Comer fora com crianças pode significar pratos de dedos de frango e tigelas de espaguete amanteigado. Mas na cidade de Nova York, o lugar mais dinâmico e delicioso do planeta para comer, a hora das refeições é um playground culinário, uma oportunidade para seus filhos mergulharem em um mundo de bolinhos, sushi, carnes, bibimbap e muito mais. Tudo o que você precisa é de um mapa para navegar pela paisagem e encontrar o melhor que a cidade tem a oferecer.
É aí que entramos. Reunimos uma lista de restaurantes para crianças (e aprovados pelos pais), uma cervejaria do Brooklyn com pizza para as crianças enlouquecerem, um local cantonês assassino em Chinatown, comida de rua mexicana com um toque de diversão no Bronx, que são, acima de tudo, simplesmente ótimos lugares para comer. Continue lendo para ver locais que cuidarão de seus filhos, deixarão você se sentir como adultos e darão a todos um verdadeiro sabor do cenário gastronômico de NYC.
Al Badawi
151 Atlantic Ave., Brooklyn Heights, Brooklyn (também localizado no Upper East Side, Manhattan)
Culinária: Palestino, Oriente Médio
Se você estiver saindo do Brooklyn Bridge Park ou voltando para a balsa da Governors Island, vá para Al Badawi, um lugar festivo perfeito para crianças de alta energia (leia: você pode fazer barulho e ninguém vai se importar). Na frente, há um forno de pão, e as crianças podem assistir aos padeiros jogarem massas, assadas até ficarem quentes e bufantes para a travessa de mezze exclusiva do restaurante, uma variedade de molhos como homus, bababa ghanoush, tabuleh e labneh. O cardápio é repleto de pães achatados (pense em pizzas do Oriente Médio), pratos de arroz em camadas (frango, cordeiro ou carne bovina com cenoura, ervilhas e ervas), shawarma, falafel e kebabs variados, tudo em porções individuais ou em estilo familiar. É BYOB, então, antes, entre no Heights Chateau pelo bloco e traga uma garrafa ou duas.
Melhor para: Um banquete em estilo familiar

Courtesy, Boon Dee Moo Ka Ta
Boon Dee Moo Ka Ta
168-11 Union Turnpike, Meadows frescos, camas queen-size
Cozinha: Tailandês
Para uma refeição que também é uma experiência, há o Boon Dee Moo Ka Ta, um favorito do Queens para churrascos tailandeses e panelas quentes. A interatividade começa no bufê. Escolha sua proteína entre opções como camarão marinado, carne suína, carne bovina e lula; em seguida, receba seus complementos (noodles, legumes, ovos) e alguns aplicativos para comer (rangoon de caranguejo, gyoza, rolinhos de camarão), além de molhos que vão doce ao picante. De volta à sua mesa, acenda a grelha, que é cercada por um fosso de sopa, onde você cozinhe seus macarrão e legumes enquanto cozinha sua proteína. É muita comida e muita diversão, e você tem 90 minutos para se encher. Crianças de 4 a 7 anos pagam uma tarifa reduzida e menores de 4 anos comem gratuitamente.
Melhor para: Jovens cozinheiros que querem ajudar a fazer a refeição
Taqueria de Colima
608 E. 187th St., Belmont, The Bronx
Cozinha: Mexicano
Este restaurante familiar do bairro faz comida de rua mexicana incrivelmente deliciosa. Os burritos recheados são finalizados na grelha, então são servidos quentes e tostados, com pedaços de queijo derretido. O Colima também faz tacos incríveis, como birria, al pastor, carne asada, mas é conhecido por seus quesatacos, os tacos quentes e crocantes, fritos com fritura e recheio de queijo. As crianças terão um chute de especiais da estação, como os elotes e esquites polvilhados Flamin’ Hot Cheetos, que apareceram no cardápio. Enquanto isso, os adultos podem desfrutar de micheladas com bordas revestidas de Tajín e margaritas congeladas com paletas como complementos. Churros fritos são obrigatórios para a sobremesa.
Melhor para: Concecções inesperadas e divertidas
Dee’s
107-23 Metropolitan Ave., Forest Hills, Queens
Culinária: Eclético
Foi em 1993 que Dee Arabian, nativo de Forest Hills, abriu sua pizzaria a lenha na Metropolitan Avenue, um pequeno local para tortas feitas à mão e boa companhia. Trinta anos depois, ele ainda dá as boas-vindas aos vizinhos, muitos dos quais cresceram vindo para Dee’s toda semana quando criança e agora trazem sua própria cria. Ao longo das décadas, a Arábia expandiu o restaurante e o menu, adicionando asas de churrasco, almôndegas de ferro e frigideira, bolinhos de macarrão com queijo (!) e uma lista incluindo massas, saladas e filés. Este lugar é a personificação da família; honestamente, não há nada que a cozinha não faça por uma criança.
Para fãs de: Sentir-se como um regular

