Seguindo o sucesso de ‘Pantanal’, viola conquista espaço no universo do sertanejo bruto e funknejo

A viola tem sido um dos instrumentos mais populares ultimamente com a exibição da novela Pantanal.

A viola é um dos instrumentos mais antigos do mundo da música. Ela descende de Portugal, mas é originária, na verdade, da Arábia. Quando os instrumentos portugueses desembarcaram no Brasil, ela foi apresentada pelos jesuítas durante as doutrinações religiosas dos nativos. 

Desde então, tornou-se um dos maiores instrumentos do Brasil, virando símbolo da música popular brasileira, especialmente da música sertaneja tradicional e raiz. 

O instrumento desencadeou inúmeras lendas sobre a sua origem. Algumas delas são referentes a como os violeiros afinam a viola. São duas modalidades populares, o Cebolão, que provém do choro de mulheres que se emocionaram ao ouvir a música tocada na viola e a do Rio Abaixo, onde explica que o violeiro que utiliza esse método fez pacto com o Diabo. 

Brincadeiras a parte, a novela ‘‘Pantanal’’, que está sendo exibida pela Rede Globo, tornou-se um dos maiores sucessos da emissora, chegando a emplacar milhões de espectadores a cada capítulo.

A viola caipira marcou presença em quase todos os capítulos, sendo tocada pelos pantaneiros e pelos peões ao decorrer da trama. Graças a novela, o instrumento voltou a tornar-se popular no meio sertanejo, entrando em músicas agitadas e voltadas para as baladas.

Hoje, o sertanejo está voltado para singles que falam sobre a farra sertaneja, como os subgêneros funknejo e sertanejo bruto e agro. E, em todas essas vertentes, podemos ver como a viola marca presença, especialmente em faixas onde as mulheres comandam.

Sim, quem diria que o instrumento, maiormente tocado por homens, está voltando a fazer sucesso, mas, desta vez, dominando pelas sertanejas. É muita mulher bruta fazendo sucesso, viu! 

Violeiras que estão dominando o sertanejo

O sertanejo bruto está sendo dominado por mulheres! São várias cantoras que estão emplacando os maiores sucessos na cena, tornando-se virais, criando trends e sendo referências no agro sertanejo

Separamos uma lista com as 10 sertanejas que estão conquistando o mundo com a sua viola, seu chapéu e as suas botas de couro. A lista é de fazer os playboy chorar, como diria Ana Castela!

1. Ana Castela

Ana Castela é, sem dúvidas, o nome do momento da cena sertaneja. A cantora está dominando todas as paradas de áudio do Brasil ao lado de nomes como, Dj Chris No Beat e Mc Melody.  

Recentemente alcançou todos os Top 1 com ‘‘Galopada’’ e ‘‘Boiadeira’’, com apenas 19 anos de idade. É sucesso!

A Boiadeira é sucesso no TikTok, dá um confere!

2. Gaby Violeira 

‘‘Berrante no Beat’’ foi distribuído pela New Music Brasil.

3. Lorenah

Ex The Voice Kids, Lorenah, é do selo independente da Gaby Violeira. A cantora, com apenas 14 anos, explodiu nas redes sociais recentemente após cantar ao lado da dupla Hugo & Guilherme. 

4. Bruna Viola

Vencedora de um Grammy Latino, Bruna Viola é um dos maiores nomes da cena. Em 2015, lançou, junto a dupla César Menotti & Fabiano, ‘‘Se Você Voltar’’, que entrou na trilha sonora da novela Velho Chico, da Rede Globo, e tornou-se um dos sucessos do ano.

Bruna tem 29 anos, mas já conta com 18 anos de carreira. O tanto de tempo deve-se ao fato de que a violeira começou desde criança a tocar o instrumento. 

Hoje, além da dupla César Menotti & Fabiano, Bruna já dividiu o palco com Chitãozinho & Xororó, Bruno & Barretto, dentre outros.

5. Maria Victoria

Mais uma ex The Voicers na lista! Maria Victoria chegou a ser finalista do programa no time do Michel Teló. Logo em sua primeira apresentação, a cantora cantou ‘‘Canarinho Prisoneiro’’, conseguindo que os três jurados virassem as cadeiras. 

Maria Victoria recentemente participou do circuito de lives do Estúdio Showlivre Sertanejo, apresentado por Everton Neguinho.

A cantora promete vir ano que vem com grandes novidades!

6. Adriana Farias

Adriana Farias é um dos nomes mais consagrados da cena. A cantora chegou a trabalhar como backing vocal de grandes nomes da música brasileira, como Fábio Júnior, Wanessa Camargo, Leandro & Leonardo, dentre outros.

A violeira, também, fez parte do grupo Barra da Saia, que tornou-se referência dentro da cena. O grupo foi apresentado algumas vezes por Hebe Camargo, que, inclusive, chegou a cantar uma música junto às musicistas. 

7. Juliana Andrade

Juliana Andrade é outro dos nomes mais clássicos do sertanejo de viola. Por muitos anos, a violeira fez parte de uma dupla, contudo, hoje segue uma carreira a solo e comanda o seu canal oficial no YouTube.

Juliana recebeu o título de Princesa da Viola, e gravou cinco CDs instrumentais com a sua viola. Hoje, a violeira soma mais de 20 anos de estrada. Hoje, carrega o título de, ‘‘Embaixatriz do Sentimento Sertanejo’’. 

8. Pâmella Viola

Pâmella Viola é um dos nomes que mais estão gerando burburinho. A violeira, junto a sua dupla, Karoline, tomaram conta de diversos palcos televisivos, chegando a se apresentarem na Rede Globo.

A violeira já foi entrevistada, também, pela Fátima Bernardes durante o programa Encontro.

9. Emily Charnoski 

Emily Charnoski trocou o sapato pela bota e nunca mais saiu da vida agro! A sertaneja deu início a sua carreira na indústria musical neste ano, mas a cada lançamento a bruta domina as plataformas digitais, chegando a somar mais de 100 mil plays na estreia.

@emily_charnoskicantora

O encontro da Agrosertaneja com a Boiadeira veio @anacastelacantora 🤠😍💥 #fyy #dancinha #agrosertaneja #boiadeira #agro #pecuaria #viral

♬ Agrosertaneja – Emily Charnoski

10. Helena Meirelles

Para fechar com chave de ouro, deixamos a maior violeira do país para o final. Sim, Helena Meirelles é considerada a maior violeira nacional, e, também, foi reconhecida internacionalmente, onde foi eleita como uma das 100 maiores guitarristas mundialmente falando. 

Helena foi descoberta com mais de 60 anos de idade, mas isso não foi um impasse para que ela se consolidasse na música sertaneja. Hoje, ela não ganhou apenas o título de Dama da Viola, mas também recebeu várias homenagens em documentários e filmes. 

A violeira faleceu em 2005, com 81 anos. Contudo, o seu legado ainda perpetua. 

De resto, te vemos no próximo? 🤠🎶