Vídeo de anta correndo sob as águas viraliza nas redes; confira

Professor de biologia (e influencer) explica comportamento e conta curiosidades do animal

16/06/2023
Foto: Recanto Ecológico Rio da Prata / Reprodução

Já imaginou mergulhar e dar de cara com uma anta? Nada de xingar o parente que entrou na água com você: estamos realmente falando do Tapirus terrestris — nome científico do simpático animal. Pois um vídeo de uma anta mergulhando e correndo pelo fundo de um rio tem feito sucesso nas redes sociais justamente pelo improvável da cena.

Para explicar o que o maior mamífero terrestre brasileiro fazia ali, ao lado dos peixes, o biólogo e influencer Yago Stephano gravou um vídeo. O relato já soma mais de 380 mil visualizações no TikTok — onde o também professor de biologia compartilha curiosidades da natureza para seus quase 4 milhões de seguidores.

@yagostephano antas não são antas, ok? 🙃 #anta #animaisnotiktok #aprendanotiktok #biologia ♬ som original – Yago Stephano

De forma bem-humorada, Yago não só aborda o caso da anta mergulhando, como também revela curiosidades sobre o animal. Ele conta, por exemplo, que as antas tem parentesco com cavalos. Segundo o biólogo, uma anta pode pesar até 300 kg e consome 9 kg de comida diariamente, entre folhas, brotos, cascas de árvore, plantas aquáticas e muitas frutas.

 

Além disso, o bichinho é também conhecido como “jardineiro da floresta”, uma vez que as antas, ao engolir sementes, as preparam para a germinação.

 

A notícia triste é que a espécie já é considerada vulnerável à extinção e está na lista vermelha da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Foto: Recanto Ecológico Rio da Prata / Reprodução

Outros flagrantes de antas mergulhando

Em 2020, o fotógrafo Fernando Maydana flagrou mãe e filhote de antas mergulhando nas águas cristalinas do Recanto do Rio da Prata, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.


No vídeo de Fernando, é possível ver as duas antas nadando acompanhadas de dezenas de peixes. Em determinado momento, os animais tocam as patas no fundo do solo do rio e começam a “correr”, levantando uma nuvem de terra.

 

 

Ná época, o fotógrafo contou ao G1 que já fazia um bom tempo que flagrava a família de antas. “Elas passam aqui, mas sempre com a metade do corpo para fora da água. Dessa vez, como estava sozinho, decidi utilizar minha GoPro e consegui esse lindo registro”.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arte e sustentabilidade: Museu de Vidro Flutuante deve ganhar as águas ainda esse ano

    Projeto une arte em vidro para levar conscientização sobre mudanças climáticas às principais cidades do mundo

    Navio de cruzeiro pode ser alternativa econômica para acomodação de atletas dos Jogos Asiáticos de 2026

    Comitê espera reduzir custos acomodando cerca de 3 mil pessoas em embarcação durante o evento

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves