Casa Museu Ema Klabin no Encontro Paulista de Museus 2025 Na última semana, a equipe da casa museu esteve presente no 15º Encontro Paulista de Museus (EPM), promovido pelo SISEM-SP | Sistema Estadual de Museus de São Paulo. O evento reuniu profissionais de diversas instituições para debater os desafios e caminhos do setor museológico, abordando temas como preservação, comunicação e acesso aos museus. Na quarta-feira, Fabricio Souza Chaves da Museologia assistiu ao painel Preservação do Patrimônio Cultural e Museológico, que trouxe reflexões essenciais sobre o papel dos museus na construção de narrativas patrimoniais. O debate contou com as contribuições de Vera Cardim (Museu das Favelas) e Eurípedes Junior (Museu de Imagens do Inconsciente), com mediação de Mariana Boujadi (Museu do Folclore). No dia seguinte, Marina Franco, Gabriel Araujo e Sophia Toledo Rosa da equipe de Comunicação acompanharam o painel Educação, Comunicação e Acesso aos Museus, que reforçou a importância das estratégias de acessibilidade em todos os departamentos e em cada etapa de projetos culturais. O encontro teve a participação de Denise Peixoto (Museu Paulista - USP) e Luiz Fernando (Museu Gustavo Teixeira), com mediação de Letícia França (Museu Major José Levy Sobrinho). O evento também foi marcado por um momento especial, a entrega da Medalha Waldisa Rússio para Marilucia Bottallo, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para o campo da museologia. Participar do EPM 2025 reafirma nosso compromisso com a valorização do patrimônio cultural. Seguimos aprendendo, trocando experiências e ampliando diálogos para tornar os museus cada vez mais acessíveis e conectados com o público.
Casa Museu Ema Klabin
Museums, Historical Sites, and Zoos
São Paulo, SP 2,369 followers
#CasaMuseuEmCasa - Ação digital da Casa-museu Ema Klabin
About us
A Casa Museu Ema Klabin - instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública - tem por missão salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.
- Website
-
https://emaklabin.org.br
External link for Casa Museu Ema Klabin
- Industry
- Museums, Historical Sites, and Zoos
- Company size
- 11-50 employees
- Headquarters
- São Paulo, SP
- Type
- Privately Held
- Founded
- 1978
- Specialties
- Artes Decorativas, Cursos, Palestras, Exposições, Espetáculos, Visitas Educativas, História da Arte, and Colecionismo
Locations
-
Primary
Rua Portugal
43
São Paulo, SP 01446-020, BR
Employees at Casa Museu Ema Klabin
-
Mariane Xavier
Assistente de Gestão Casa Museu Ema Klabin
-
Maressa Andrioli
Fotógrafa | Artista visual
-
Thiago Guarnieri
Gestão de projetos | Curadoria musical | Coordenação cultural | Produção cultural | Educação | Pesquisa
-
Fabricio Souza Chaves
Técnico em Museologia | Casa Museu Ema Klabin
Updates
-
Mini documentário América pré-colombiana: corpo e território No âmbito da temática Novo Mundo: territórios e narrativas, a Casa Museu Ema Klabin realiza, de 26 de outubro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025, a exposição América pré-colombiana: corpo e território, com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre. Este mini documentário mostra um pouco sobre o conteúdo desenvolvido para a exposição, contando com comentários dos responsáveis que participaram desse processo. Assista aqui: https://lnkd.in/dUsW2VCD A mostra reúne mais de 90 peças arqueológicas de diversos povos que ocuparam por mais de 15 séculos o que hoje chamamos de continente americano. São apresentados artefatos de cerâmica, metais, têxteis, pedra e concha que demonstram suas cosmologias, evidenciando uma materialidade totalmente alinhada à noção de corpo-território. A exposição pretende mostrar a grande diversidade cultural e as concepções sobre corporalidade dos povos originários nas diferentes territorialidades da região por meio de três eixos narrativos que se interrelacionam: Corpo, Mito e Natureza e Sonoridades.
-
-
Arte-papo com Estela Sokol e Mônica Coster A série de encontros Arte-papo, que promove o diálogo entre o público e artistas contemporâneos, tem a alegria de receber Estela Sokol e Mônica Coster para uma conversa sobre seus processos criativos e suas obras, mediada pelo curador Gilberto Mariotti. Assista aqui: https://lnkd.in/daW4nu5J As artistas tiveram trabalhos expostos na Casa Museu Ema Klabin em duas edições da série de arte contemporânea Hóspede, entre 28 de setembro e 20 de outubro de 2024.
-
-
Arte-papo com L.C. Csekö e Joaquim Zito Abreu A série de encontros Arte-papo, que promove o diálogo entre o público e artistas contemporâneos, tem o prazer de receber um dos principais representantes da música experimental contemporânea, L.C. Csekö, numa conversa mediada pelo percussionista e educador Joaquim Zito Abreu. Assista aqui: https://lnkd.in/d5m8vFC2 Csekö é compositor de música experimental com mais de 300 obras compostas e um trabalho que abarca repertório sinfônico, intervenções sônico-visuais e projetos sônicos para vídeos e filmes. Joaquim Zito Abreu se dedica há mais de 30 anos à música contemporânea, além de acompanhar o trabalho de Csekö.
-
-
Palestra A monumentalidade na história indígena antiga e nas memórias sobre os povos indígenas Nas últimas décadas, testemunhamos avanços significativos no modo como os povos indígenas são tratados na escola, nos meios de comunicação e nas memórias históricas dos não-indígenas. No entanto, apesar desses avanços, muitos estereótipos ainda se encontram fortemente presentes, especialmente os mais sutis ou aqueles que se revestem de positividade e idealização. Nesta palestra examinamos um desses estereótipos: a oposição hierarquizante e evolucionista entre povos indígenas que produziram ou não monumentalidade em suas edificações, vilas e cidades. Assista aqui: https://lnkd.in/d22wK5eX Eduardo Natalino dos Santos é livre docente e professor de História da América Pré-Hispânica e História Indígena Colonial na Universidade de São Paulo (USP), onde também orienta no Programa de Pós-graduação em História Social. Tem mestrado e doutorado em História Social, com pesquisas publicadas sobre o México indígena e a Mesoamérica. É autor de diversos livros, incluindo "Cidades pré-hispânicas do México e América Central", "Deuses do México indígena", "Tempo, espaço e passado na Mesoamérica".
-
-
Encontro Coleções Brasilianas: desafios e estratégias Este encontro tem como objetivo explorar a natureza e a especificidade das coleções Brasilianas de três instituições culturais: Casa Museu Ema Klabin, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Pinacoteca de São Paulo. A discussão abrange os significados dessas coleções, suas formações e as estratégias utilizadas para apresentá-las ao público. Também analisamos as atualizações dessas coleções, ressignificando o conceito de Brasiliana no contexto do debate contemporâneo. Assista aqui: https://lnkd.in/ghHNhfrC Participam do encontro: Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin Alexandre Macchione Saes, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin Renato Menezes, curador da Pinacoteca de São Paulo Mediação: Miguel Soares Palmeira, historiador e professor de metodologia e teoria da História na Universidade de São Paulo.
-
-
Palestra Populações amazônicas e contextos arqueológicos Essa palestra propõe uma reflexão crítica sobre a influência do olhar eurocêntrico na autoimagem da Amazônia e suas populações, propondo um panorama dos contextos arqueológicos estudados nas últimas décadas, revelando um passado vibrante, a diversidade de modos de vida e as amplas redes de conexões das populações amazônicas. Assista aqui: https://lnkd.in/dtwehGn2 Thiago Kater é doutorando em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Yale (EUA). Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É graduado em História e Letras pela USP.
-
-
Estamos com uma oportunidade aberta no núcleo de comunicação! Buscamos uma pessoa que esteja cursando Design, Comunicação ou Publicidade e Propaganda e que se interesse em atuar na vaga de estágio em design na casa museu. Acesse nosso site para conferir as atividades e os requisitos necessários para a vaga e preencher o formulário (link na bio). Vem trabalhar com a gente!
-
-
Arte-Papo com Aline Motta e Lubi Prates O Arte-Papo tem a alegria de receber Aline Motta e Lubi Prates para uma conversa sobre como as temáticas da travessia, água e ancestralidade permeiam suas poéticas, trabalhos e processos criativos. Sob o tema anual da Casa Museu Ema Klabin, intitulado “Novo Mundo: territórios e identidades”, nossa programação incide sobre as pesquisas acerca da ocupação humana nas Américas, deslocamentos populacionais, vestígios e arqueologia ancestral, visando fomentar as narrativas pós-coloniais e decoloniais do tema. Assista aqui: https://lnkd.in/d5_A-rtK A série Arte Papo, iniciada em 2011 na casa museu, tem como objetivo promover o diálogo entre o público e artistas contemporâneos numa conversa informal sobre seus processos criativos e suas obras. Aline Motta é artista visual e escritora, combina diferentes técnicas e práticas artísticas em seu trabalho, como fotografia, vídeo, instalação, performance e colagem. De modo crítico, suas obras reconfiguram memórias, em especial as afro-atlânticas, e constroem novas narrativas que invocam uma ideia não linear do tempo. Lubi Prates é poeta, tradutora, editora e curadora de literatura. Tem quatro livros publicados - Coração na boca, 2012; Triz, 2016; Um corpo negro, 2018; Até aqui, 2021 -, além de diversas publicações em antologias, revistas nacionais e internacionais.
-
-
Palestra Imagens persistentes: tensões entre arte contemporânea e memória nacional, com Ana Paula Rocha O objetivo dessa palestra é discutir o atual status da arte e o papel das instituições culturais no debate sobre a elaboração da memória de um país. Utilizando como fio condutor a noção de monumento, pretende-se examinar casos de reestruturação de imagens e debater o modo como esse procedimento pode transformar nossa compreensão de identidade nacional, simultaneamente criando novos ícones e imagens de devoção. Assista aqui: https://lnkd.in/d7TuYtwP Ana Paula Rocha é doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integra O Urbano - Laboratório de Estudos da Cidade. Museóloga pela UFRJ. Idealizadora da INTRUSA, plataforma de arte e cultura. Atua como coordenadora técnica de cultura no Sesc no Rio de Janeiro.
-