Notícias

Projeto usa CubeSat para antecipar deslizamentos de terra

Protótipo de satélite foi desenvolvido por equipe do Clube Extracurricular de Astronomia do Colégio Sesi da Indústria do CIC

17/07/2023

compartilhe

Estudantes do Colégio Sesi da Indústria do CIC, de Curitiba, embarcaram hoje com destino a São José dos Campos-SP, para apresentar um projeto na Semana EAT (Escola Avançada de Tecnologia), uma semana de imersão em tecnologia para os premiados nas Olimpíadas organizadas pelo Instituto Alpha Lumen.

Os membros do Clube Extracurricular de Astronomia GalaxCIC estão participando do Desafio da OICEA e construíram um protótipo de CubeSat – tipo de satélite miniaturizado usado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras – que atendesse uma demanda da Terra.

De acordo com a professora Luianne Rodrigues dos Santos, que acompanha os alunos no evento, a ideia da equipe é usar o CubeSat como integrador de dados para antecipar deslizamentos de terra em rodovias localizadas em regiões serranas. Um problema real dos paranaenses!

 

Saiba mais sobre o projeto

O projeto foi desenvolvido para abordar a problemática dos deslizamentos de terra na Serra do Mar, que são ocasionados pelas características geológicas, geotécnicas e geomorfológicas da região, aliadas às descontinuidades hidrológicas decorrentes de fatores climáticos. Esses elementos combinados tornam a região suscetível a esse tipo de evento.

Com o objetivo de prever esses deslizamentos e evitar riscos à vida humana, o projeto propõe a utilização de um CubeSat como integrador de dados. Para isso, os alunos adotaram sensores especializados, como um sensor de umidade, um inclinômetro e um sensor acústico, a fim de detectar condições propícias para deslizamentos de terra.

O CubeSat atuaria como ponto central para a coleta e análise desses dados, que seriam integrados com informações provenientes de satélites meteorológicos. Dessa forma, espera-se obter previsões mais precisas das condições climáticas que potencializam esses desastres, incluindo chuvas intensas.

A abordagem proposta visa aprimorar o monitoramento e a prevenção de deslizamentos de terra, fornecendo informações detalhadas e atualizadas. Com a detecção antecipada de fatores de risco, como altos níveis de umidade do solo e inclinações acentuadas em encostas, busca-se proporcionar alertas precoces às autoridades responsáveis pela segurança pública e gestão de desastres.