top of page
SOBRE

Sobre

Nossa vocação é a produção criativa de conteúdos originais e projetos audiovisuais que conciliem excelência estética, impacto social e potencial de comunicação.

Com sede no Rio de Janeiro, aberta para o mundo, a produtora, sob as perspectivas de renovação de processos produtivos e de difusão e no impulsionamento de novas vozes, se organiza em dois núcleos: a Laranjeiras Filmes atende as demandas de perfil executivo, consultivo e gerencial de projetos, enquanto o selo Fruto Conteúdo é direcionado para o desenvolvimento criativo e estratégico de conteúdos para todas as mídias e telas.

Acreditamos nos potenciais transformadores da soma de experiências e do trabalho colaborativo para a realização de projetos relevantes, diversos e inspiradores. 

QUEM SOMOS

Quem

Somos

Luciano Salim

Produtor Criativo e Executivo  

Produtor executivo e consultor jurídico, Atuante no setor desde 2015, quando fez assistência de executiva no longa “Fala Comigo”, de Felipe Sholl. Entre 2017 e 2018, foi produtor executivo da Aruac Filmes, quando coordenou a produção do longa de ficção "Breve Miragem de Sol", de Eryk Rocha. Em colaboração com a Paranoid Filmes fez assessoria jurídica e coordenação de executiva no longa "Prisioneiro da Liberdade", de Jeferson De, em pós-produção.

 

Assina produção executiva de premiados diretores contemporâneos, entre eles Bruno Safadi (longa de ficção "Lilith", em pós-produção), Daniela Thomas (curta “Tuã Ingugu”, 2019) e Eryk Rocha (primeira fase do longa documental "Elza Soares"). 

É bacharel em direito (PUC) e mestre em direito e relações internacionais pela Universidade de Lisboa, Portugal, e Université Catholique de Louvain, Bélgica.

Vânia Matos

Produtora Criativa e Roteirista

Entre 2011 e 2016, esteve na coordenação do Festival Varilux de Cinema Francês e Lab Franco-Brasileiro de Roteiros. Na produção executiva, iniciou com o longa “Histórias que só existem quando lembradas” (2011), de Julia Murat.

Dedica-se a conteúdos originais e colabora em salas de roteiro, com passagens pela NETFLIX, RECORD TV entre outras. Em captação do seu longa autoral, “A Odisseia de Obá”, selecionado pelo Edital de Desenvolvimento FSA/SAV/Minc e Curitiba LAB (2019).
Diretora do Cabíria Festival Audiovisual e do laboratório de desenvolvimento de  talentos, Cabíria LAB, também colabora em curadorias de concursos de roteiros e projetos, além de mostras e festivais.

Bacharel em Produção e Política Cultural (UCAM), especialista em Roteiro de Cinema e Tv (UVA), formada em Roteiro pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Projetos

A Odisseia de Obà

Longa de ficção, gênero drama histórico

Coprodução: Selvática Produções

Argumento Original: 
Myrza Muniz e Vânia Matos

Durante a diáspora, Obá, o espírito africano da rainha guerreira, enérgica, transgressora e passional, presente nas águas turbulentas, cruza o oceano atlântico e chega ao Brasil Colonial. Reencarnando através dos tempos em mulheres que marcaram época, Obá se vê em importantes encruzilhadas de histórias pessoais e sociais, tentando abrir caminho para o povo negro, ainda que de formas controversas.

Projeto selecionado pelo Edital da Chamada Pública SAV/MINC/FSA nº 10/2018 Desenvolvimento de Projetos - 200 anos da Independência do Brasil e pelo Curitiba LAB, Festival Olhar de Cinema 2019.

Em fase de prospecção e captação.

PROJETOS

Arvorado

Longa de animação,

gênero realismo fantástico

Roteiro:

João Marcelo Iglesias

Um menino cresce e passa por uma grande transformação: dentro dele tem uma árvore que lhe ocupa os espaços e altera os sentidos. Esse crescer não agrada nem em casa, nem na escola, mas ele aprende a se aceitar e a gostar de suas diferenças.  

Projeto ganhador do Prêmio de Melhor Pitching no Frapa 2020, e selecionado pelo Curitiba LAB, Festival Olhar de Cinema 2020.

Em fase de prospecção e captação. ​

O Navio e o Mar

Longa documentário

Coprodução: Produtora Portátil (Brasil), 
La Selva Ecosistema Creativo (Espanha) e Kintop (Portugal)

Roteiro e Direção:
Lara Sousa e Everlane Moraes

Um ensaio cinematográfico que retrata duas viagens cruzadas, tecidas por diários audiovisuais entre “duas Áfricas”, a de dentro e a de fora. Everlene, brasileira, parte para Moçambique procurando as suas raízes, de uma matriz cultural com a qual foi construído o berço da Afrodescendência no Brasil. Lara, moçambicana, viaja para o Brasil procurando na cultura afrodescendente de Everlene, traços culturais que foram apagados em séculos de colonização e turbulentas décadas de independência. Encontram-se em Lisboa, antiga metrópole colonial, onde cruzam as suas experiências, confrontando-as entre si próprias, questionando abertamente a versão hegemônica da História.

Ganhador do Fundo William Greaves Fund (EUA). O projeto já foi premiado Miradas Doc Market (Espanha) e Durban Market (Africa do Sul), Laboratório de Desenvolvimento do Filma Afro (Colômbia). Participará Guangzhou International Documentary Film Festival Doc Pitch Session 2021 (China) e do IDFA Forum 2020 (Holanda).

Em captação. ​

Laura Denver

Curta de ficção,
gênero realismo fantástico

Direção: João Iglesias e Antonia Cattan

Roteiro: João Iglesias

Laura deu certo, estudou passou, conseguiu. Ela tem tudo, mas todo dia de manhã, desiste dois minutos de viver. Laura viveu tentando se encaixar, e agora que conseguiu, algo não está bem. Uma sensação constante de desânimo e desencaixe. Certo dia, ela resolve mudar a aparência, quer ser uma outra Laura, mas não muda muita coisa. A partir de então, coisas estranhas começam a acontecer com o seu corpo e Laura passará por uma metamorfose que lhe fará encontrar consigo. 


Em exibição em Festivais. Selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Quito (2020), e CineFest Gato Preto 20

Cabíria Festival Audiovisual

Vem aí a 6ª Edição, Julho de 2024

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Evento dedicado à promoção de maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras.

Desde 2015, através do Cabíria Prêmio de Roteiro, se consolida como um espaço de impulsionamento de talentos.

A partir de 2019, com a expansão para o formato de festival, promove um grande encontro entre audiência, cadeia produtiva e cineastas: Mostra de filmes; Encontros com painéis, debates, masters e oficinas; Cabíria LAB para o estímulo ao desenvolvimento de roteiros e carreiras. 

Junte-se a nós e seja parceir@! 

www.cabiria.com.br

CONTATO

Contato

  • Instagram
  • Facebook

obrigado pelo envio

bottom of page