Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Museu Oscar Niemeyer

Visite
Fechado

Terça a domingo, 10h às 18h

Programação

Educativo
Arte para Maiores | Eterno Feminino | Encontro 2

Encontro 2: 12 de agosto Nos encontros do Arte para Maiores de agosto, teremos uma oportunidade especial para viver uma imersão na obra da artista curitibana Teca Sandrini.  Com a presença da artista, falaremos sobre a exposição “Eterno Feminino”, em uma roda de conversa e oficina na qual conheceremos sua trajetória, que passa por três fases ("Polacas", "Fragmentos" e "Manchas") que revelam como sua arte explora a realidade, o cotidiano feminino e a transição para a abstração. Sobre o programa O Arte para Maiores é um tradicional programa educativo do MON que oferece ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. O programa promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração. Sobre a exposição que inspira a atividade A mostra “Eterno Feminino” é um recorte da produção da artista curitibana Teca Sandrini, desde a década de 1960 até a atualidade, com curadoria de Maria José Justino, em cartaz na Sala 7. São pinturas, desenhos, gravuras e esculturas que apresentam três fases de sua trajetória: “Polacas”, “Fragmentos” e “Manchas”.  Sobre a convidada Teca Sandrini (Curitiba/PR, 1944) é uma figura proeminente no cenário artístico brasileiro, distinguindo-se por sua expressiva produção artística e  por sua atuação como gestora cultural. Formada em pintura pela EMBAP (1967), a artista utiliza também outras linguagens, como a gravura e escultura. Para além de sua produção autoral, Teca Sandrini dedicou-se ao campo cultural como professora, curadora e administradora e atuou como diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer entre 2011 e 2017.

Educativo
Mediação | Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses Colonialismo

Venha conversar com a equipe do Educativo MON sobre a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses - Colonialismo”, dedicada à coleção de obras de arte asiáticas do acervo do Museu Oscar Niemeyer. Sobre a atividade A mediação é uma oportunidade para, a partir do diálogo, ampliar nossas percepções, experiências e relações com as exposições. Sobre a exposição Em sua terceira edição, a mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” tem como proposta abordar a reflexão sobre as diversas interpretações do tema “Colonialismo” nesse continente. A emergência da Ásia nos leva a conhecer as suas civilizações, a sua história e os seus valores, a fim de melhor convivermos com o planeta indissoluvelmente interconectado. A curadoria é de Fausto Godoy.

Educativo
MON Primeiros Passos | Meu mundo através do espelho

Quantos mundos cabem dentro de um espelho? Neste encontro, os bebês farão uma jornada sensorial pelo mundo encantado dos reflexos. Vamos descobrir nosso reflexo em meio a cores, formas e luzes, e ao final criaremos nosso próprio mundo, projetando nossas expressões. Participe! Programação detalhada • Acolhimento no espaço de oficinas; • Dinâmicas corporais e sensoriais de interação; • Deslocamento até a rampa; • Oficina sensorial de desenho e projeção. Materiais que serão utilizados no encontro: espelhos, giz de cera e papéis diversos. Caso o bebê possua alergia ou restrição a algum dos materiais listados, é necessário informar pelo e-mail ao lado, com até três dias de antecedência, para que seja possível providenciar materiais alternativos.  Sobre o programa Por meio de investigações e ações multissensoriais, o MON Primeiros Passos proporciona aos bebês o protagonismo de suas experiências com a arte. Os pequenos devem ser acompanhados obrigatoriamente por um adulto. Os encontros envolvem dinâmicas, oficinas e atividades sensoriais nas exposições em cartaz e no Espaço de Oficinas do MON.

Coleções do acervo

O MON possui um acervo de arte com mais de 14 mil obras.

Receba notícias