BRS Novaera: cultivar de feijão-caupi de porte semi-ereto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREIRE FILHO, F. R.; CRAVO, M. da S.; VILARINHO, A. A.; CAVALCANTE, E. da S.; FERNANDES, J. B.; SAGRILO, E.; RIBEIRO, V. Q.; ROCHA, M. de M.; SOUZA, F. de F.; LOPES, A. de M.; GONÇALVES, J. R. P.; CARVALHO, H. W. L. de; RAPOSO, J. A. A.; SAMPAIO, L. S.

Resumo: O feijão-caupi no Brasil vem passando por importantes avanços, tanto do ponto de vista técnico-científico quanto do socioeconômico. Particularmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, ele tem sido mais divulgado na imprensa e a oferta de suas sementes tem sido objeto de discussões no âmbito de instituições governamentais e financeiras. Na Região Centro-Oeste, principalmente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tem havido um crescimento do interesse pelo feijão-caupi, tanto por produtores empresariais quanto por produtores familiares. A partir do Pará e do Mato Grosso, o feijão-caupi está sendo exportado para países africanos e asiáticos. Com isso, tem crescido a demanda por novas cultivares que apresentem porte moderno, maturidade mais uniforme e com grãos de ampla aceitação comercial. Desse modo, procurando atender a essa demanda, está sendo lançada a cultivar BRS Novaera, que é adequada à agricultura familiar e à empresarial, permitindo a colheita manual, semi e totalmente mecanizada, com grãos de alto valor comercial.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.