Agenda internacional de missões oficiais, feiras, eventos, reuniões e encontros de imersão ou de benchmarking do Ministério da Agricultura e Pecuária
Maio / 2025
Congresso da International Seed Testing Association 2025
Data: 01 a 11 de maio
Local: Christchurch, Nova Zelândia
Representar o laboratório no Congresso nas discussões das mudanças propostas na revisão das Regras Internacionais para Análise de Sementes da ISTA 2026; acompanhar as discussões dos Comitês Técnicos da ISTA e participar do simpósio "Qualidade de Sementes para a Segurança Alimentar Global e Biodiversidade". O congresso é um evento realizado a cada três anos pela Associação Internacional de Análise de Sementes (ISTA, em inglês) em que são apresentadas as mais recentes pesquisas, inovações tecnológicas e trabalhos científicos referentes à análise e tecnologia de sementes desenvolvidas em diversos países do mundo.
-Auditor Fiscal Federal Agropecuário (SDA), Júlio César Garcia
Missão Oficial em Angola
Data: 04 a 07 de maio
Local: Luanda, República de Angola
Missão empresarial. Contato com autoridades angolanas, visitas a fazendas em produção, mecanismos de incentivos e áreas destinadas a concessão de uso da terra. Cujo objetivo é explorar as possibilidades de investimentos ligados a produção agropecuária em Angola.
- Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro
- Assessor Especial do Ministro (GM), Carlos Ernesto Augustin
- Assessora (AECS/GM), Sissy Hiraga Cambuim
- Coordenador-geral de Promoção de Investimentos Estrangeiros e Cooperação (SCRI), André Minoru Okubo
Reunião técnica
Data: 05 a 10 de maio
Local: San José, República da Costa Rica
Participar de reunião de liderança executiva sobre a transformação dos sistemas alimentares, que será realizada na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.
- Diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (SDI), Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil
Missão Oficial à China
Data: 09 a 18 de maio de 2025
Locais: Pequim e Nanjing, República Popular da China
Aproximação técnico-científica sino-brasileira: reuniões governamentais, reuniões com o setor privado e encontros com instituições chinesas.
- Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro
- Secretário de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), Luis Renato de Alcântara Rua
- Diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade (SCRI), Augusto Luis Billi
- Coordenador de Investimentos Estrangeiros (SCRI), Thiago Luiz Mendes Arcebispo
- Diretora do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (SCRI), Ángela Pimenta Peres
-Chefe do Serviço Regional de Monitoramento em Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados (SDA), Eder Victor Braganti Toppa
- Chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social (GM), Carla Madeira Gonçalves Simões dos Reis
-Coordenadora-Geral de Comunicação Social (GM), Patricia Távora Dias
- Chefe de Gabinete (GM), Wilson Gambogi Pinhiero Taques
- Gerente de Projetos (SCRI), Priscilla Stefany Costa Santos Burmann Weberling
Promoção comercial da carne bovina brasileira organizado pela Embaixada do Brasil
Data: 10 a 16 de maio
Local: Adis Abeba, República Democrática Federal da Etiópia
Participar em evento de promoção comercial da carne bovina brasileira organizado pela Embaixada do Brasil na Etiópia, proferindo palestras técnicas sobre os controles oficiais realizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para assegurar a qualidade sanitária dos produtos exportador; participar de reuniões técnicas com autoridades governamentais e reguladoras envolvidas na definição das regras e requisitos sanitários de importação de carnes; e auxiliar a Adidância Agrícola do Brasil na construção de plano de cooperação técnica entre o Mapa e o Ministério da Agricultura Etíope, em assuntos de defesa agropecuária.
- Assessor Técnico Especializado (SCRI), Manoel Augusto Soares Junior
Grupo ad hoc da Organização Mundial de Saúde Animal
Data: 10 a 17 de maio
Local: Paris, República Francesa
Participar do evento como um dos especialistas membros do Grupo adHoc. Os Grupos são parte da estrutura da OMSA e servem para fornecer aconselhamento técnico especializado sobre um tema definido em seus Termos de Referência. O objetivo do Grupo ad hoc sobre normas do Código Terrestre relativas à zonificação é revisar o atual Capítulo 4.4, “Zonificação e compartimentalização”, do Código Terrestre, a fim de assegurar que os princípios e definições fundamentais para a implementação da zonificação estejam claros e adequados ao propósito. Essa revisão incluirá a análise das definições atualmente vigentes e a avaliação da necessidade de incluir definições adicionais.
