Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Os Melhores Cursos De Educacao Financeira Disponiveis No Mercado

Curso de educação financeira: opções gratuitas

Procurando por um curso de educação financeira que seja fácil, online e gratuito? Separamos as principais opções e dicas de como escolher qual deles fazer.

Atualizado em: 30 de abril de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 11 minutos

Texto de: Time Serasa

Estudante afro-americana estudando em casa e tomando notas de professor

Você já pensou em fazer um curso de educação financeira?

O fato é que saber lidar com o nosso dinheiro é essencial. Felizmente, existem muitos cursos online e gratuitos que ensinam os passos para uma vida financeira equilibrada. Mas é preciso saber escolher qual deles (ou quais deles) se encaixam em suas expectativas.

Por isso, que tal entender melhor como funcionam esses cursos, conhecer dicas para fazer a melhor escolha e quais as opções gratuitas disponíveis? Confira!

Assista | 3 passos para a independência financeira

O que é um curso de educação financeira?

Um curso de educação financeira é um programa de aprendizado estruturado que ensina conceitos essenciais sobre o uso inteligente do dinheiro. Ele pode abordar temas como planejamento financeiro, orçamento, investimentos, endividamento, consumo consciente e aposentadoria.

Para que serve um curso de educação financeira?

O principal objetivo de um curso de educação financeira é capacitar pessoas a tomarem decisões financeiras mais informadas e responsáveis, ajudando a evitar dívidas desnecessárias, a economizar de forma eficiente e a investir melhor.

O que um curso de educação financeira ensina?

  • Os conteúdos dos cursos de educação financeira variam, mas em geral oferecem o seguinte:
  •  
  • ●     Planejamento financeiro: como organizar receitas e despesas.
  • ●     Orçamento pessoal ou familiar: métodos para controlar os gastos.
  • ●     Endividamento e crédito: como evitar dívidas ruins e usar crédito de forma consciente.
  • ●     Investimentos: noções sobre renda fixa, variável e diversificação.
  • ●     Reserva de emergência: como e por que formar um fundo de segurança.
  • ●     Aposentadoria e previdência: planejamento para o futuro financeiro.
  •  
  • Leia também | Investimentos para iniciantes com pouco dinheiro

Quem pode fazer um curso de educação financeira?

Qualquer pessoa pode fazer um curso de educação financeira, desde estudantes que estão começando a lidar com dinheiro até adultos que gostariam de melhorar sua relação com as finanças.

Existem cursos básicos para iniciantes e cursos avançados para quem deseja aprofundar conhecimentos.

Tipos de cursos de educação financeira

Há diferentes tipos de cursos de educação financeira. Uma mesma pessoa pode fazer vários deles, dependendo dos objetivos e das etapas da vida.

Na tabela abaixo, colocamos os principais tipos:

Tipo de Curso DescriçãoPúblico-Alvo
Cursos básicos de educação financeira Ensinam conceitos como orçamento, economia, consumo consciente e controle de dívidas.Qualquer pessoa que deseja melhorar sua relação com o dinheiro.
Cursos de planejamento financeiro pessoal e familiar Ajudam indivíduos e famílias a organizarem suas finanças, abordando orçamento doméstico, reserva de emergência e metas financeiras.Pessoas e famílias que buscam estabilidade financeira.
Cursos de investimentos Explicam sobre renda fixa, ações, fundos, criptomoedas e outras formas de investimento.Quem deseja investir e fazer o dinheiro render.
Cursos de finanças para empreendedores e autônomos Ensinam a separar finanças pessoais e empresariais, além de abordar fluxo de caixa e precificação.Empreendedores, autônomos e freelancers.
Cursos de finanças para crianças e adolescentes Apresentam conceitos financeiros de forma lúdica e educativa, incentivando o consumo consciente.Crianças, adolescentes, pais e educadores.
Cursos de educação financeira para aposentadoria Ajudam a planejar a aposentadoria, abordando previdência e investimentos de longo prazo.Pessoas que desejam garantir segurança financeira na terceira idade.
Cursos online e presenciaisPodem ser flexíveis e autoinstrucionais (online) ou com interação direta (presenciais).Depende da preferência do aluno e do formato escolhido.

Opções de cursos gratuitos de educação financeira

  1. Curso Finanças Básicas (Serasa)

    A Serasa oferece um curso de educação financeira gratuito para iniciantes. O curso Finanças Básicas tem sete módulos e materiais complementares (totalizando duas horas de carga horária), com aulas totalmente online no formato de vídeos.

    Ao final do curso, o aluno recebe um Certificado de Conclusão.

    Os módulos são os seguintes:

    ●     Orçamento: como equilibrar e gerenciar as finanças.

    ●     Serviços Financeiros: ferramentas para ajudar na organização.

    ●     Dívidas: como priorizar as contas evitando o endividamento?

    ●     Juros: o que é, quando pagar e quando fugir?

    ●     Superendividamento: o que significa e como sair?

    ●     Golpes: conheça as fraudes mais comuns e como se proteger na internet.

    ●     Extra: como gerar ou aumentar a renda.


