Nossa história

Nossa história teve início nos anos 70 com o Sr. João Soter Corrêa e seu filho José Carlos Corrêa, conhecido como Zeca ou Zequinha e tem como data de fundação 24/12/1979.

A família originária de Santa Catarina veio inicialmente para montar uma fábrica de conservas de palmito. Após um período de trabalho, o ramo começou a enfrentar dificuldades e pensando em outra atividade para sustento de sua família e colaboradores, João Soter e Zeca perceberam que existia demanda por balas de banana e que a nossa região era abundante em frutos de excelente qualidade. Assim, a família iniciou o negócio.

Foi em Santa Catarina que encontraram o Sr. Zezo, profissional experiente na área de doces de banana, que aos poucos foi desenvolvendo a receita. Ao longo dos anos, o Jair (já falecido) e o Osvaldo, que trabalha conosco até hoje, preservaram o “saber fazer” das nossas balinhas ao longo dos seus 40 anos de tradição.

O início da comercialização foi sem papel, vendidas para as bancas da BR 277, entregues pelo próprio Zeca. Isso explica a “tradição” de turistas e viajantes que compram nossas balinhas quando passam pelo litoral, afinal, começamos lá e crescemos juntos com todas aquelas bancas.

Foi então que o Zeca e seu pai pensaram em um papel para embrulhar as balas. Idealizando e desenhando manualmente sua arte e cores, Zeca nem imaginou que justamente isso tornaria a nossa marca tão conhecida como as BALAS DO PAPELZINHO VERDE.

Inicialmente eram embaladas manualmente pelos funcionários, que levavam caixas para casa e traziam prontas no dia seguinte para empacotar. Trabalho demorado e muitas vezes não muito lucrativo, pois imaginem quantas balas ficavam pelo caminho? Mas foi assim até a compra de máquinas para embrulhar, acelerando e melhorando o processo de produção.

O segredo da nossa embalagem:

Tentamos embrulhar em embalagem plástica e com outro formato, mas não deu certo, nossa bala, produto natural, livre de conservantes precisa ser exatamente assim, embalada em papel, com este formato, preservando aquilo que temos de mais importante, nosso produto e nossa marca.

A produção foi aumentando, o mercado foi se fortalecendo e a bala do Zequinha foi ganhando cada dia mais reconhecimento.

Nossa matéria-prima, a banana caturra ou nanica, vem do litoral do Paraná, nos arredores de Guarequeçaba. Esse fruto tão especial vem de pequenos produtores locais, fomentando a economia local e fortalecendo as inúmeras famílias.

Mesmo nos adequando as novas leis, aumentando a produção, nossa bala ainda tem muito de um produto artesanal. O descasque da banana manual, os cuidados especiais com nossa massa, nosso saber fazer que traz consigo uma família de funcionários que estão a décadas conosco traduz a nossa essência, a alma da nossa história.

Com o prematuro falecimento do Zeca em 2012, nossa empresa se reorganizou e mostrou que uma equipe de colaboradores forte, que trabalha com propósito, uma família unida e amigos de confiança foram a base para manter a empresa fortalecida. Hoje ela é administrada pela esposa e filha do Zeca, que trabalham seguindo o mesmo propósito e construindo um novo e sólido capítulo nesta história.

Nosso aniversário de 40 anos foi marcado pelo reposicionamento da marca no mercado e lançamento de novos produtos, pois entendemos que além de manter nossa bala sempre com o mesmo “gostinho”, ela se tornou uma troca de afeto.

“Nossos produtos traduzem esse amor, registram memórias e ajudam a contar histórias”.

Nossa missão

Produzir com excelência produtos de qualidade para nossos clientes, preservando nosso sabor e originalidade.

Buscar a melhoria contínua sem perder a essência, gerando o crescimento sustentável para a empresa e seu entorno.

Nossos valores:

  • Tradição;
  • Ética e honestidade;
  • Harmonia com a comunidade, colaboradores, fornecedores e meio ambiente;
  • Humildade – Crescer sem perder a essência;
  • Família;
  • Desenvolvimentos sustentável;

Nossa visão

Ser reconhecida pela tradição e qualidade na produção de balas de banana e outros produtos que representem a história da marca e ser inspiração para o resgate de valores e tradição.

Nossa amada cidade:

Indicação geográfica e sustentabilidade

O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire).

FONTE:https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/indicacao-geografica/o-que-e-indicacao-geografica-ig

E como ganhamos esse reconhecimento?

Ao longo de mais de 40 anos de história, preservamos nosso saber fazer e nossos valores, estimulando e valorizando a produção local em todas as etapas do processo. A história da nossa marca se confunde com a própria história e tradição de Antonina, que, ao longo dos anos, ganhou notoriedade e reconhecimento como a cidade da Bala de Banana, resultado de um trabalho construído pelas mãos da nossa gente, de produtores de banana aos baleiros, entre tantos outros, e que fez com que conquistássemos pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o reconhecimento de Indicação Geográfica de Procedência (IG). Ou seja, quando os produtos chegam às mãos dos nossos clientes, eles podem ter certeza de que estão levando consigo uma longa e bonita história, uma família de produtores, colaboradores e sócios que trabalham diariamente para montar essa essência viva.

Com tudo isso, hoje não trabalhamos apenas produzindo balas, mas ajudamos a fomentar o desenvolvimento local de todo o nosso território, já que ter um produto com IG (indicação geográfica) é uma grande oportunidade de desenvolvimento local para todos. Atrair turistas para a região de origem do produto, valorizar a nossa cultura e incentivar o comércio local fazem parte dos nossos objetivos porque acreditamos que ninguém cresce sozinho, ao contrário, somos também muito responsáveis pelo desenvolvimento sustentável do nosso território e assim cumprimos nossa missão.

Sustentabilidade e respeito à natureza

Nossa empresa pratica ações sustentáveis e está se preocupa em minimizar sua pegada ecológica de ponta a ponta. Além do nosso principal produto ser embalado em papel, impactando diretamente na diminuição de resíduo plástico, pensamos muito quando desenvolvemos nossos produtos. Priorizamos produtos que tenham o nosso propósito, que não sejam apenas produtos descartáveis. Queremos que eles contem histórias e gerem memórias afetivas.

Priorizamos que nossos resíduos sejam destinados para reciclagem em nossa região mesmo e nosso resíduo orgânico, que são as cascas de banana, são destinados para sítios da comunidade local para geração de adubo para a agricultura e alimentos para animais.

Além de tudo isso, nossos painéis solares geram energia suficiente para abastecer a fábrica e mais 3 residências, minimizando o impacto na região, sendo energia alternativa, limpa e renovável.

Com todas essas iniciativas, adquirimos o SELO AGIR SUSTENTÁVEL, um reconhecimento pela prática de ações sustentáveis. Desta forma, nosso cliente tem ainda mais confiança que nossas ações fazem parte da política da empresa.

Tabela nutricional

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:

Fale conosco

vendas@balasantonina.com.br
+55 (41) 3432-1240
(fone e whats)

Loja virtual

Adquira os nossos produtos e
ajude nossa comunidade local.

Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Soter Ltda ME
CNPJ: 77.570.596/0001-90
Abrir chat
1
Chat Balas Antonina
Olá! 👋
Precisa de ajuda?