Por meio da Lei 2.898/22, o prefeito David Almeida extinguiu a vida útil dos ônibus de Manaus, abrindo brecha para que a população ande em lata velha!




O manauara que usa transporte público não tem um dia de paz: é ônibus pegando fogo e caindo aos pedaços, é arrastão nos terminais e nas paradas, é problema no sistema de carteirinha dos estudantes… E como se não fosse o bastante, o prefeito David Almeida acabou com o limite de vida útil dos veículos, que agora podem rodar na cidade por tempo indeterminado!

Essa malandragem proposta pelo prefeito foi aceita pela maioria dos vereadores de Manaus, que aprovaram um projeto de lei por 20 votos a 11 em 2022. Pois é, aqueles que deveriam intervir e representar o povo, apenas acataram as decisões do “patrão”. Um total desrespeito aos cidadãos manauaras!

Nos organizamos e não ficamos parados! Denunciamos a jogada do David Almeida nas redes sociais e na imprensa, e mobilizamos mais de 700 pessoas para lotar a caixa de entrada do prefeito e exigir a revogação do artigo 43 da Lei 2.898/22 - que elimina a vida útil de 10 anos dos transportes coletivos, mas não fomos ouvidos. Infelizmente, e como de praxe, o prefeito deu as costas às reivindicações da população e a Lei segue vigente.

Seguimos cansados de reclamar do transporte público em Manaus. Além do tempo de espera, é um fato que a qualidade dos ônibus tá de mal a pior. Não foi dessa vez que conseguimos impedir mais um retrocesso, mas seguimos daqui monitorando novas possibilidades de mobilização para essa pauta na cidade. Se você quiser saber de novidades em primeira mão, é só chamar a Minha Manaus no WhatsApp, clicando no botão ao lado!











O serviço de transporte público coletivo era regulamentado pela Lei nº 1779/2013. Essa mesma legislação garantia que os veículos só poderiam circular por no máximo 10 anos, contados a partir da data de fabricação.





A ideia da Lei nº 2.898/2022 é atualizar a antiga legislação, trazendo adaptações para a realidade de Manaus. A nova lei possui uma série de pontos problemáticos e um dos mais críticos é a extinção do tempo máximo de 10 anos. Do jeito que está agora, o tempo de vida útil do veículo "obedecerá ao tipo e tecnologia do veículo". Na prática, o Prefeito favorece as empresas de ônibus da cidade e permite ônibus com mais de 10 anos circulando 🤡





A base de David Almeida na Câmara argumenta que cidades como Curitiba possuem ônibus que circulam por muito mais tempo e, dessa forma, Manaus terá mais ônibus a disposição. Mas o que o Prefeito esquece é que os ônibus continuam abarrotados de passageiros, apresentam constantes panes e ficam parados nas vias da cidade em horários de pico. 




A Minha Manaus é um projeto do NOSSAS, uma organização que impulsiona o ativismo democrático e solidário no Brasil articulando pessoas, compartilhando metodologias e desenvolvendo tecnologias para mobilização. Acreditamos em uma cidade mais inclusiva, democrática e sustentável!