- Auditor Fiscal Federal Agropecuário (SDA), João Marcos Nacif da Costa
Curso sobre Controles de Mercado nos setores agroalimentar, vinícola e de bebidas espirituosas
Data: 11 a 17 de maio
Local: Viena, Áustria
Aprimorar o conhecimento e promover a harmonização das abordagens e práticas adotadas pelos Estados-Membros da União Europeia. O curso busca aumentar a eficácia das autoridades competentes e dos organismos de controle delegados na verificação do cumprimento das disposições legais da UE relativas às indicações geográficas e especialidades tradicionais garantidas de produtos agrícolas e alimentares, vinhos e bebidas espirituosas.
- Químico (SDA), Luca Correia Martins da Silva
- Farmacêutica (SDA), Leticia Rêgo de Almeida
Curso "Controles veterinários em postos de controle de fronteira, a porta de entrada sanitária para a União Europeia"
Data: 13 a 28 de maio
Local: Lyon, República Francesa
O curso aborda aspectos práticos e teóricos relacionados à inspeção documental e física de animais e produtos de origem animal, gestão de riscos sanitários, utilização do sistema TRACES da União Europeia, além de requisitos legais para a entrada desses produtos no território europeu. A participação visa, assim, fortalecer a atuação do Serviço Veterinário Oficial brasileiro, contribuindo para a harmonização com padrões internacionais, para o acesso a subsídios que possam apoiar a eventual ampliação do acesso de produtos agropecuários brasileiros ao mercado europeu, bem como para a aprendizagem de boas práticas a serem consideradas na melhoria dos controles sanitários nacionais.
-Auditor Fiscal Federal Agropecuário (SDA), Gabriel Batista de Oliveira Borges
54ª Sessão do Grupo de Trabalho Técnico da UPOV para Culturas Agrícolas
Data: 16 a 25 de maio
Local: Arusha, República Unida da Tanzânia
A participação do Brasil nos grupos de trabalho da UPOV reflete em âmbito internacional o cuidado em preservar os direitos dos obtentores no país, propiciando manifestar seus posicionamentos nas discussões técnicas e de normativos, entre outros assuntos de harmonização relativos à proteção de cultivares, bem como intervir nos documentos oficiais que servem como referência aos países membros. A participação do Brasil nesta reunião, permitirá que as especificidades do Brasil sejam contempladas nas diretrizes que vierem a ser produzidas ou aprovadas, afetando os trabalhos do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares do Mapa e os interesses do país. Adicionalmente, o estreitamento de relações com representantes de outros países facilita a realização de intercâmbio técnico, fundamental para análise de pedidos de proteção de obtentores estrangeiros.
-Auditor Fiscal Federal Agropecuário (SDA), Maria José Fachini de Oliveira Paron
Congresso Mundial de Sementes 2025
Data: 17 a 23 de maio
Local: Istambul, República da Turquia
Participar das sessões plenárias e em reuniões paralelas, representando o órgão em debates sobre: Pesquisa, desenvolvimento, registro e proteção de cultivares; Produção e mercado de sementes; Sistemas de regulamentação; Questões fitossanitárias; Práticas ilegais de produção e comércio; Edição gênica e biotecnologia e legislações nacionais e regionais. As reuniões paralelas proporcionarão um espaço privilegiado para o intercâmbio de boas práticas e para o estabelecimento de parcerias estratégicas com autoridades regulatórias, pesquisadores, empresas e demais stakeholders.
-Chefe da Divisão de Sementes (SDA), Bruno Magalhães Roncisvale
- Coordenadora-geral de Sementes e Mudas (SDA), Izabela Mendes Carvalho
Thaifex Anuga Asia
Data: 22 de maio a 02 de junho
Local: Bangkok, Reino da Tailândia
Coordenar o Pavilhão Brasil na feira, propiciando espaço e condições para as empresas brasileiras aumentarem sua inserção internacional, de modo a abrir novos mercados e ampliar a participação dos produtos brasileiros do agronegócio no mercado internacional.
-Coordenadora-geral de Promoção Comercial (SCRI), Fabiana Maldonado
Visita técnica a Costa Rica
Data: 24 de maio a 08 de junho
Local: San José, República da Costa Rica
Ministrar treinamento sobre desenvolvimento e validação de métodos analíticos para as autoridades na área de alimentos naquele país em um método específico de análise de resíduos de agrotóxicos polares em matrizes vegetais e animais.
