Decision Maker Response

Voltalia Energia do Brasil’s response

Jun 30, 2021 — POSICIONAMENTO

A Voltalia Energia do Brasil esclarece que possui todas as licenças necessárias para a fase atual do parque eólico e que já realizou e permanece realizando diversos estudos para avaliação e monitoramento de potenciais impactos na região, com propostas de ações de controle e preservação, reafirmando seu compromisso com o meio ambiente.

Sobre a petição, a Voltalia está ciente das assinaturas e ressalta que está aberta ao diálogo para apresentar o projeto e os programas que estão em andamento. O intuito da empresa é tornar o processo totalmente transparente para toda a sociedade e órgãos competentes.

Consciente desse papel e como parte da aprovação do licenciamento ambiental expedido pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos da Bahia), a Voltalia está desenvolvendo os Programas de Conservação da Arara-azul-de-lear e Conservação do Licuri, principal alimento das aves, em parceria com a Qualis Consultoria, que possui os maiores especialistas do Brasil , com vasta experiência na espécie da arara azul-de-lear. As premissas dos programas foram baseadas no Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Caatinga, com orientação do ICMbio/CEMAVE e demais entidades. Os investimentos em ações socioambientais de preservação e conservação são planejados para todo o período de vida útil do projeto e, até o momento , a Voltalia investiu cerca de R$ 2 milhões e pretende permanecer investindo durante a operação do parque.

“Entendemos a preocupação das pessoas e achamos legítimas as manifestações para proteger a fauna e flora tão rica no Brasil. A Voltalia tem como um dos seus pilares a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico do entorno de seus projetos. Reforçamos o nosso compromisso socioambiental e, acreditamos que, a presença de um projeto eólico com investimentos em programas sociais e ambientais propostos potencializar o que vem sendo feito, ampliando ainda mais as ações que são realizadas por outras entidades. Além disso, contribui para coibir o tráfico de aves e a caça ilegal, ameaças já mapeadas nos estudos realizados pelos especialistas”, reforça Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil.

A empresa esclarece ainda que tem realizado reuniões periódicas com toda a comunidade e autoridades (locais e estaduais) e ratifica que está à disposição de todos os segmentos da sociedade para apresentar o projeto e as contribuições socioambientais para a região. A Voltalia é produtora de energia limpa, com projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e reforça o seu respeito à biodiversidade e ao Brasil, país onde está presente há mais de 15 anos.


  • Shared on Facebook
  • Tweet