em diferentes períodos históricos no Brasil e como esse tema vêm sendo transmitido para as gerações futuras. Você foi convidado (a) para esta pesquisa por ter idade superior a 18 anos, ser pai ou mãe de um indivíduo de qualquer idade, ser de nacionalidade brasileira e residir no Brasil. A coleta de dados será totalmente online. Você será convidado(a) a responder a um questionário contendo 31 itens que envolvem: (1) caracterização sociodemográfica (2) experiência com a educação sexual durante sua criação, (3) descrição de suas crenças e comportamentos em relação à educação sexual atualmente e (4) como tem sido a comunicação sobre esse tema com os próprios filhos. Este processo durará, em média, 30 minutos. É importante enfatizar que tal questionário não consiste em nenhuma forma de avaliação e a aluna e a pesquisadora responsável se disponibilizam para responder quaisquer perguntas sobre o estudo, podendo ser contatadas via e-mail.
Ao aceitar participar da pesquisa, você deverá concordar, abaixo, com este Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Caso envie o questionário preenchido, você poderá clicar no link ao final do texto, para obter uma cópia deste termo assinado e guardar o e-mail do pesquisador. Se você desejar ter informações sobre os resultados da pesquisa, você poderá informar ao pesquisador seu e-mail para receber uma devolutiva. Também destaca-se que o TCLE e o questionário serão respondidos via Jot Forms (online), no local de sua escolha, para resguardar sua privacidade e para garantir a confidencialidade de suas respostas. Antes de iniciar a análise dos dados, o anonimato de todos os participantes será garantido, evitando qualquer risco de identificação. Caso não concorde em participar, basta fechar a página do navegador. Caso desista de participar durante o preenchimento e antes de finalizá-lo, os seus dados não serão gravados, enviados e nem recebidos pela pesquisadora e serão apagados ao se fechar a página do navegador. Caso tenha finalizado o preenchimento e enviado suas respostas e decidir desistir da participação, deverá, dentro do prazo de uma semana (sete dias), informar a pesquisadora desta decisão e esta descartará os seus dados recebidos sem nenhum prejuízo para sua relação com a Universidade Federal de São Carlos ou com a aluna e a docente responsáveis por essa pesquisa.
As perguntas foram previamente testadas e não visam ser invasivas à intimidade dos participantes, entretanto, esclarecemos que a participação na pesquisa pode gerar incômodo ou inibição como resultado da exposição de opiniões pessoais ou, ainda, fadiga em razão do tempo de resposta e/ou exposição à tela. Diante dessas situações, os participantes poderão realizar pausas durante a realização do questionário ou terão a liberdade de não responder as perguntas de forma a interromper sua participação a qualquer momento, se assim o desejar, bastando fechar o formulário antes de enviar suas respostas. Em caso de encerramento da participação, por qualquer fator descrito acima, a pesquisadora poderá ser contatada através do e-mail ou telefone para acolhimento ou esclarecimento de dúvidas, visando o bem-estar de todos os participantes.
Além disso, enquanto riscos, considera-se a possibilidade dos participantes sentirem-se desconfortáveis caso tenham vivenciado experiências adversas em relação ao tema da pesquisa. Para pessoas que solicitem apoio psicológico, ou outro tipo de atendimento profissional, será realizado acolhimento psicológico e, caso desejado, serão feitos encaminhamentos para serviços de apoio ligados às necessidades apresentadas. Enquanto benefícios para os participantes, a participação nessa pesquisa auxiliará em reflexões sobre seu próprio processo de obtenção de informações sobre sexualidade e sua participação no processo de educação dos filhos. Além disso, a participação na pesquisa contribuirá para a obtenção de dados que poderão ser utilizados para fins científicos, isto é, proporcionarão maiores informações acerca do envolvimento parental na educação sexual e benefícios para a área estudada, corroborando com a construção de novos conhecimentos.
Sua participação é voluntária e livre e não haverá compensação em dinheiro por ela. De acordo com a resolução 510/2016, o(a) senhor(a) tem direito ao ressarcimento e à indenização por quaisquer gastos e danos advindos exclusivamente da sua participação na pesquisa. A qualquer momento o (a) senhor (a) pode desistir de participar e retirar seu consentimento enviando um e-mail a uma das pesquisadoras responsáveis, contidos no fim desse termo. Sua recusa ou desistência não lhe trará nenhum prejuízo profissional, seja em relação à pesquisadora, à Instituição em que trabalha ou à Universidade Federal de São Carlos. Destaca-se que todas as informações obtidas através da pesquisa serão confidenciais, sendo assegurado o sigilo sobre sua participação em todas as etapas do estudo. Reitera-se, contudo, os riscos existentes característicos do ambiente virtual, meios eletrônicos ou atividades não presenciais, em função das limitações das tecnologias utilizadas. Como forma de minimizá-los, os pesquisadores responsáveis farão o download dos dados coletados para um dispositivo eletrônico local, apagando todo e qualquer registro de qualquer plataforma virtual, ambiente compartilhado ou "nuvem". Os dados dos participantes serão arquivados por até no máximo 5 anos.
A pesquisa também não prevê nenhuma despesa pessoal aos participantes e não há compensação financeira relacionada à sua participação, sendo passível de ressarcimento caso comprovadamente tenha gerado gasto ao entrevistado(a). Você poderá tirar suas dúvidas sobre ela e sua participação agora ou a qualquer momento. As pesquisadoras comprometem-se a compartilhar os resultados da pesquisa após a finalização da coleta, da análise e da redação dos resultados.
Este projeto de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), um órgão que protege o bem-estar dos participantes de pesquisas e é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, visando garantir a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos participantes de pesquisas. O CEP-UFSCar funciona na Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, localizado no prédio da reitoria (área sul do campus São Carlos). Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - CEP: 13.565-905 - São Carlos-SP. E-mail: cephumanos@ufscar.br. Telefone (16) 3351-9685. Horário de atendimento: das 08:30 às 11:30.
Ao preencher e enviar este questionário, você estará concordando com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Você poderá ter acesso ao registro de seu consentimento sempre que solicitado, via e-mail.
Dados para contato
Pesquisadora responsável: Elizabeth Joan Barham
Endereço: Departamento de Psicologia (DPsi), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Rod. Washington Luiz, km 235 - São Carlos - SP, Brasil
Telefone: (16) 99618-9889
E-mail: lisa@ufscar.br
Aluna Responsável: Clara Gonçalves
Endereço: Rod. Washington Luiz, s/n, São Carlos - SP, 13565-905
Telefone: (13) 98154- 0005
E-mail: claraing@estudante.ufscar.br
Caso queira obter uma cópia deste termo assinado, clique aqui.