Courtesy, Great N.Y. Noodletown
Grande N.Y. Noodletown
28 Bowery, Chinatown, Manhattan
Culinária: Chinês
O Great N.Y. Noodletown é lendário. É uma instituição de Nova York há mais de 40 anos, conhecida pela saborosa comida cantonesa. Dito isso, não há vibração aqui, a menos que a iluminação fluorescente e uma trilha sonora de pessoas felizes tocando macarrão seja sua ideia de atmosfera. Mas você não está aqui para uma decoração moderna elegante, então entre, ganhe dinheiro no caixa eletrônico no saguão (não são aceitos cartões de crédito) e sente-se em uma mesa redonda do tamanho de um banquete. O menu é quase enciclopédico, mas algumas coisas brilham. Você vai querer o frango com molho de soja e alho e gengibre, os brotos de ervilha salteados, uma tigela grande de sopa wonton (com ou sem macarrão) e qualquer um dos pratos de frutos do mar assados ao sal. Se você estiver com um grande grupo de aventureiros, acrescente a lula com cebolinha e macarrão frito com frutos do mar. Todos vocês estarão limpando seus pratos em breve.
Para fãs de: A melhor comida chinesa
Casa do Gus’s Chop
215 Union St., Carroll Gardens, Brooklyn
Culinária: Churrascaria
Não se deixe dissuadir pela decoração elegante e baixa iluminação no Gus’s; esta churrascaria é super familiar. O chef Chris McDade tem uma linhagem séria: abriu Popina, nas proximidades, e trabalhou no Maialino, agora fechado por Danny Meyer, mas também é pai de um filho que compartilha o nome do restaurante. Ele está perto de sua comunidade de Carroll Gardens, muitos dos quais têm pelo menos um carrinho de bebê. Escolha entre belos cortes de carne (casa de carne, cabide e costela) e acrescente acompanhamentos com legumes, como repolho com tahini de alho preto e dukkah de amendoim e espinafre em creme com Comte. O suculento hambúrguer gigante (e ofertas especiais ocasionais, como um pãozinho de linguiça da casa com mostarda granulada) deve agradar o conjunto mais jovem, ou você pode pedir um queijo grelhado fora do menu. E se as crianças não gostarem da torta de bordo salgada, isso significa mais para você.
Melhor para: Amantes de carnes que têm filhos

Insa. Photo: Craig Lacourt
Insa
328 Douglass St., Gowanus, Brooklyn
Culinária: Coreano
Se seus filhos não têm livros no Mean Girls , cantam K-pop dormindo ou têm um grupo de pulseiras Swiftie, eles vão adorar o karaokê no restaurante coreano Insa, e todos vão adorar o menu autêntico de favoritos coreanos do chef e parceiro Sohui Kim. Insa tem algumas opções para jantar, dependendo se você está pronto para todos sentados juntos em uma das grandes mesas na enorme sala principal (é aproximadamente do tamanho de um hangar de aeroporto) ou se preferiria um estúdio de karaokê íntimo, onde as crianças podem cantar e comer de uma só vez. Além do fantástico banchan (lanches que são uma refeição por conta própria), o chef Kim e sua equipe fazem pratos gloriosos: Churrasco DIY, costeletas de carne suína fritas e brócolis fritos duplos com molho de soja e alho doce.
Melhor para: Pratos coreanos compartilháveis com acompanhamento de karaokê
J's on the Bay
1189 Bay St., Rosebank, Staten Island
Culinária: Americana, Continental
O chef-proprietário Joe Salimeni está no comando do restaurante do bairro J’s on the Bay desde 2014, transformando-o em uma lista de espera familiar com um toque de luxo. O cardápio é acessível, com hambúrgueres, pizzas, massas e filés para o jantar e ovos e bolos quentes para o brunch. Em um dia ensolarado, o pátio ao ar livre no J’s in the Yard é um sonho para as famílias. Nas noites de quarta-feira para crianças (17h às 20h), você pode encontrar a Disney e outros Personagens na casa. É um final divertido para uma viagem à Alice Austen House ou Fort Wadsworth, nas proximidades, e um passeio de ônibus fácil do terminal para a Staten Island Ferry, gratuita e divertida.
Melhor para: Descansar depois de ver as paisagens de Staten Island
Kaiten Zushi
276 Fifth Ave., Nomad, Manhattan
Cozinha: Japonês
O Kaiten Zushi oferece às crianças uma das melhores maneiras de comer sushi na cidade, tirando-o de uma esteira de transporte com tirolesa. A diversão começa com a realização de pedidos em um tablet: há nigiri, pãozinho e maki, além de itens quentes como tempura e karaage. Bebidas como vinho, cerveja, saquê e refrigerantes japoneses variados chegam à sua mesa por meio de um alegre robô. Em seguida, sente-se, configure seu celular para vídeo e ouça o zumbido da esteira transportadora, parando com um toque doce quando suas seleções de alimentos chegarem. Pegue, coma e repita.
Melhor para: Fãs de sushi que querem conteúdo do TikTok

