Modernos Eternos 2024

ATENÇÃO: As fotografias poderão ser utilizadas somente pelos profissionais autores dos ambientes da mostra Modernos Eternos BH 2024 e pelos fornecedores parceiros oficiais da mostra Modernos Eternos BH 2024 seguindo as seguintes condições:

1) Os profissionais participantes da mostra Modernos Eternos BH 2024 tem autorização do autor das fotografias (Gustavo Xavier) para a utilização das fotografias em seus perfis de redes sociais (Instagram, Facebook e Pinterest), em seus sites e em matérias editorias impressas ou digitais.

2) Os fornecedores parceiros oficiais que tem seu nome destacado em cada ambiente tem autorização do autor das fotografias (Gustavo Xavier) para a utilização das fotografias somente em seus perfis de redes sociais (Instagram, Facebook e Pinterest).

3) As fotografias poderão ser utilizadas pela imprensa (jornais, revistas, sites, redes sociais) impressa ou digital para divulgação da mostra Modernos Eternos BH 2024

4) Sempre que utilizadas, é obrigatório o uso de crédito pela autoria da fotografia em nome de Gustavo Xavier. No Instagram use Foto @gustavoxavierfotografia.

Para mais informações entre em contato: gustavo@gustavoxavier.com.br.

Textos e informações desta páginas são de inteira responsabilidade da mostra Modernos Eternos.


O arquiteto Henrique Hoffman, orgulhosamente apresenta o projeto “Há que se cuidar do broto”, uma homenagem aos profissionais da educação e ao futuro do país, os jovens, através da interpretação da música “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento e Wagner Tiso.

A intervenção se divide em 3 atos (assim como um programa de concerto), sendo:

Ato 1 – Sementes:

Trata-se de uma intervenção contemporânea na fachada Patrimonial do Instituto de Educação, evidenciando o Moderno e o Eterno, com uma ação respeitosa de chapas metálicas perfuradas que visam reconstituir a história em forma, e também permitem um ritmo de transpasse e fusão visual, criando-se uma fachada cinética inédita.

Ato 2 – Broto

Nessa obra, o metal se transforma em poesia. Uma história contata em cada chapa metálica dobrada que forma um cubo, que representa o “BROTO” na canção “Coração de Estudante”. O “BROTO” é o início, a juventude, a pureza. É a promessa do futuro, a semente que germina e que se transformará em algo maior. Faz alusão ao coração que pulsa e renova a esperança.

Ato 3 – Flor e Fruto

O último ato é o desdobramento formal do cubo – “BROTO”, que desabrocha para uma escultura vertical qualificada como “FLOR e FRUTO”. A arquitetura criou um padrão de ressignificação musical simulando as oitavas do piano, com perfurações rítmicas coincidentes com as notas musicais da melodia “Coração de Estudante”, fazendo alusão à partitura e a simbiose entre a Arquitetura e a Música. Potencializando ainda mais a experiencia sensorial, um show de luzes e mapeamento de fachada ocorre em determinados horários. 

Para além dos atos, o projeto conta com um palco localizado no eixo monumental da fachada e escadarias. Traduz-se como ponto central para compartilhamento de alegrias e satisfações, a festa do evento.

O Bar, operado pelo renomado chefe Leo Paixão, foi projetado para que se integre a torre de frontão lateral, onde a fixação das prateleiras e a centralização do balcão, é um convite a atenção dos usuários à perspectiva da monumental edificação.

O mobiliário utilizado é o principal símbolo do design afetivo. São carteiras e mesas escolares usadas nas aulas do próprio colégio, com o objetivo de resgatar a memória dos usuários. Esse mobiliário contrasta com a tapeçaria persa (clássicos, nômades e patchwork) e móveis contemporâneos, criando um espaço genuíno, criativo e sofisticado que homenageia e narra muitas histórias.


PARCEIROS:

A. de Arte
Acervo Museu da Educação de Minas Gerais
Botteh Tapetes
Casa Palma
Tom Sobre Tom
Hunter Douglas Arquitetura
Micheliny Martins
Stark Studio
Tlv Solution
Varejão das Tintas + Lukscolor


 O paisagismo deste jardim, desenhado para abrigar esculturas em aço que mimetizam a fauna e a flora, é uma ode à dualidade e ao contraste. Este espaço único combina a elegância ordenada dos jardins franceses clássicos (formato original dos jardins do IEMG) com a aridez e rusticidade de paisagens mineiras, criando um ambiente onde a arte e a natureza se entrelaçam de maneira surpreendente.

