Por Fantástico


Representante dos trabalhadores diz que Pedro Guimarães tentou intimidá-la

Representante dos trabalhadores diz que Pedro Guimarães tentou intimidá-la

Uma pesquisa da Federação Nacional das associações do pessoal da Caixa Econômica Federal, feita com 3.034 funcionários no ano passado, mostra que seis em cada dez sofreram assédio moral em 2021, e quase 70% já testemunharam esse tipo de assédio no trabalho.

“A pesquisa mostrou que é de norte a sul do país a questão do assédio moral”, destaca Sérgio Takemoto, presidente da Fenae.

No fim do ano passado, em um evento em São Paulo, Pedro Guimarães constrangeu funcionários da Caixa: mandou que eles fizessem flexões de braço.

“É uma situação profundamente humilhante. humilhante e desrespeitosa com os empregados”, afirma Maria Rita Serrano, integrante do Conselho de Administração da Caixa.

A representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa diz que Pedro Guimarães tentou intimidá-la com processos internos: “Vários argumentos na realidade para tentar coibir meu mandato, um é que como conselheira eu não poderia ter opinião pública, crítica, a respeito do governo e da direção da Caixa. Por exemplo, não poderia estar aqui falando com você. A segunda é que eu não poderia apoiar movimento dos trabalhadores. Só que eu fui eleita pelos trabalhadores”.

O advogado de defesa de Pedro Guimarães, José Luis Oliveira Lima, diz que não houve perseguição: “Ele nega qualquer perseguição não apenas à ela mas a qualquer funcionário, qualquer dirigente, qualquer diretor, qualquer vice-presidente da Caixa Econômica”.

“Muitas pessoas foram perseguidas ou pessoas que, de alguma forma, trabalharam em gestões anteriores ou pessoas que não concordavam com esse estilo de gestão, ou não aceitavam serem tratados assim”, diz uma funcionária.

Assista à reportagem completa:

Fantástico mostra relatos inéditos de assédio na Caixa

Fantástico mostra relatos inéditos de assédio na Caixa

Ouça os podcasts do Fantástico

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!