Pular para o conteúdo principal

estado da transparência no Brasil

Tarifas Ocultas

Em 2022, as novas leis cambiais do Brasil exigiram a divulgação de taxas para transações internacionais, mas não especificaram a taxa de câmbio a ser usada, permitindo que os provedores ocultem taxas nas margens de câmbio.

Quais são as leis cambiais do Brasil (“VET”)?

A nova legislação do mercado de câmbio trouxe, de forma mais clara, quais informações devem fazer parte das operações de câmbio, incluindo as tarifas aplicadas em transações com moedas estrangeiras e direcionamentos para a apresentação do "VET" (Volume Efetivo Total). O VET resume todos os encargos aplicáveis a uma transação cambial, que inclui a taxa de câmbio, o imposto sobre operações financeiras e taxas.

Porém, a taxa de câmbio a ser utilizada não está definida na lei, permitindo que os fornecedores continuem a ocultar as margens cambiais, escondendo tarifas embutidas no valor da taxa de câmbio. Isto mantém o status quo das taxas de câmbio inflacionadas e reduz qualquer incentivo competitivo para reduzir os custos das remessas. O Banco Central do Brasil tem o poder e a autonomia de esclarecer e regular o mercado de câmbio e exigir que todas as taxas - incluindo qualquer margem de câmbio - sejam mostradas ao consumidor.
Ilustração de um documento

Como as tarifas ocultas afetam você

Analisamos o estado de transparência de diferentes provedores brasileiros, verificando se eles escondem taxas nas margens cambiais.
Dos provedores não são totalmente transparentes

100%

Mark-up médio no Brasil

2.2%

Provedores transparentes

0

Quão transparentes eles são?

Analisamos sete provedores em todo o Brasil. Veja a tabela abaixo e baixe o relatório.
Table showing transparent banking information of Brazilian providers

Tome uma atitude. Assine nossa petição.

Quer um mundo financeiro mais justo? Nós também. Assine a nossa petição “Nada a Esconder” para pedir às empresas, ao governo e à sociedade civil que exijam o fim da falta de transparência, que mantém os preços de pagamentos/remessas internacionais artificialmente elevados.

Metodologia

As informações neste site foram coletadas de cada um dos provedores, acompanhando seus fluxos de transferência de dinheiro.

A pesquisa se concentra em pagamentos internacionais do Brasil para os Estados Unidos (BRL para USD). Esses pagamentos estão sujeitos à Lei Cambial do Valor Efetivo Total (VET).

Comparação das taxas de câmbio de referência fornecidas pelo XE Historical Currency Rates e Google Finance.

Capturas de tela coletadas entre maio de 2023 e janeiro de 2024.

Este é um instantâneo único da jornada de pagamento do provedor em um momento específico. Esses fluxos de pagamento estão sujeitos a alterações. As margens de câmbio podem flutuar.