Aqui, o solo vermelho e arenoso, representado pelo piso terroso dos promenades, evoca a região de Minas Gerais. A vegetação nativa, com cores e texturas únicas, contrasta com a organização meticulosa dos jardins franceses. Pequenos arbustos preenchem os canteiros, enquanto ipês e quaresmeiras se destacam como árvores principais.

Ao entrar no jardim, o visitante é recebido por alamedas simétricas e delineadas, típicas do paisagismo francês. Aos poucos, a paisagem revela força e aridez.

O conceito central deste jardim é o contraste. A sofisticação do desenho clássico francês e a dureza da paisagem seca criam uma tensão visual que provoca reflexão. A harmonia entre o artificial e o natural é orquestrada para oferecer uma experiência estética única, onde a beleza cultivada e a selvagem coexistem em sinergia.

As esculturas em aço, distribuídas estrategicamente pelo jardim, capturam a diversidade da fauna e flora. Com formas fluidas e orgânicas, mimetizam aves e plantas nativas, integrando-se harmoniosamente ao ambiente.

Cada passo pelo jardim é uma jornada entre dois mundos. De um lado, a ordem e a simetria; do outro, a imprevisibilidade e a resiliência das plantas, que prosperam muitas vezes em condições adversas. As esculturas em aço conectam esses universos, capturando a essência da vida nativa e transpondo-a para a arte.

Este jardim é um manifesto visual sobre a coexistência de diferentes formas de beleza e a capacidade da natureza e da arte de dialogar. Um lugar onde o visitante se perde entre a ordem e o caos, o cultivado e o selvagem, emergindo com uma nova apreciação da arte e da natureza.

Parceiros:

Ecoseixos
Falci Elétrica
Megalux Iluminação e Decoração
Ô Seu Flor
Olímpia Plantas
Robson Emerick Designer
Sepe Plantas
Socium Art Construtora


O colégio e a sua proximidade do Parque Municipal foram a inspiração para o ambiente. Uma instalação que remete ao carrossel do parque, a alegria de um colégio e de uma época que se brincava na rua.

A imponência da arquitetura do prédio e seu entorno, nos inspiraram em transformar o carrossel pertencente a Marco Grilli numa obra de arte. Assim entrou a Olimpio Cenografia com uma equipe profissional para fazer uma repaginação e releitura do carrossel e o Parque Central BH na montagem e manutenção.

A ideia da monocromia dourada inserida a uma arquitetura única, a ambientação das cortinas da Hunter Douglas e um bom projeto de iluminação, criou o cenário de fantasia e nostalgia.

A obra da artista Flavia Junqueira completa o cenário da escada e hall, onde todo o espaço foi restaurado pela Boutique Construtora.


Parceiros:

A. de Arte
Botteh Tapetes
Boutique Construtora
Equipe 1
Flávia Junqueira
Hunter Douglas
Marco Grilli - Objetos de Arte
Olímpio Cenografia
Parque Central Belo Horizonte
Virginia Geo | Art Advisor
VB Automação
Varejão das Tintas + Lukscolor

Este ambiente é um tributo às mulheres que passaram pelos corredores e salas de aula do Instituto de Educação, mulheres cuja presença foi capaz de cativar e intrigar o grande poeta Carlos Drummond de Andrade. Foram elas que inspiraram o poema "As Moças da Escola de Aperfeiçoamento", cujas palavras adornam as paredes deste espaço, transformando-o em um santuário de memória e celebração.

Cada canto deste lugar é permeado pelas histórias de mulheres dedicadas ao conhecimento e à educação. Professores e alunas que, com sua sabedoria e dedicação, deixaram marcas indeléveis na alma de quem teve o privilégio de cruzar seu caminho.

É um espaço onde o passado e o presente se encontram, onde a inspiração de outrora continua a reverberar, inspirando novas gerações.

Ao entrar neste ambiente, somos transportados para uma era onde o saber era cultivado com paixão e zelo. Podemos quase ouvir os sussurros das conversas animadas, os risos compartilhados, e sentir a presença dessas mulheres que, com sua inteligência e graça, moldaram não apenas o Instituto de Educação, mas também a sociedade em que vivemos.