Mario's. Photo: Phil Kline
Mario's
2342 Arthur Ave., Belmont, The Bronx
Culinária: Italiano
A Arthur Avenue há muito tempo é sinônimo de restaurantes italianos americanos da velha escola que oferecem massas enroladas à mão, espresso escuro e cannoli fresco. É um destino ideal para jantar depois de um dia no Bronx Zoo ou no New York Botanical Garden. O Mario’s se destaca por alguns motivos: é um dos restaurantes mais antigos do bairro (mais de 100 anos) e, na verdade, requer reservas, o que muitos restaurantes próximos não fazem. Então, reserve com antecedência e em breve sua mesa com roupa de cama branca será coberta com antepastos (burrata e prosciutto, lula frita, spiedini), grandes tigelas de massa em cerca de uma dúzia de preparações e todos os tipos de franceses, marsala e parmigiana que você pode imaginar. Mangia!
Melhor para: Um toque do país antigo

Courtesy, Oda House
Casa de Oda
406 E. 73rd St., Upper East Side, Manhattan (também localizado em Sheepshead Bay, Brooklyn)
Culinária: Georgiano
Seus filhos podem não saber o que é um khachapuri quando chegam à Oda House, uma favorita georgiana no Upper East Side (e conveniente o suficiente para o Central Park e a Museum Mile). Tudo bem. Basta dizer a eles que é como uma calzone e depois vê-los escarpar. A versão do Adjaruli, feita com massa de pizza recém-criada em formato oval, recheada com queijo e coberta com um ovo, é um showtopper e uma das assinaturas do restaurante. Adicione uma travessa de kebabs grelhados (mtsvadi) e o prato semelhante ao chili chamado lobio, feito de feijão cozido em uma panela de argila e servido com pão de milho (mchadi). Para sobremesa, coma uma fatia do bolo de maçã Maya, com camadas de creme da Bavária e glaceado com chocolate; o nome é uma homenagem à chef Maia Acquaviva, que desistiu de uma carreira como cirurgião para seguir sua paixão por cozinhar.
Melhor para: Um sabor de algo diferente

Courtesy, Bad Cholesterol Bakery
Talea Cobble Hill (+ colesterol ruim)
61 Bergen St., Cobble Hill, Brooklyn
Cozinha: Lanches em bar elevado, pizza
Esta cervejaria artesanal fundada por mulheres no pitoresco Cobble Hill (o original acabou em Williamsburg e há novas cervejarias no West Village e no Bryant Park) foi aparentemente moldada com as famílias em mente: agradáveis para o ar e carrinhos de bebê, com mesas de piquenique grandes. No bar em forma de ferradura, mais de uma dúzia de torneiras distribuem um elenco rotativo de cervejas em estilo italiano, azedas picantes e IPAs de lúpulo. Além do menu de tábuas de queijo, mezze e pretzels, o Talea oferece pizza de massa lêveda, cortesia do parceiro Bad Cholesterol . Escolha uma margarita clássica, uma versão mais quente com pimenta calabresa e soppressata, ou uma torta que agrada a multidões, coberta com béchamel apimentado e três queijos. Se o clima estiver bom, aproveite tudo na calçada e não deixe de conferir a lista de eventos semanais no espaço do loft, que muitas vezes são adequados para famílias.
Melhor para: Crianças que querem pizza quando os pais querem um copo