- Auditor Fiscal Federal Agropecuário (SDA), José Ailton Gonçalves
Missão Técnica à República de Camarões
Data: 24 de maio a 01 de junho
Local: Iaundé, República de Camarões
Estabelecer o quadro geral de cooperação bilateral com o país, em especial ações para o desenvolvimento da cacauicultura, fomentando inovações tecnológicas, a construção de um setor cacaueiro economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente sustentável, além de incentivar o intercâmbio de experiências, a transformação e o consumo local, bem como contribuir para o combate à pobreza nas regiões produtoras de cacau. A agenda da missão inclui reuniões com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, com o Ministério da Pecuária, Pesca e Indústrias Animais, e a Sociedade de Desenvolvimento do Cacau - SODECAO da República de Camarões, além de visitas a unidades de produção e beneficiamento de cacau naquele país, visando embasamento à prospecção de projetos de cooperação na área da cacauicultura.
-Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Pedro Alves Correa Neto
- Coordenador de Cooperação Internacional (SCRI), Lucas Fiuza de Moraes
Curso de capacitação em Resíduos de Produtos Fitofarmacêuticos
Data: 24 de maio a 07 de junho
Local: Stuttgart, República Federal da Alemanha
Capacitar profissionais de laboratórios de controle de alimentos e da administração pública de diversos países, sobretudo países em desenvolvimento, tratando sobre métodos de amostragem e análises de produtos alimentícios e alimentos para animais. A participação do Mapa é importante para se ter um conhecimento mais avançado sobre as técnicas empregadas em outros países e para atualização da metodologia e das normas internacionais aplicadas para a análise de resíduos e contaminantes de alimentos, que são atualmente realizadas nas unidades RCA dos LFDAs.
-Técnico de Laboratório (SDA), Ana Carolina de Oliveira Nascimento
Missão Empresarial Magreb 2025 e acompanhar o Ministro em missão oficial no continente europeu
Data: 24 de maio a 14 de junho
Locais: Argel (República Argelina Democrática e Popular), Túnis (República da Tunísia), Rabat (Reino do Marrocos), Paris (República Francesa) e Lisboa (República Portuguesa)
A programação incluirá visitas técnicas, seminários sobre os mercados locais e encontros de negócios, proporcionando uma imersão nos ambientes comerciais dos cinco países
-Diretora do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (SCRI), Ângela Pimenta Peres
66ª Sessão do Conselho Internacional do Açúcar
Data: 25 a 30 de maio de 2025
Local: San Jose, Costa Rica
Participar do Conselho Internacional do Açúcar, formalmente conhecido como Organização Internacional do Açúcar (OIA), que é um organismo internacional que tem como objetivo principal o desenvolvimento e a manutenção de acordos internacionais sobre o açúcar. Atua como um fórum para negociações, troca de informações e promoção da cooperação entre países produtores e consumidores de açúcar.
-Coordenador-geral de Cana-de-Açúcar e Agroenergia (SPA), Luiz Gustavo Wiechoreki
Subcomissões de Assuntos Técnicos Quarentenários - Mercosul SCT8
Data: 25 a 31 de maio
Local: Buenos Aires, Argentina
Finalizar as alterações que sofreram os Sub-estanderes de maçã e pêra para que estes possam novamente serem elevados para a Comissão de Quarentena Vegetal. Provavelmente outros 4 Sub-estandares estarão em discussão, damasco, ameixa, cereja doce e cereja azeda.
-Coordenador-geral de Fiscalização e Certificação Fitossanitária Internacional (SDA), Fabrício Franco Caixeta
- Auditor Fiscal Federal Agropecuário (SDA), Tiago Rodrigo Lohmann
Avaliação do sistema italiano de inspeção de frutas e hortaliças
Data: 25 de maio a 1º de junho
Local: Roma, Itália
Realizar um benchmarking técnico das metodologias e protocolos italianos de controle fitossanitário e certificação de frutas e hortaliças frescas, visando captar subsídios para aprimorar a plataforma de emissão automatizada de certificados de conformidade, fortalecer a harmonização de critérios de inspeção no âmbito da OCDE e promover o intercâmbio de conhecimento que qualifique ainda mais a atuação dos auditores-fiscais federais agropecuários.
- Auditor Fiscal Federal Agropecuário (SDA), Rafael Ribeiro Gonçalves Barrocas