Neste santuário de (re) conhecimento, honramos aquelas que dedicaram suas vidas ao ensino e à aprendizagem. Suas contribuições vão além das salas de aula, ecoando através do tempo e continuando a influenciar e inspirar. Este é um lugar onde a memória encontra a inspiração, e onde celebramos o legado das mulheres que, com sua luz, iluminaram e continuam a iluminar o caminho do conhecimento.

Parceiros:

A. de Arte
Acervo Museu da Educação
Tom Sobre Tom
Jader Almeida
Marcela Bartolomeo - Escritório de Arte
Varejão das Tintas + Lukscolor 


Projeto de um espaço de confraternização, de troca de ideias, palestras, talks e pensamentos. Associamos a frase popular ao nome do espaço, pensado na dinâmica que ocorrerá, no conhecimento que será disseminado.

O conceito utilizado no projeto foi a integração, trazendo um pouco da área externa para área interna, já que o espaço possui uma ampla janela com vista para o jardim frontal do Edifício. Para isso, utilizamos uma tonalidade verde acinzentada em parte das paredes e do teto, se integrando ao lindo vaso com uma Jaboticabeira, situada próximo à janela.

O ambiente, assim como Instituto, visa contar sua história e a história da modernidade brasileira. Dessa maneira, utilizamos de mobiliários de arquitetos modernos (como as longarinas de Sergio Rodrigues e a namoradeira de Joaquim Tenreiro). Fotos passadas e atuais do Instituto e do ambiente serão disponibilizadas na estante de prateleiras situada no espaço, para possibilitar uma imersão na história do Edifício. 


Parceiros:

A. de Arte
Acervo Museu da Educação de Minas Gerais
Annova Indústria de Vernizes
Falci Elétrica
Galeria Murilo Castro
Galeria Tempus
Tom Sobre Tom
HifiClub
Minas Decor + Kazza Persianas
Maison Deboá
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marie Camille Tapetes
Marmoraria Artesanato
Megalux
Micheliny Martins
Ô Seu Flor
Varejão das Tintas + Lukscolor
Voktum 


A arquitetura atual do espaço que vai abrigar o ambiente "La Vie en Rose Restaurante" tem uma linguagem poética e artística muito relevante. Isso provoca e desperta, de imediato, diversas emoções. Por isso, o projeto de arquitetura de interior “silencia” para a arquitetura civil, a reverenciando com muita admiração! O diálogo se faz respeitosamente, para que os detalhes presentes possam ser contemplados, permitindo a todos que por ali circularem se emocionarem. Seja bem-vindo! Viva todas as histórias que a arquitetura tem o poder de contar e traduzir.


Parceiros: 

A. de Arte
Botteh Tapetes
Casa AD
Chef Jorge Ferreira
Falci Elétrica
Galeria Murilo de Castro
Galeria Tempus
Tom Sobe Tom
Lider Interiores
Marco Grilli – Objetos de Arte
Mesa e Cia Atelier
Mharmaros
Micheliny Martins
Prodomo Design
São Romão
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação
WM Villa


Inspirado na arquitetura de Luis Barragan, busco transmitir emoções por meio das cores. Esta é uma releitura contemporânea do eterno, com tonalidades mais sóbrias, simples e refinadas.


Parceiros:

AM Galeria de Arte
Cortplac
GlassBrasil
Tom Sobre Tom
Jader Almeida
Ideale Acabamentos
Marco Grilli - Objetos de Arte
Realize - Gerenciamento e Execução
Varejão das Tintas + Lukscolor


Inspiração: Grande Bazzar Istambul.


Parceiros: 

A. de Arte
Karminha Sousa
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marie Camille Tapetes
Varejão das Tintas + Lukscolor


Inspirado na arquitetura de Luis Barragan, busco transmitir emoções por meio das cores. Esta é uma releitura contemporânea do eterno, com tonalidades mais sóbrias, simples e refinadas.


