FRANCIS BAIARDI - ARTISTA E EDUCADORA INDEPENDENTE 

O QUE FAÇO

ARTE EDUCAÇÃO E CULTURA

ESPETÁCULO PRESENÇAS

SALVE OS POVOS ORIGINÁRIOS

"O mundo está em suspensão. O momento é de recolhimento, de silêncio. A experiência do isolamento social, para enfrentar o horror do novo coronavírus, pode trazer lições valiosas à humanidade. "Se essa tragédia serve para alguma coisa é mostrar quem nós somos. É para nós refletirmos e prestar atenção ao sentido do que venha mesmo ser humano". Ailton Krenak

Direitos humanos e educação


Um pouco sobre mim

Amazonense, artista independente, pesquisa, cria e atua na dança - contemporânea, processos de criação e improvisação. Provocadora e Orientadora da Contem Dança Cia. Diretora da Contem Produção Cultural. Membro do Grupo Porra de Pesquisa Cientifica em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Integrante do Movimento Levante MAO . Integra o Fórum de Mulheres Afro-ameríndia e caribenha Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. Artista Independente que participou da construção do Fórum de Dança do Estado do Amazonas. Recebeu diversos prêmios da Fundação Nacional das Artes, do Governo do Estado do Amazonas e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - Manauscult, tais como: Artes Cênicas na Rua e Petrobras de Dança Klauss Vianna; Programa de Apoio às Artes/AM; Edital de Pautas/AM e Prêmio Conexões Culturais.

Atualmente trabalha na criação da obra Eu sou sob a orientação da artista Dudude Herrmann, uma parceria com a Produção DUDUDE, também na Coordenação do projeto Sexta Que Dança Toc na Tela e na coordenação de produção do projeto Contem Convida Lives.

Trabalha como coordenadora e professora do projeto Apoena - Arte na Zona Norte. Atua como artista/professora convidada nos coletivos de artista, associações de dança e projetos sociais.

Artista independente do Brasil convidada para apresentar seu pensar ser e existir dança em projetos nacionais, entre eles: Projeto EM Pauta- SESC PALLADIUM/BH, ano 2016; Virada Sustentável- Manaus AM, ano 2016; Projeto Cruzamentos - Sesc Ipiranga/ São Paulo,ano 2019; Diálogo com a Rede Sola de Dança/BH; Diálogos da Porra: ancestralidade indígenas e negras na dança/BA; Midiateca em Movimento - Dança e Cultura/RJ.

Idealizadora e realizadora dos projetos artísticos, culturais, sociais e educacionais: Sexta Que Dança/AM; Contem Dança Convida Lives; ImprovisaTEM; Apoena - Arte na Zona Norte; Formar e Informar Dança; Feijoada Cultural da Cidade; Chico - o corpo em Cores e Sons; Dinahí; Imagens. Ensaios e Insights; T(EU) Olhar; Quase Invisível; Moção e Emoção MOVE..; Episódio I e II; A Rua Dança; Presenças; Transpirar Arte; Apoena - Aquele que Vê longe.

Mestranda em Ciência da Educação pela UNIDA. Pós-Graduada em Psicomotricidade pela Universidade Gama Filho-AM. É formada pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, com Licenciatura em Dança. Possui formação no Curso Técnico em Dança da FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Artista amazonense parceira da Cie Le Rêve de La Soie/França, realizando um intercâmbio artístico internacional com apresentação, palestra, oficinas e residência artística em Marseille/FR - Capital Européia da Cultura 2013. Assistente de Direção e intérprete do espetáculo Presenças - Cie Le Rêve de La Soie/FR Realizou uma residência artística, apresentou espetáculo e ministrou oficina de dança contemporânea na Guiana Francesa pela Cia Norma Claire e Association Ante-podes, nos 5° Reencontre de Danses Métisses, como colaboradora da Índios.com Cia de Dança. Atuou como professora de dança contemporânea, dança clássica e improvisação na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atuou como professora de dança clássica do Balé Folclórico do Amazonas. Foi uma das realizadoras do Laboratório Contemporâneo, um evento que marcou a dança no Estado do Amazonas. Atualmente é professora e artista atuante nos coletivos de artista e associações de dança e projetos sociais.

Participou da Mostra Coreográfica, em 1997 e 1998, da Escola de Dança da FUNCEB. Trabalhou com companhias e grupos de dança na cidade de Manaus, Salvador e New York (USA), como: Grupo Espaço de Dança do Amazonas- GEDAM; Cia de Dança do SESC; Renascença Grupo de Dança; Cia Viladança e Dance Brazil.

Estudou com Conceição Souza, Marta Marti, Betti Gleber, Fafá Daltro, Carlos Moraes, Sônia Gonçalvez, Clayde Morgan, Nildinha Fonseca, Alice Becker, Joffre Santos, Lia Rodrigues, Zebrinha. Trabalhou com coreógrafos como Carlos Durval, Conceição Souza, Jorge Kennedy,

Simone Erbeck, Cristina Castro, Jorge Silva, Matias Santiago, Gisela Rocha e Valério Césio.Bailarina-intérprete da Cia.Dance Brasil, sob direção de Jelon Vieira participando de turnê

pela América Latina e Europa. Intérprete-criadora no "Ateliê de Coreógrafos Brasileiros Ano III e Ano IV" -2004/2005, realizado anualmente pela produtora EP Produções (BA).

Realizou assistência de coreografia para a Cia. de Dança/Capoeira Alabama (BA). Em 2008, foi professora de ballet clássico do Balé Folclórico do Amazonas e atuou como uma das organizadoras da primeira edição do "Laboratório Contemporâneo", um evento que marcou a história da dança em manaus. No ano de 2010/2011 participou de II e III Festival Amazonas de Dança-FAD e do 6° Rencontres Internacional de Danses Métisses- Guiana Francesa. Curadora II Mostra Internacional de Dança do Amazonas- MIVA. 

FRANCIS BAIARDI


TODOS OS POVOS

Eu sou os registros de muitos corpos de um passado e presente. Eu sou da Amazônia. 


PROJETOS VOLUNTÁRIOS

APOENA - ARTE NA ZONA NORTE/AM


MEIO AMBIENTE URGENTE!

CLAMOR PELA AMAZÔNIA!

© 2020 Artista Educadora Sobrevivente Autônoma 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora