Micropigmentação de Aréola – Projeto Cereja – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Trabalho voluntário junto a equipe de Mastologia – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

 

O que é o Projeto Cereja?
 
 
O ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo, conhecido como Casa da Mama é voltado para o atendimento de pacientes com câncer de mama. Em maio 2015, a unidade iniciou um trabalho que busca devolver a autoestima a pacientes que passaram pelo processo de tratamento do câncer e de reconstrução da mama: o Projeto Cereja.
 
 “Ele consiste na reconstrução da aréola da paciente por meio da tatuagem, uma medida que faz com que a mulher reconheça novamente sua mama, desenvolvendo sua confiança após um procedimento tão delicado. Como essa é a última etapa do processo, literalmente é a cereja do bolo”, afirma Dra. Simone Elias, Coordenadora do ambulatório.
 
A responsável por realizar os procedimentos o faz de forma voluntária. A esteticista especializada em micropigmentação Viviane Gabriella Batista decidiu dedicar parte de seu tempo à atividade em pacientes tratadas exclusivamente pelo SUS.
 
Também acompanha as pacientes nos primeiros seis meses, e depois a cada ano levando a micropigmentação a um novo patamar na área paramédica no Brasil, colaborando com o desenvolvimento de artigos, palestras e protocolos de atendimento para segurança do paciente oncológico em ambiente hospitalar e clínico.
 
Como é o procedimento?
 
O artista especializado em Micropigmentação Paramédica, pode restaurar o que a natureza, uma lesão ou uma doença pode ter tirado. Com um procedimento chamado de micropigmentação, ou tatuagem paramédica que ajuda na recuperação da auto-estima.
Depois que o paciente tem o encaminhamento do médico, um artista especializado em trabalho paramédico vai tatuar uma combinação de cores para criar um efeito realista da micropigmentação de Aréola e do mamilo em 3D. Consiste em restaurar não só a pigmentação das aréolas e mamilos, como também, a simetria das mamas.
 
Quando posso fazer?
 
O médico irá avaliar se você QUER e se já PODE ser encaminhada para o procedimento. O trabalho da micropigmentação só pode ser iniciado quando o tratamento for finalizado.
É um processo simples e artístico, depois de feita a escolha de cores e forma. Mas pode levar de 2 a 4 sessões para alcançar os resultados desejados e criar nuances de sombreamento para dar os toques realistas.
 
Qual a durabilidade?
 
O procedimento tem durabilidade de aproximadamente dois anos, mas por ser uma região que não sofre ação do sol, a durabilidade pode ser maior.
 
Como é o dia do procedimento?
 
A paciente recebe esclarecimentos, e assina um termo autorizando sua realização.
A paciente define com a ajuda da profissional o local da nova aréola.
Depois da escolha da forma e tamanho, a tonalidade é então definida.
É um trabalho simples mas artístico e consegue criar nuances de sombreamento, ficando muito natural.
É importante lembrar que esse procedimento não impede a paciente de suas atividades rotineiras. Se você estiver liberada pelo médico, pode agendar sua micropigmentação.
 
Que cuidados eu devo ter antes de realizar a micropigmentação?
 
O médico deve liberar você para o procedimento, geralmente quando o tratamento estiver finalizado. O recurso não é indicado para pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas (hepatites, hanseníase, dentre outras), diabetes mellitus, AIDS ou outra imunodeficiência; coagulopatias; doenças cardíacas de qualquer natureza, alérgicas, portadores de prótese em qualquer local e válvulas cardíacas; convalescentes de doenças, cirurgias recentes, predisposição a quelóide; bem como, aplicação dos procedimentos em locais com cicatrizes, alergias, queimaduras, doenças agudas ou crônicas da pele, ou outros problemas onde o procedimento possa causar prejuízo.
 
Que cuidados eu devo ter depois de realizar a micropigmentação?
 
Depois de realizado o procedimento, é preciso ter muita higiene no local. A região deve ser lavada com sabonete antibacteriano e hidratada com creme. Os 5 primeiros dias requerem mais atenção e cuidados com o curativo.
 