Parceiros:

AM Galeria de Arte
Cortplac
GlassBrasil
Tom Sobre Tom
Jader Almeida
Ideale Acabamentos
Marco Grilli - Objetos de Arte
Realize - Gerenciamento e Execução
Varejão das Tintas + Lukscolor


A sala de estar possui inspiração francesa da transição entre os séculos XIX e XX, mesmo período do projeto arquitetônico do prédio da mostra. Uma época eufórica, de muita influência artística e cultural, em que Paris era referência para o mundo. É um ambiente intimista, com atmosfera parisiense, traços ornamentais da tradição europeia e de design contemporâneo. A arquitetura de interiores parisiense reflete requinte e sofisticação que se fundem com arte, cinema, literatura e moda da capital francesa.

Nosso conceito foi a junção de todos esses elementos, envolvendo com aconchego o receber e a permanência. O layout centralizado, a iluminação pontual com peças especiais, a estante com os livros antigos à mão, e a mesa escrivaninha em estilo da época são elementos presentes na decoração daquele período. O ambiente proporciona encontros regados a ideias, reflexões, música, poesia e cultura. O pé-direito duplo, as janelas e o piso de peroba-do-campo foram restaurados, mantendo a originalidade e o estilo da construção.

O ambiente possui mobiliário de design, estantes projetadas pelo nosso escritório especialmente para o espaço, e tecidos franceses nos estofados. As flores do jardim interno penetram no ambiente como uma releitura contemporânea das tradicionais boiseries francesas, através de galhos e flores na mesma tonalidade das paredes e do teto. A sofisticação do quartzito Moulin Rouge e a presença de tons vermelhos aquecem o ambiente e remetem à nobreza, características presentes na decoração francesa também. Assim como na decoração parisiense, ressaltamos também detalhes e adornos que vão além do mobiliário, sendo essas peças escolhidas por uma curadoria minuciosa, e obras de arte enriquecedoras que capturam o olhar.

O objetivo do projeto é criar um espaço onde o ar de Paris esteja presente na Modernos e Eternos 2024, tanto na tradição quanto no cenário atual da cidade. Que a vivacidade, a cultura e a iluminação parisiense sejam respiradas também aqui em Belo Horizonte.

Parceiros:

A. de Arte
Acervo Instituto de Educação de MG
Ana Luiza Decorações
Annova Indústria de Vernizes
Brasigran Granitos
Casa AD
Fagundes Efeitos Decorativos
Falci Elétrica
Galeria Murilo Castro
Tom Sobre Tom
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marie Camille Tapetes
Micheliny Martins
Trousseau
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação


A Sala Áurea é um ambiente que evoca a história, a cultura e a relação da arquitetura com a moda. Honrando o lema do IEMG de "educar-se para educar" e o intuito da mostra MODERNOS ETERNOS de "promover estímulos e experiências, unindo o design consagrado a objetos com significado atemporal", o protagonismo do ambiente volta-se para as professoras da antiga escola, referência na formação de professores. Fizemos uma singela homenagem, inserindo fotografias de professoras que se formaram ali, além de objetos do acervo do IEMG.

Esses elementos são um convite à reflexão sobre o valor dessas grandes mulheres ao longo dos anos e revelam o passado, com a presença de publicações da revista AMAE EDUCANDO, de uma máquina de escrever e até de uma merendeira da época. É um ambiente de essência feminina, nas formas e nas cores. A cor do papel de parede traduz personalidade, poder e força. O tom "cherry red", cor tendência de 2024, simboliza a relação entre arquitetura, design e moda, que estão cada vez mais interligados, abrangendo todo o universo da criatividade.

Com o intuito de exaltar as raízes históricas, mas também arquitetônicas, valorizamos as janelas centrais do ambiente e sua vista para a copa das árvores, que proporcionam um respiro em meio às paredes exuberantes. O resultado é um ambiente misterioso e elegante, que toca músicas francesas, como "La Vie en Rose", em sua playlist.


Parceiros:

A. de Arte
Ana Luiza Decorações
Annova Indústria de Vernizes
Tom Sobre Tom
Marcela Bartolomeo - Escritório de Arte
Marco Grilli - Objetos de Arte
Ô Seu Flor
São Romão
Tapet’Art
Varejão das Tintas + Lukscolor


Com a concepção de uma galeria, o ponto de partida para a criação do ambiente foram as obras de arte de Letícia Moretzsohn. Para realçar as cores vibrantes trazidas de pós naturais, optamos por uma sala monocromática com pontos na cor preta. Na entrada, um obstáculo em voil fluido para um impacto visual. Os móveis foram escolhidos em linhas curvas e tons neutros, para não ofuscarem a beleza das telas. O nome Lua vem do pendente que compõe de forma marcante o espaço.

Parceiros:

A. de Arte
Annova Indústria de Vernizes
Commemorare Estampas
Leticia Moretzsohn
Marie Camille Tapetes
Mharmaros
Micheliny Martins
São Romão
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação


A minha Sala de Estar na Modernos Eternos 2024 tem como conceito básico a setorização do espaço de forma simples e dinâmica. O aconchego é a premissa principal. As paredes receberam uma pintura nada convencional, com cores e texturas diferenciadas, e a partir daí aconteceu toda a composição do projeto. A harmonia, a estética e a funcionalidade são as características principais. O moderno e o contemporâneo habitam no mesmo espaço, fazendo a composição e a diferença. O mobiliário escolhido, de importantes designers como Sérgio Rodrigues, Tenreiro e Niemeyer, cumpre esse papel. As obras de arte, os adornos e a iluminação são um capítulo à parte; são eles que arrematam e dão o toque final, criando a harmonia.


Parceiros

A. de Arte
Ana Luiza Decorações
Annova Indústria de Vernizes
Galeria Murilo Castro
Tom Sobre Tom
Ô Seu Flor
Jader Almeida
Marcela Bartolomeu Escritório de Arte
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marie Camille Tapetes
São Romão
Tecnodry Gesso
Varejão das Tintas + Lukscolor


A base do projeto nasceu da alegria e das cores do tapete, que possibilitou a criação de um lugar adequado ao generoso espaço desse prédio único. O layout é farto, flexível e alegre, permitindo um bom acolhimento. Tem como característica os tecidos personalizados, aplicados nas cortinas e paredes, que derivam da arte contida no tapete. As grandes pedras naturais remetem à casa, à solidez e à natureza, e as estantes marcam o espaço das coleções e histórias da família.

O espaço que compõe a farta mesa de jantar com primorosa marchetaria demonstra sofisticação, em contraposição com a mesa de chá, que cria um recinto descontraído e atual. O ambiente "Estar com Tons" é harmonicamente trabalhado para coexistirem o moderno, o contemporâneo e o antigo.

Parceiros:

Ana Luiza Decorações
Annova Indústria de Vernizes
Botteh Tapetes
Commemorare Estampas
Fagundes Efeitos Decorativos
Falci Elétrica
Farkas Construtora
Galeria Tempus
Tom Sobre Tom
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação


Uma Reflexão Necessária: Produtividade e Descanso Podem Coexistir?

A Sala Borgonha: Descanso Produtivo combina harmoniosamente um ambiente de trabalho com um espaço de estar, unindo design atemporal e conforto para maximizar a produtividade. Projetado para estimular a criatividade, este espaço apresenta uma fusão de móveis contemporâneos e vintage, refletindo a dualidade entre o trabalho e o ócio. A cor vermelho Borgonha, uma cor terrosa e quente, foi escolhida intencionalmente para tornar a sala estimulante aos pensamentos, quebrando a sobriedade típica de um escritório.

Concebida para profissionais que valorizam a eficiência sem abrir mão do conforto, a Sala Borgonha: Descanso Produtivo oferece um cenário onde produtividade e bem-estar se entrelaçam em perfeita sintonia. A disposição estratégica dos móveis foi cuidadosamente planejada com base na Neuroarquitetura, com a mesa de trabalho posicionada próxima a uma janela para aproveitar a luz natural, enquanto o sofá e as poltronas formam um espaço acolhedor para pausas revitalizantes ao longo do dia.

O Seu Ambiente de Trabalho Te Proporciona Pausas Criativas?

Este ambiente questiona e redefine a relação entre trabalho e descanso, propondo um novo olhar sobre como ambos podem coexistir de maneira eficiente e prazerosa.

Parceiros:

A. De Arte
Ana Luiza Decorações
Annova Indústria de Vernizes
Fagundes Efeitos Decorativos
Falci Elétrica
Galeria Murilo Castro
Galeria Tempus
Tom Sobre Tom
Jader Almeida
Marcela Bartolomeo - Escritório de Arte
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marie Camille Tapetes
São Romão
Tecnodry Gesso
Varejão das Tintas + Lukscolor 


Modernos Eternos é uma assinatura na cena cultural como mostra de decoração, design e arte, assim como o nome de Flavio Bahia. Este ano, vamos assistir a este encontro no Instituto de Educação de Minas Gerais, datado de 1898 e projetado pelo arquiteto e desenhista Edgar Nascentes Coelho, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais na década de 80. Este preâmbulo sobre o lugar deste acontecimento serve unicamente para realçar o quanto educação e cultura são representativos e trabalhados de modo conceitual, tanto quanto arquitetônicos e decorativos, por Flavio.

A escolha do ambiente este ano foi o "Estar do Colecionador", uma situação mais que propícia para o trabalho desenvolvido pelo profissional. Flavio Bahia atua sempre com alguns pilares fundamentais que o conduzem nos projetos apresentados: o ambiente como lugar de acolhimento, subjetividade e singularidade, onde se traduzem os modos de vida, o conhecimento e as experiências de quem os habita. Arte e design, mobiliário contemporâneo e modernista, o trabalho sistemático com as cores e a volumetria — ou seja, a capacidade de oferecer uma sensação de relevo em movimento associada ao projeto luminotécnico — fazem de Flavio Bahia um profissional protagonista nos espaços que produz.


Parceiros:

Annova Indústria de Vernizes
Fagundes Efeitos Decorativos
Varejão das Tintas + Lukscolor 


A arquitetura gentil que oferece momentos de descanso em meio à rotina.

Nosso ambiente, Refúgio Dela, é um convite ao mergulho na pausa e na tranquilidade. Entendendo o lar como um local capaz de proporcionar pequenas recargas diárias, percebemos que a arquitetura é uma poderosa ferramenta para alcançar esse objetivo. Autocuidado ao seu alcance por meio de espaços que promovem o encontro consigo mesmo, seja em um momento de leitura, revisitando memórias, um banho relaxante, ou degustando um vinho e uma boa gastronomia.

Nossa experiência em projetos residenciais e na área da saúde nos mostra, cada vez mais, a importância de oferecer bem-estar através das soluções de projeto. Arte, design, memórias e conforto sob medida são a nossa aposta para trazer experiências de reconexão para o seu dia a dia.

Parceiros:

A. de Arte
Annova Indústria de Vernizes
Botteh Tapetes
Galeria Murilo Castro
Glass Brasil
Tom Sobre Tom
Hunter Douglas
Ideale Acabamentos
Micheliny Martins
São Romão
Trousseau


Um refúgio intimista e acolhedor, pensado para a criação e abrigo das obras da artista Iane Zanini, o espaço opera como Atelier e Galeria de arte. Um ponto de tensão entre o design eterno e a contemporaneidade do presente. O layout do ambiente foi pensado para acolher os visitantes em um living de apreciação das obras, que permite acompanhar também suas criações. As cores, texturas, elementos e composições do ambiente convidam para reuniões duradouras e momentos memoráveis no Gabinete da Artista.

Parceiros:

A. de Arte
Annova Indústria de Vernizes
⁠Galeria Tempus
Iane Zanini
Maison Deboá
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marie Camille Tapetes
Marmoraria Artesanato
Ô Seu Flor
São Romão
Varejão das Tintas + Lukscolor
⁠Vicenza Decora + Kazza Persianas
⁠WM Villa


Ao me deparar com as cinco amplas janelas que circundam a sala, com seu pé-direito quase alcançando os cinco metros de altura, uma certeza imediata me tomou: "Esta é a sala que eu quero para mim." É um espaço atemporal, misturado em uma pitada de modernidade com uma nostálgica sensação de familiaridade. Minha mente começa a dar forma a várias ideias enquanto observo o ambiente. Visualizo cortinas de tecido com estampas de galhos em tons terrosos, emanando acolhimento e brasilidade, enquanto meus pensamentos flutuam desordenadamente. Defino meu layout e aprovo o tom ocre das paredes, que provoca uma calorosa sensação de bem-estar. Imagino este espaço como um ambiente multiuso: uma sala de estar, de leitura, de jogos, de TV, adornada com obras de arte, onde a família pode se reunir e compartilhar momentos preciosos. Este é o espaço que eu quero para mim, e é também o espaço que vou compartilhar com todos vocês. Um refúgio envolto na cor ocre.