  2. Educação Financeira (Fundação Bradesco)

    Outro curso de educação financeira gratuito é Educação Financeira, da Fundação Bradesco. Tem carga horária de quatro horas e é totalmente online.

    O aluno aprende qual é o seu perfil financeiro, como fazer uma análise e como elaborar um controle financeiro de qualidade. Além disso, conhece os conceitos básicos e fundamentais sobre investimentos e sustentabilidade.

    O curso é dividido em quatro módulos:

    ●     Módulo 1: Perfil Financeiro.

    ●     Módulo 2: Análise e Controle Financeiro.

    ●     Módulo 3: Investimentos.

    ●     Módulo 4: Sustentabilidade.

     

  3. Cursos diversos sobre investimentos da Bolsa de Valores do Brasil (B3)

    A B3 Educação, braço de educação da Bolsa de Valores brasileira, oferece mini cursos online e gratuitos sobre finanças pessoais.

    Eles trazem ensinamentos importantes sobre como organizar suas finanças e identificar comportamentos nocivos no dia a dia, como funciona a previdência e outros tipos de investimento.

    Além do conteúdo dos cursos, o site oferece outros métodos de aprendizagem, com vídeos, e-books e artigos.

    Os cursos de finanças básicas da B3 têm duração entre 1 hora e 2 horas, com os seguintes conteúdos:

    ●     Equilíbrio financeiro;

    ●     Planilhas de organização e controle;

    ●     Educação Financeira;

    ●     Como organizar suas finanças;

    ●     Previdência privada;

    ●     Trilha de organização financeira.

    A plataforma da B3 também conta com cursos de investimentos para todos os níveis de conhecimento (de iniciantes a avançados). Exemplos:

    ●     Minha primeira ação;

    ●     Como investir em renda fixa;

    ●     Como investir em renda variável

    ●     Aprenda a ser trader;

    ●     Como diversificar seus investimentos.

     

  4. Como organizar o orçamento familiar (FGV)

    Outra opção de curso de educação financeira gratuito é o Como organizar o orçamento familiar, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É necessário ter 18 anos ou mais para acessar o curso.

    Com carga horária de 12 horas, o aluno precisa passar no teste final com nota superior a 7,0 para obter uma declaração de participação.

    Os módulos do curso são:

    ●     Módulo 1: Planejamento financeiro.

    ●     Módulo 2: Orçamento e controles financeiros.

    ●     Módulo 3: Educação financeira.

    ●     Conclusão.


  5. Curso de educação financeira empresarial (Sebrae)

    O Sebrae oferece um curso de educação financeira específico para empresários – incluindo MEIs, autônomos, artesãos, donos de microempresa e todas as pessoas que querem empreender.

    Com carga horária de duas horas e totalmente online, o curso de educação financeira empresarial do Sebrae emite certificado no término das aulas.

    Os módulos são:

    ●     Módulo 1: Avaliação econômico-financeira.

    ●     Módulo 2: Riscos e custo do dinheiro.

    ●     Módulo 3: Produtos e serviços bancários.

    ●     Módulo 4: Negociando dívidas.

Dicas para escolher o melhor curso de educação financeira

Escolher o melhor curso de educação financeira depende dos seus objetivos, do nível de conhecimento e das preferências de aprendizado. Confira critérios para ajudar na escolha:

Passo Detalhes
1. Defina seus objetivos - Aprender o básico sobre finanças pessoais? - Dicas para sair das dívidas? - Interesse em investimentos? - Melhorar a gestão financeira do seu negócio?
2. Avalie seu nível de conhecimento - Iniciante: cursos básicos sobre orçamento, controle de gastos e planejamento financeiro. - Intermediário: cursos sobre crédito, investimentos e planejamento para o futuro. - Avançado: cursos sobre investimentos sofisticados, estratégias tributárias e planejamento de longo prazo.
3. Escolha um formato que se adapte à sua rotina - Cursos online: flexíveis, permitem estudar no seu tempo. - Cursos presenciais: interação direta com professores e alunos. - Workshops e treinamentos rápidos: aprendizado prático.
4. Verifique a credibilidade da instituição ou do instrutor - Pesquise sobre a instituição ou professor. - Leia avaliações e depoimentos de alunos anteriores. - Verifique se o curso tem certificação ou reconhecimento.
5. Analise o conteúdo programático - Os temas são relevantes para você? - A linguagem é acessível? - Há materiais extras, como planilhas e e-books?
6. Compare preços e benefícios - Existem cursos gratuitos de qualidade? - O curso pago oferece bom custo-benefício? - Há suporte ao aluno e materiais extras?
7. Verifique a aplicação prática- Inclui exercícios, simulações ou estudos de caso? - Ensina ferramentas úteis, como apps de controle financeiro?

Gostou das dicas de cursos de educação financeira? Para complementar seus estudos, a Serasa tem um presente: uma Tabela Financeira gratuita para você começar a anotar seu orçamento e planejar seus objetivos financeiros. Além disso, você pode aprender muito mais com o nosso canal no YouTube!

Para melhorar a vida financeira, acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados