Eu Sinto Na Pele - Pelo Direito de Viver

Eu Sinto Na Pele - Pelo Direito de Viver

Início
3 de agosto de 2022
Assinaturas: 7.185Próxima meta: 7.500
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

Iniciado por MJPOP Brasil Oficial

CARTA ABERTA SOBRE O DIREITO DE VIVER DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JUVENTUDES NO BRASIL
#EuSintoNaPele


Caros decisores e líderes 

Nós, crianças, adolescentes e jovens, queremos chamar a vossa atenção para a importância de focar em ações e políticas públicas de prevenção à letalidade.
É preciso investir na prevenção da letalidade infantojuvenil.


Somos 93,3 milhões de crianças, adolescentes e jovens. Somos uma grande parcela da população de nosso país. Somos milhões. Entretanto, estamos entre os que mais sofrem com a insegurança urbana, com o medo de não voltar para casa, com a violência estrutural que subjuga nossos corpos, nossas liberdades e nossas vidas. Por este motivo, afirmamos que é preciso garantir o direito à vida, sobretudo daqueles e daquelas que vivem em territórios marcados pelo elevado índice de violência letal. 


Não faltam razões para que estejamos, neste momento que antecede as eleições no Brasil, exigindo um debate mais qualificado sobre a violência letal que nos afeta, bem como os desafios de superá-la. Esta é uma oportunidade de planejar ações que sejam preventivas, de resposta à violência, que tragam resultados a curto, médio e longo prazo, a partir de uma agenda pública de proteção à vida, abrangente, intersetorial e de fato integrada.

Acreditamos que é urgente a necessidade de investimento em políticas públicas de prevenção, de modo que possamos evitar que a violência letal aconteça, e assim, oferecer outras possibilidades para crianças, adolescentes e jovens, que não o fim de sua trajetória de vida de forma brutal. 


POR QUE ESTAMOS MOBILIZADOS E MOBILIZADAS?

Estamos mobilizados junto a outras crianças, adolescentes e jovens do Brasil porque a letalidade é presente em nossas vidas rotineiramente, afetando não apenas aqueles que são vitimados, sejam crianças, adolescentes ou jovens, mas todas as pessoas de nossas comunidades. Onde moramos, já perdemos muitos amigos, vizinhos, familiares e conhecidos de diferentes idades. E este não é um problema só de onde moramos. Em todo país, durante o ano de 2021 perdemos 7 crianças ou adolescentes vítimas de violência letal por dia. Neste momento, nós ficamos bastante comovidos com a escrita dessa carta, porque é um assunto que dói, pois muitos perderam a vida cedo demais e não tiveram a oportunidade de realizar seus sonhos. E estamos aqui, chegou o momento de falarmos, sermos ouvidos e lutarmos pelo nosso direito de viver. E viver bem. Em comunidades seguras e livres de violência.


Esperamos que estas palavras ecoem como desabafo, não de uma voz única, mas que represente todas as crianças, adolescentes e jovens inconformados do Brasil. Daqueles e daquelas que, como nós, não suportam mais viver subjugados, convivendo com o medo de ter um alvo nas costas, apenas por ser quem é, morar onde mora e viver fora de padrões impostos pela sociedade. Declaramos: nossa existência é um ato de comprometimento. É chegada a hora de as crianças, adolescentes e jovens exercerem o protagonismo de suas reivindicações, de se organizarem em torno de suas pautas, de serem ativos, contando com o apoio da sociedade e compromisso dos decisores e líderes. Que nossa resistência garanta nossa existência. É por isso que nós, crianças, adolescentes e jovens nos mobilizamos, porque acreditamos na força que vem da nossa coletividade.


Em nossa bandeira está escrito: ORDEM E PROGRESSO, mas não é possível progredir se nossas crianças, adolescentes e jovens não tiverem a garantia de estarem vivos amanhã. Nós não queremos mais ter que lutar por um direito que nos é garantido. Nós queremos apenas viver, crescer e produzir para um futuro melhor, com a garantia de uma vida plena e com nossos direitos assegurados. Lutaremos o quanto for preciso para garantirmos que em um futuro próximo outras crianças, adolescentes e jovens possam viver livres, sem medo, sonhando e realizando.


APRESENTAMOS CAMINHOS PARA A PREVENÇÃO: VOCÊ VEM CONOSCO?


Finalizamos nossa escrita afirmando que é chegada a hora de, neste período eleitoral, aproveitarmos a oportunidade de trilhar um caminho diferente, que seja feito através do engajamento de todos os setores da sociedade, num diálogo produtivo e a escolha democrática de nossos representantes. Desta forma, acreditamos que poderemos construir políticas públicas de prevenção da violência letal de crianças, adolescentes e jovens. Mais uma vez ressaltamos: "Prevenção!". Acreditamos que é possível se antecipar e evitar que um dos nossos se torne mais um número para a estatística. Pelo contrário, queremos celebrar a vida!!!


Pedimos especialmente a vocês, lideranças que estarão engajadas neste período eleitoral, que tenham em suas propostas crianças, adolescentes e jovens  como prioridades, e que num futuro próximo possam colocar seus planos em prática. Seguem abaixo nossas propostas em diferentes âmbitos:

 

EDUCAÇÃO

Destinar recursos para a Educação de forma a possibilitar que a escola seja  um ambiente seguro e acolhedor, incentivando a participação ativa da comunidade escolar, a articulação de agremiações estudantis e espaços de troca com o território. É essencial que as próprias crianças, adolescentes e jovens atuem na identificação dos desafios e na busca de soluções.


TRABALHO

Criar e implementar políticas públicas voltadas à contratação de jovens, garantindo emprego e renda para a juventude mais vulnerável.


LAZER, ESPORTE E CULTURA

Destinar recursos e implementar políticas que permitam o funcionamento de espaços públicos de lazer, esporte e cultura em locais de circulação de crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade. Envolver esse público em atividades recreativas possibilita a mudança de vida.


SAÚDE MENTAL

Criar espaços de prevenção e acolhimento de vítimas de violência contra grupos vulneráveis, como violência de gênero, racismo, homofobia e outras intolerâncias.

SEGURANÇA PÚBLICA

Destinar recursos e implementar programas locais de redução de mortes violentas de crianças, adolescentes e jovens, com ênfase na adoção de medidas de prevenção à violência. 


Elaborada por:

Bruna, 15 anos, Recife-PE
Rian, 16 anos, Ferraz de Vasconcelos-SP
Gardênia, 18 anos, Fortaleza-CE
Vitória, 19 anos, Nova Iguaçu-RJ
Ana, 18 anos, Senador Rui Palmeira-AL
Maicleitom, 16 anos, Salvador-BA
Vitor, 16 anos, Manaus-AM

 

Apoie já
Assinaturas: 7.185Próxima meta: 7.500
Apoie já
Compartilhe este abaixo-assinado pessoalmente ou use o código QR no seu próprio material.Baixar código QR