Introdução
“No parquinho do bairro, as crianças brincam sempre. A alguns meses atrás um novo vizinho que parecia ser bem divertido e brincalhão mudou-se para a casa ao lado de Ritoca, todos o chamavam de "Tio Pipoca". Com o passar do tempo começou a se aproximar das crianças, oferecendo figurinhas e se mostrando “muito amigo”. Meses depois, convidou a turma toda para ir à sua casa, lanchar e brincar, mas com uma condição: não podiam contar isso para ninguém, de jeito nenhum. Ritoca (e os jogadores) precisam identificar situações de potencial perigo, para se livrar e alertar seus amigos o mais rápido possível, gritando "NÃO ME TOCA SEU BOBOCA!".”
Essa é a premissa do "Não me Toca, seu Boboca! - O jogo", baseado no famoso livro infantil de mesmo nome da autora Andrea Viviana Taubman, mas que também é uma poderosa ferramenta pedagógica para gerar debates de forma lúdica, leve e mais natural sobre um tema sensível e importante: abuso sexual infantil.
Setup
As cartas são distribuídas na mesa, formando uma trilha fechada. O marcador da Ritoca e do Tio Pipoca, são colocados em suas respectivas casas. As fichas das personagens amigas são agrupadas no centro do tabuleiro, de forma que cada grupo possua apenas uma de cada. E uma carta de voto “Pode ou não Pode” é distribuída para cada jogador. Além disso, o Dado e as cartas de Dilema ficam no centro do tabuleiro.
Regras
Para movimentar a Ritoca pelo tabuleiro, lance o dado, (que vai de 1 a 4), em qualquer direção. Quando Ritoca cai na casa de uma das personagens amigas, ela é salva pelo jogador que movimentou Ritoca. O jogador faz isso pegando uma das fichas que representa a personagem amiga. Se o jogador cair em uma casa de "pegue um" ou "pegue dois", imediatamente salva uma ou duas personagens amigas a sua escolha, respectivamente.
Caso caia na casa do Tio Pipoca, imediatamente deve-se resolver um dilema individualmente, pegando uma das cartas de Dilema. Se cair na casa 75, todos resolvem um dilema em grupo. E se terminar o movimento em uma das casas da Ritoca, todos podem gritar "Não me toca, seu boboca!" para mover o marcador do Tio Pipoca de volta para a sua casa. ("Casa 75").
Ao rolar o dado, quando Tio Pipoca cai para cima, o jogador que lançou o dado deve mover o marcador do Tio Pipoca para uma casa na direção da Ritoca, sempre na direção do caminho mais curto até ela. Se o marcador do Tio Pipoca terminar na casa de uma das personagens que não seja Ritoca, nada acontece. Se ele terminar seu movimento na própria casa, ande um espaço adicional. Se ele cair nas casas "pegue um" ou "pegue dois" o jogador que lançou o dado devolve para a mesa uma ou duas fichas de personagens amigas que já tinham sido resgatadas, respectivamente.
Caso termine na casa 75, todos os jogadores devolvem suas personagens salvas para a pilha. Por fim, se ele terminar seu movimento em uma das casas que mostra a imagem da Ritoca, todos os jogadores resolvem um dilema coletivamente.
Os dilemas, são situações da vida das crianças que podem ser potencialmente perigosas e devem ser resolvidos individualmente ou em grupo, debatendo junto com os outros jogadores com o auxílio de um educador mediador. Se o dilema for individual, apenas o jogador da vez vota na resposta que considera a correta, mas todos podem opinar. Já nos dilemas coletivos, todos devem votar.
Se o jogador ou jogadores responderem errado, uma das fichas que já esteja em sua posse ou na mesa é virada para o lado preto e branco. Caso não tenha nenhuma ficha de personagem amiga na mão, vire uma das fichas na mesa! Ao responder corretamente, um ou mais jogadores podem pegar uma nova ficha de uma das personagens amigas da Ritoca ou virar uma ficha que esteja preta e branca para o lado colorido novamente.
O jogo termina quando todos os jogadores salvarem todas as cinco personagens individualmente, e todas as fichas estiverem coloridas. Então, é necessário voltar com o marcador da Ritoca para uma das cartas de Ritoca e gritar todos juntos "Não me toca seu boboca!". Mas fique atento: caso o Tio Pipoca alcance a mesma casa que o marcador da Ritoca esteja, ou quando alguém tiver 5 fichas de personagens amigas preto e branco, o jogo acaba com derrota de todos!
Conclusão
Agora você já sabe o básico para jogar, mas se ainda tiver dúvidas basta ler o manual. Se você é um facilitador ou educador, ainda pode consultar o MÃE: Material de Apoio ao Educador, para conhecer e utilizar outras atividades pedagógicas para abordar corretamente e de forma lúdica esse tema tão sensível.
Preste atenção aos detalhes, fique atento para salvar seus amiguinhos e a Ritoca dos planos malvados do Tio Pipoca… e se sentir que tem algo estranho, lembre-se de gritar NÃO ME TOCA, SEU BOBOCA! …...more
...more
Show less