Como a tecnologia ztrax Tracing muda a gestão de produção na indústria

Empresas investem incontáveis horas para garantir soluções que contemplem a logística interna de ativos durante o processo de produção, incluindo movimentação de produtos acabados. O ecossistema interno em uma linha de montagem é tão intenso que qualquer descuido pode gerar atrasos na linha de produção, com reflexos negativos na entrega.

A solução para que as operações não se percam neste volume de equipamentos, veículos e de pessoal está na adoção de tecnologia tracing RTLS (Localização em Tempo Real). A produção pesada acontece nos grandes galpões com muito espaço para transitar e a movimentação intensa de pessoas, cargas, peças, caminhões e empilhadeiras pode gerar erros capazes de paralisar qualquer operação:

“O que as empresas de primeira linha precisam começar a adotar são soluções que priorizem a localização de cada detalhe, seja uma peça, um molde, um ativo pesado ou seus colaboradores. Dependendo da indústria, o valor dos componentes pode chegar a vários milhões de euros e, se não tomar cuidado na movimentação interna, o caos pode se instaurar” explica Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de monitoramento de pessoas e ativos.

RTLS elimina erros fabris
No momento em que fábricas e montadoras implementam o sistema baseado em equipamentos localizadores, que realizam a cobertura de ambientes determinados na área de operação com os equipamentos e colaboradores utilizando tags, o controle interno evolui significativamente:

“A solução contempla também tags que permanecem fixados em empilhadeiras e outros veículos da operação. A movimentação interna ganha em segurança e eficiência, diminuído os casos sinistros, melhorando os deslocamentos através de comparativos de percursos realizados e até mesmo possíveis desvios de cargas ou produtos” conta Lonzetti.

Controle do acesso ao estoque
Ao permitir que um funcionário transporte itens em uma linha de produção sem mecanismos de controle, o estoque ficará fora de controle. A solução precisa contemplar a realidade da produção, envolvendo o acesso às peças 24 horas, certificando que apenas os funcionários corretos estejam nesta instalação:

“O gestor precisa ficar atento a todos os detalhes, principalmente quando se trata de equipamentos de alto valor, essenciais para a produção. É preciso que o ecossistema da produção seja monitorado o tempo todo, antecipando problemas de movimentação e corrigindo pontos de gargalo que antes não eram detectados com precisão, trazendo assim prejuízos” completa Lonzetti.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.