Odair Cunha é um político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e está em seu sexto mandato consecutivo como deputado federal por Minas Gerais. Ele já ocupou posições de destaque no partido, tendo sido presidente do diretório do PT em Minas Gerais. Nas eleições de 2022, foi reeleito com 129,1 mil votos.
Odair Cunha também teve participação em cargos no governo do estado de Minas Gerais. Ele licenciou-se por diversas vezes do mandato de deputado federal para assumir o cargo de Secretário de Estado durante o governo de Fernando Damata Pimentel, nos anos de 2015, 2016 e 2018.
Uma das principais participações de Odair Cunha foi como relator da CPMI do Cachoeira, instalada em 2012. Além disso, ele assumiu a presidência do diretório do PT em Minas Gerais em 2014. No entanto, ele também enfrentou controvérsias, sendo acusado de receber recursos da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e utilizar esse dinheiro em sua campanha para a presidência do diretório estadual.
Durante seu mandato como deputado federal de 2019 a 2022, Odair Cunha votou contra a Reforma da Previdência, a autonomia do Banco Central, as privatizações dos Correios e da Eletrobrás, a PEC dos Precatórios e a PEC do Voto Impresso. Ele também votou a favor do aumento do fundo eleitoral para R$5,7 bilhões. Sua atuação política está alinhada com as posições do Partido dos Trabalhadores.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.