Casa Museu Ema Klabin

Casa Museu Ema Klabin

Museums, Historical Sites, and Zoos

São Paulo, SP 2,369 followers

#CasaMuseuEmCasa - Ação digital da Casa-museu Ema Klabin

About us

A Casa Museu Ema Klabin - instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública - tem por missão salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.

Website
https://emaklabin.org.br
Industry
Museums, Historical Sites, and Zoos
Company size
11-50 employees
Headquarters
São Paulo, SP
Type
Privately Held
Founded
1978
Specialties
Artes Decorativas, Cursos, Palestras, Exposições, Espetáculos, Visitas Educativas, História da Arte, and Colecionismo

Locations

Employees at Casa Museu Ema Klabin

Updates

  • Casa Museu Ema Klabin no Encontro Paulista de Museus 2025 Na última semana, a equipe da casa museu esteve presente no 15º Encontro Paulista de Museus (EPM), promovido pelo SISEM-SP | Sistema Estadual de Museus de São Paulo. O evento reuniu profissionais de diversas instituições para debater os desafios e caminhos do setor museológico, abordando temas como preservação, comunicação e acesso aos museus. Na quarta-feira, Fabricio Souza Chaves da Museologia assistiu ao painel Preservação do Patrimônio Cultural e Museológico, que trouxe reflexões essenciais sobre o papel dos museus na construção de narrativas patrimoniais. O debate contou com as contribuições de Vera Cardim (Museu das Favelas) e Eurípedes Junior (Museu de Imagens do Inconsciente), com mediação de Mariana Boujadi (Museu do Folclore). No dia seguinte, Marina Franco, Gabriel Araujo e Sophia Toledo Rosa da equipe de Comunicação acompanharam o painel Educação, Comunicação e Acesso aos Museus, que reforçou a importância das estratégias de acessibilidade em todos os departamentos e em cada etapa de projetos culturais. O encontro teve a participação de Denise Peixoto (Museu Paulista - USP) e Luiz Fernando (Museu Gustavo Teixeira), com mediação de Letícia França (Museu Major José Levy Sobrinho). O evento também foi marcado por um momento especial, a entrega da Medalha Waldisa Rússio para Marilucia Bottallo, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para o campo da museologia. Participar do EPM 2025 reafirma nosso compromisso com a valorização do patrimônio cultural. Seguimos aprendendo, trocando experiências e ampliando diálogos para tornar os museus cada vez mais acessíveis e conectados com o público.

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
  • Mini documentário América pré-colombiana: corpo e território No âmbito da temática Novo Mundo: territórios e narrativas, a Casa Museu Ema Klabin realiza, de 26 de outubro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025, a exposição América pré-colombiana: corpo e território, com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre. Este mini documentário mostra um pouco sobre o conteúdo desenvolvido para a exposição, contando com comentários dos responsáveis que participaram desse processo. Assista aqui: https://lnkd.in/dUsW2VCD A mostra reúne mais de 90 peças arqueológicas de diversos povos que ocuparam por mais de 15 séculos o que hoje chamamos de continente americano. São apresentados artefatos de cerâmica, metais, têxteis, pedra e concha que demonstram suas cosmologias, evidenciando uma materialidade totalmente alinhada à noção de corpo-território. A exposição pretende mostrar a grande diversidade cultural e as concepções sobre corporalidade dos povos originários nas diferentes territorialidades da região por meio de três eixos narrativos que se interrelacionam: Corpo, Mito e Natureza e Sonoridades.

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
  • Arte-papo com Estela Sokol e Mônica Coster A série de encontros Arte-papo, que promove o diálogo entre o público e artistas contemporâneos, tem a alegria de receber Estela Sokol e Mônica Coster para uma conversa sobre seus processos criativos e suas obras, mediada pelo curador Gilberto Mariotti. Assista aqui: https://lnkd.in/daW4nu5J As artistas tiveram trabalhos expostos na Casa Museu Ema Klabin em duas edições da série de arte contemporânea Hóspede, entre 28 de setembro e 20 de outubro de 2024.

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
  • Arte-papo com L.C. Csekö e Joaquim Zito Abreu A série de encontros Arte-papo, que promove o diálogo entre o público e artistas contemporâneos, tem o prazer de receber um dos principais representantes da música experimental contemporânea, L.C. Csekö, numa conversa mediada pelo percussionista e educador Joaquim Zito Abreu. Assista aqui: https://lnkd.in/d5m8vFC2 Csekö é compositor de música experimental com mais de 300 obras compostas e um trabalho que abarca repertório sinfônico, intervenções sônico-visuais e projetos sônicos para vídeos e filmes. Joaquim Zito Abreu se dedica há mais de 30 anos à música contemporânea, além de acompanhar o trabalho de Csekö.

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
  • Palestra A monumentalidade na história indígena antiga e nas memórias sobre os povos indígenas Nas últimas décadas, testemunhamos avanços significativos no modo como os povos indígenas são tratados na escola, nos meios de comunicação e nas memórias históricas dos não-indígenas. No entanto, apesar desses avanços, muitos estereótipos ainda se encontram fortemente presentes, especialmente os mais sutis ou aqueles que se revestem de positividade e idealização. Nesta palestra examinamos um desses estereótipos: a oposição hierarquizante e evolucionista entre povos indígenas que produziram ou não monumentalidade em suas edificações, vilas e cidades. Assista aqui: https://lnkd.in/d22wK5eX Eduardo Natalino dos Santos é livre docente e professor de História da América Pré-Hispânica e História Indígena Colonial na Universidade de São Paulo (USP), onde também orienta no Programa de Pós-graduação em História Social. Tem mestrado e doutorado em História Social, com pesquisas publicadas sobre o México indígena e a Mesoamérica. É autor de diversos livros, incluindo "Cidades pré-hispânicas do México e América Central", "Deuses do México indígena", "Tempo, espaço e passado na Mesoamérica".

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
  • Encontro Coleções Brasilianas: desafios e estratégias Este encontro tem como objetivo explorar a natureza e a especificidade das coleções Brasilianas de três instituições culturais: Casa Museu Ema Klabin, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Pinacoteca de São Paulo. A discussão abrange os significados dessas coleções, suas formações e as estratégias utilizadas para apresentá-las ao público. Também analisamos as atualizações dessas coleções, ressignificando o conceito de Brasiliana no contexto do debate contemporâneo. Assista aqui: https://lnkd.in/ghHNhfrC Participam do encontro: Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin Alexandre Macchione Saes, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin Renato Menezes, curador da Pinacoteca de São Paulo Mediação: Miguel Soares Palmeira, historiador e professor de metodologia e teoria da História na Universidade de São Paulo.

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
  • Palestra Populações amazônicas e contextos arqueológicos Essa palestra propõe uma reflexão crítica sobre a influência do olhar eurocêntrico na autoimagem da Amazônia e suas populações, propondo um panorama dos contextos arqueológicos estudados nas últimas décadas, revelando um passado vibrante, a diversidade de modos de vida e as amplas redes de conexões das populações amazônicas. Assista aqui: https://lnkd.in/dtwehGn2 Thiago Kater é doutorando em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Yale (EUA). Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É graduado em História e Letras pela USP.

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
  • Estamos com uma oportunidade aberta no núcleo de comunicação! Buscamos uma pessoa que esteja cursando Design, Comunicação ou Publicidade e Propaganda e que se interesse em atuar na vaga de estágio em design na casa museu. Acesse nosso site para conferir as atividades e os requisitos necessários para a vaga e preencher o formulário (link na bio). Vem trabalhar com a gente!

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
  • Arte-Papo com Aline Motta e Lubi Prates O Arte-Papo tem a alegria de receber Aline Motta e Lubi Prates para uma conversa sobre como as temáticas da travessia, água e ancestralidade permeiam suas poéticas, trabalhos e processos criativos. Sob o tema anual da Casa Museu Ema Klabin, intitulado “Novo Mundo: territórios e identidades”, nossa programação incide sobre as pesquisas acerca da ocupação humana nas Américas, deslocamentos populacionais, vestígios e arqueologia ancestral, visando fomentar as narrativas pós-coloniais e decoloniais do tema. Assista aqui: https://lnkd.in/d5_A-rtK A série Arte Papo, iniciada em 2011 na casa museu, tem como objetivo promover o diálogo entre o público e artistas contemporâneos numa conversa informal sobre seus processos criativos e suas obras. Aline Motta é artista visual e escritora, combina diferentes técnicas e práticas artísticas em seu trabalho, como fotografia, vídeo, instalação, performance e colagem. De modo crítico, suas obras reconfiguram memórias, em especial as afro-atlânticas, e constroem novas narrativas que invocam uma ideia não linear do tempo. Lubi Prates é poeta, tradutora, editora e curadora de literatura. Tem quatro livros publicados - Coração na boca, 2012; Triz, 2016; Um corpo negro, 2018; Até aqui, 2021 -, além de diversas publicações em antologias, revistas nacionais e internacionais.

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image
  • Palestra Imagens persistentes: tensões entre arte contemporânea e memória nacional, com Ana Paula Rocha O objetivo dessa palestra é discutir o atual status da arte e o papel das instituições culturais no debate sobre a elaboração da memória de um país. Utilizando como fio condutor a noção de monumento, pretende-se examinar casos de reestruturação de imagens e debater o modo como esse procedimento pode transformar nossa compreensão de identidade nacional, simultaneamente criando novos ícones e imagens de devoção. Assista aqui: https://lnkd.in/d7TuYtwP Ana Paula Rocha é doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integra O Urbano - Laboratório de Estudos da Cidade. Museóloga pela UFRJ. Idealizadora da INTRUSA, plataforma de arte e cultura. Atua como coordenadora técnica de cultura no Sesc no Rio de Janeiro.

    • No alternative text description for this image
    • No alternative text description for this image

Similar pages

Browse jobs