Doutorado na França em 2022: chamadas abertas

Plataforma de busca de bolsas e contratos doutorais soma mais de 1700 oportunidades

Interessados em realizar um doutorado, estágio de Master ou pós-doutorado na França podem acessar o catálogo de ofertas do Campus France, que conta atualmente com 1753 chamadas abertas.

Na plataforma, é possível filtrar as ofertas por tipo de projeto, área da pesquisa, tipo de financiamento, região e outros critérios. Cada uma delas descreve o trabalho, pré-requisitos acadêmicos e linguísticos, tipo de financiamento e prazo de inscrição. As candidaturas podem ser submetidas através do site.

Outros meios de inscrição

Além de pleitear as vagas anunciadas no catálogo, os candidatos podem garantir suas inscrições entrando em contato diretamente com a escola doutoral de seu interesse. No anuário das escolas doutorais, é possível consultar todas as instituições e suas respectivas linhas de pesquisa, assim como os professores responsáveis.

Ao encontrar uma escola doutoral que poderia receber a sua pesquisa, o interessado pode escrever para os orientadores ou até mesmo para a secretaria da escola, apresentando brevemente seu percurso e projeto de pesquisa. A escola ou orientador, em seguida, deverá responder informando os pré-requisitos necessários para ingressar no doutorado. Esse tipo de candidatura espontânea é especialmente comum nas humanidades.

Pesquisa na França

Anualmente, a França investe 49,5 bilhões de euros em pesquisa (2,22% do PIB), o que demonstra seu grande interesse em atrair os melhores pesquisadores do mundo todo. A vocação internacional da pesquisa francesa se traduz em outros números: mais de 40% dos doutorandos inscritos nas escolas doutorais são estrangeiros e 54% das publicações científicas são resultados de uma colaboração internacional.

Saiba mais sobre a pesquisa na França.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 26/04/2022 à 16:44*
Atualizado em 26/04/2022 à 16:54*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités