O figurino dá vida aos personagens com as características que o coreógrafo pensa para a composição da obra. Sua construção passa por uma série de fases até chegar no resultado final. Nesta collab especial, Tânia Agra, figurinista de “O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos”, conta tudo sobre essa versão de Márcia Haydée para a São Paulo Companhia de Dança.Confira essa entrevista que ela deu para Inês Bogéa, diretora artística e educacional, e Marcela Benvegnu, Superintendente de Desenvolvimento Institucional, durante uma prova de figurino.Aqui, Tânia conta detalhes de como foi desenhar e construir as peças ao lado de Márcia e, sobretudo, de algumas técnicas, e em como elas foram trabalhando juntas nesse processo. Detalhes sobre o figurino das “Nozes”, dos “Seres de Luz”, da participação da São Paulo Escola de Dança, com os alunos do Curso de Iniciação a Dança – de dança clássica e danças urbanas, que integram a montagem - entre muitos outros temas.Pela primeira vez, a São Paulo Companhia de Dança e a São Paulo Escola de Dança se unem em cena, e você é nosso convidado especial.A obra fica em cartaz de quinta à domingo, até o dia 11 de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso. Venha ver esses figurinos dançarem também! Vídeo: Galeria Produções. A São Paulo Companhia de Dança é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Pró-Dança e dirigido por Inês Bogéa. As ações desta temporada são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Itaú, apoio de CDF e realização da Associação Pró-Dança/São Paulo Companhia de Dança, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal - Pátria Amada Brasil. #SPCD2022 #vivaculturasp #spcd #associacaoprodanca #culturasp #ballet #dança #Ballet #ContemporaryDance
Confira obras clássicas, contemporâneas e ações criadas pela São Paulo Companhia de Dança em um diálogo fino entre a dança, a música e o audiovisual.
Viaje por cartões postais do Estado de São Paulo nesta websérie em 12 episódios que acompanha as turnês da Companhia.
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, lança nesta segunda-feira (10/10), às 21h, a 2ª temporada da websérie Conheça o Artista, que explora sensações e emoções vivenciadas pelos bailarinos em seu cotidiano na SPCD. A cada semana será publicado nas redes sociais da Companhia um mini doc sobre um bailarino diferente. Por meio de entrevistas e imagens de arquivo de obras, eles revelam suas personalidades, seus desafios, seus diferenciais e como o repertório da SPCD os influencia e os transforma. Ao capturar momentos da trajetória de cada um, os depoimentos contribuem para o fortalecimento da memória da dança no Brasil, um dos eixos de atuação da Companhia, ao mesmo tempo em que visam inspirar e despertar uma identificação do público com esses artistas a partir de sua humanidade, enfatizando o vínculo emocional proporcionado pela arte. Eles também reafirmam o valor do indivíduo na composição de um coletivo de profissionais das mais diversas áreas, como professores, ensaiadores e coreógrafos brasileiros e internacionais que trabalham conjuntamente para ampliar o alcance e a potência da dança no país. Esta 2ª temporada conta com 11 depoimentos e integra o selo #SPCDdigital, criado para estimular o acesso à cultura da dança por meios digitais. O projeto foi realizado por bailarinos inscritos no PDHFAD (Programa de Desenvolvimento das Habilidades Futuras do Artista da Dança), criado pela diretora Inês Bogéa com o intuito de provocar o corpo artístico da SPCD a olhar para diferentes perspectivas de carreira dentro da Companhia, investigando novas áreas de atuação. Ao longo dos anos, essa iniciativa tem permitido a bailarinos ministrar aulas em oficinas da SPCD e criar coreografias para o palco e videodanças. A produção dos episódios desta temporada foi feita por Ammanda Rosa, Ana Roberta Teixeira, Daniel Reca, Letícia Forattini, Luciana Davi. Com orientação e apoio das equipes de Comunicação e Memória e a Direção da SPCD, eles desenvolveram todas as etapas do projeto desde a sua concepção, passando pela roteirização, captação de imagens, pesquisa de acervo, edição e estratégias de divulgação. A exibição do Conheça o Artista acontece nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança), no Facebook (@spciadedanca) e no Instagram (@saopaulociadedanca).
Criada a partir do Programa de Desenvolvimento das Habilidades Futuras do Artista da Dança (PDHFAD), que incentiva bailarinos a explorar outras áreas de atuação na SPCD, a websérie Conheça o Artista é um convite à descoberta das motivações, os desafios e as inspirações de 11 bailarinos que, em conjunto profissionais das mais diversas áreas da Companhia, ajudam a construir a história da dança no Brasil.
Inspirada pelo livro Contos do Balé (Editora SESI-SP), de sua autoria, a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa, se reúne a convidados para apresentar, de forma lúdica, a história de grandes clássicos da dança para os pequenos.
A dança tem muitas histórias e para revelar um pouco delas a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança, que traz para você essa arte contada por quem a viveu. A série conta hoje com 41 episódios: Ady Addor (1935-2018), Ana Botafogo, Angel Vianna, Antonio Carlos Cardoso, Aracy Evans (1931-2022), Carlos Demitre, Carlos Moraes (1936-2015), Cecília Kerche, Célia Gouvêa, Décio Otero, Edson Claro (1949-2013), Eliana Caminada, Esmerdalda Gazal, Eva Schul, Gisèle Santoro, Hugo Bianchi (1926-2022), Hugo Travers (1932-2019), Hulda Bittencourt (1934-2021), Ilara Lopes, Ismael Guiser (1927-2008), Ismael Ivo (1955-2021), Ivonice Satie (1950-2008), J.C Violla, Jair Moraes (1946-2016), Janice Vieira, José Possi Neto, Lia Robatto, Luis Arrieta, Mara Borba, Márcia Haydée, Maria Pia Finócchio, Marilena Ansaldi (1934-2021), Marilene Martins, Neyde Rossi, Nora Esteves, Paulo Pederneiras, Penha de Souza (1935-2020), Ruth Rachou (1927-2022), Sônia Mota, Tatiana Leskova e Tíndaro Silvano. Os programas são exibidos nos canais TV Cultura, Arte 1 e Curta!. Os documentários são reunidos em uma caixa de DVDs e são acompanhados de livretos informativos sobre cada artista, com texto de pesquisadores, fotos históricas e cronologia. A série Figuras da Dança não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública, além de universidades e ONGs. Para mais informações, escreva para memoria@spcd.com.br.
Realizada pela São Paulo Companhia de Dança com apoio do Itaú Cultural, a websérie Brincar e Dançar é um convite para que crianças de todas as idades possam soltar a criatividade e experimentar a arte da dança de forma divertida e prazerosa a partir de atividades lúdicas que envolvem toda a família.