 
 
 
Por onde o Projeto já passou?
Em Maio de 2015 o Projeto Cereja foi apresentado no congresso GBCS Goiânia Breast Câncer Symposium.
Em Junho de 2016 o Projeto Cereja foi palestrar para a liga de ginecologia e obstetrícia da Unicamp.
Em Outubro de 2016 o Projeto Cereja foi palestrar e se apresentar no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo em Mogi das cruzes.
Em Setembro de 2019 ação no Congresso Todos Juntos Contra o Câncer – Resgate da autoestima com micropigmentação de Sobrancelhas e Aréolas.
 

Escola Paulista de Medicina

 

Projeto Cereja utiliza a tatuagem como parte da reconstrução da mama de pacientes tratadas por câncer

Cuidar da saúde e também da autoestima de suas pacientes. Esse é o objetivo do ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo, conhecido como Casa da Mama, voltado para o atendimento de pacientes com câncer de mama. Em maio de 2015, a unidade iniciou um trabalho que busca devolver a autoestima a pacientes que passaram pelo processo de tratamento do câncer e de reconstrução da mama.

 

Projeto Cereja

Apresentação no Congresso GBCS – 2015

 

Title: The Cerise Project – a positive impact on patients breast cancer

Authors: Simone Elias, Viviane Gabriella Batista, Gil Facina, Ricardo Pinto, Vanessa C. Resende, Vanessa M. Sanvido, Miguel Sabino, Afonso C.P. Nazário

Institution: Federal University of São Paulo / Paulista School of Medicine

Objectives: Reconstruction of the nipple-areola complex (NAC) is one of the last steps in rehabilitating pacientes following mastectomy, which closely resembles the original. Multiple surgical techniques, of varying complexity and usefulness, are available for NAC reconstruction. The main criterion for success NAC reconstruction is symmetry of position, size, color, and projection. Recently, the patients of our breast cancer outcome clinic also have this resource to complement the breast reconstruction. It is called “The Cerise Project” which also aims teaching of medical residents to spread the art. Methodology: After appropriate post-operative period (6-10 weeks), the patient is referred for evaluation. If necessary, a physician performs the reconstruction of the nipple through the techniques of “CV flap” or “double opposing tab”. Postoperative care should be strict because these patients have comorbidities. The occluded area should be maintained at least for 48 hours and should be used healing. Later, a specialized professional in paramedical micropigmentation performs areola’s tattoo. This sequence allows minimize the scars of reconstruction. Results: The combined surgical reconstruction technique of the nipple and areola pigmentation allows very satisfactory results. These are safe and effective techniques for restoration of the NAC, following breast reconstruction and has a positive impact on patient well-being and body image. Conclusion: Reconstruction of the nipple-areola complex using a minimal surgical procedure and pigmentation is a simple process, low cost and its low rate of complications. This step represents “icing on the cake” to the patients.

Key words: breast neoplasms, breast reconstruction, tattooing

projeto cereja Viviane Gabriella Batista

 

 

Apresentação do Projeto Escola Paulista de Medicina – 2015

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Clique nas imagens e conheça PROJETO CEREJA NA MÍDIA

 

tatuagem de areola
Revista eletrônica SPDM

 

Matéria Revista COOP

 

 


Aula Projeto Cereja Apresentado na UNICAMP
Liga de Ginecologia e Obstetrícia

unicamp

Vídeo Aula “Mastectomia e Reconstrução de Aréola” para Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Ministrada pela Dra. Simone Elias, Mastologista, Professora ajunta Doutora, e coordenadora do ambulatório de Mastologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (https://br.linkedin.com/in/simone-eli…), e Viviane Gabriella Batista, Esteticista, Micropigmentadora, Voluntária e realizadora do Projeto Cereja.(https://www.linkedin.com/in/vivianega…).

Projeto Cereja – Informações clique aqui https://sobrancelhascomlinha.com/micr…

Curso de Micropigmentação de Aréola https://sobrancelhascomlinha.com/curs…


Vídeo completo da equipe Casa da Mama – Outubro Rosa

Ação no Congresso Todos Juntos Contra o Câncer – 04 e 05/09/19

Ação no Congresso Todos Juntos Contra o Câncer – 21 a 25/09/20.