Na interseção da arte e do desenvolvimento humano, a dança emerge como um poderoso canal de expressão e crescimento. Com base nas três dimensões fundamentais — apropriação, fruição e expressão — a São Paulo Escola de Dança propõe aos estudantes vivenciarem a arte da dança por meio de seus Cursos de Extensão Cultural.
Estes cursos são organizados didaticamente para estimular o aprendizado da técnica, da linguagem e da prática em dança, e/ou, também promover relações enriquecedoras com o vasto universo da cultura e o ecossistema da dança, proporcionando a cada estudante uma jornada única de aprendizado, troca de saberes e autoconhecimento.
Os Cursos a serem oferecidos visam diversas perspectivas abrangendo desde a história da dança até aspectos práticos e teóricos, passando por técnicas específicas e a integração da dança com outras formas de arte e campos do conhecimento, como filosofia, estética e comunicação. Nesse contexto buscamos:
1 - Fomentar o desenvolvimento artísticos no campo da dança do indivíduo, valorizando suas habilidades e competências tanto para aqueles que buscam especialização quanto para os que desejam explorar novos territórios da expressão corporal.
2 - Proporcionar um ambiente de vivência, reflexão e produção artística, acessível a todos que desejam expandir seus horizontes na arte da dança, seja como hobby ou profissão.
3 - Facilitar a inserção de novos talentos no dinâmico mercado de trabalho da dança, preparando-os não apenas tecnicamente, mas também para as realidades práticas da vida artística.
4 - Constituir-se um espaço de trocas e dinâmicas e ensino aprendizagem em dança dinâmicos, diversos e plurais.
Por fim, cada curso se apresenta como uma porta de entrada para um mundo onde o movimento, conhecimento, técnica e a paixão pela dança se encontram. Os Cursos de Extensão são destinados a pessoas interessadas a partir dos 16 anos. As aulas acontecem em horários e dias variados ao longo do ano divulgados previamente no site da Escola. A temática de cada curso é proposta por curadores/as convidados em diálogo com a direção artística e pedagógica com carga horária mínima de 64 horas. Ao final, de cada curso é emitido um certificado para cada aluno, com o nome do curso, o conteúdo e o número de horas trabalhadas.
R. Mauá, 51 • 3º andar • Luz • São Paulo • SP • 01028-900
Criada em 2021 por meio do Decreto Estadual nº 66.412 de 29 de dezembro de 2021 e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 30 de dezembro do 2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora.
A Escola é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos alunos a fim de ampliar a possibilidade de inserção deles no mercado de trabalho.
A Escola se estrutura em 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que têm como objetivo contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.