Parceiros:

A. de Arte
Ana Luiza Decorações
Annova Indústria de Vernizes
Botteh Tapetes
Commemorare Estampas
Galeria Tempus
Marcela Bartolomeo - Escritório de Arte
Mharmaros
Orlando Lemos Galeria
RVE Construções
Stark Studio
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação
Voktum


Ao criar o Espaço Abtah, foram selecionadas inovações de ponta no setor de revestimentos, louças e metais, mantendo um design atemporal. A maioria dos produtos em exibição foi lançada em 2024, incluindo os materiais da Deca com a tecnologia D.Coat, que prolonga a durabilidade das peças metálicas. Nos revestimentos Portinari, temos como protagonista o Luce di Luna, um revestimento inspirado no Quartzite Luna. Seu diferencial é ser um produto Deep Design, uma tecnologia sofisticada que permite ter profundidade nos veios.

Foi primordial desenvolver um ambiente sustentável que enaltecesse empresas e designers brasileiros renomados, como Jader Almeida e Juliana Vasconcellos. Com esse objetivo, foram projetados dois espaços distintos, porém harmonizados: uma sala de banho e uma sala de convivência.

Os porcelanatos têm papel de destaque no ambiente, aplicados em móveis, bancadas, pisos e paredes. Outro destaque é a obra da artista mineira Sandra Motta, cuja sensibilidade singular captura a essência da vegetação nativa de Minas Gerais. Foi escolhida uma cortina recém-lançada pela Hunter Douglas. A iluminação também merece atenção, com uma peça fornecida pela A. de Arte e criada pela prestigiada arquiteta Zaha Hadid. Ao centro da sala é notável a beleza dos móveis da Tidelli fornecidos pela São Romão.

Parceiros:

A. de Arte
Abtah
Annova Indústria de Vernizes
Botteh Tapetes
Falci Elétrica
GlassBrasil
Tom Sobre Tom
Hunter Douglas
Sandra Motta
São Romão
Trousseau
Varejão das Tintas + Lukscolor


A arquiteta Christianne Taranto estudou no IEMG de 1976 a 1979 e, ao finalizar o ensino médio, ingressou na Escola de Arquitetura do Izabela Hendrix. Ao visitar o prédio, o coração bateu forte.

“Tudo está certo no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz. Mas quando falo dessas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que existem só diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar para vê-las assim.” (Cecília Meireles)

Esse poema norteou a concepção do nosso projeto ao criar algo livre de tendências, trazendo para esse ambiente o que gostamos e o que nos faz feliz. Nosso objetivo foi criar um ambiente acolhedor, harmonioso, que convide as pessoas a entrarem e permanecerem no espaço. Um local de descanso mas também de trabalho, com área de leitura, convivência, objetos colecionados ao longo do tempo, mesclando peças contemporâneas e peças do mobiliário moderno brasileiro de reedição autorizadas, obras de arte muito bem selecionadas e objetos do Museu do IEMG.

Marca registrada do escritório, os tons claros predominam, trazendo leveza, harmonia e naturalidade. A estrutura original do ambiente foi mantida, e a intervenção foi no sentido de sua recuperação.


Parceiros:

A. de Arte
AM Galeria de Arte
Annova Indústria de Vernizes
Falci Elétrica
Tom Sobre Tom
Hunter Douglas
Liber Wines
L’idea
Marcela Bartolomeo - Escritório de Arte
Marie Camille Tapetes
Mharmaros
Orlando Lemos Galeria
Ô Seu Flor
Prodomo Design
São Romão
Stark Studio
Trousseau
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação


Refúgio Interior | Um oásis de repouso, este espaço acolhe o visitante com uma atmosfera de serenidade, luz suave e tons leves, acariciando a alma e promovendo introspecção. A arquitetura promove o resgate da essência do ser com uma iluminação intimista e indireta, criando um ambiente acolhedor e relaxante. As linhas retas e curvas se misturam em harmonia, representando o equilíbrio do ser humano, enquanto a luz suave oferece um refúgio para a paz interior.

O destaque do ambiente é a cabeceira, cujo movimento evoca a beleza e o poder do nascer do sol. Este elemento não é apenas um acessório decorativo, mas sim uma representação tangível da promessa de um novo dia e de infinitas possibilidades. O painel começa sua jornada na parte mais baixa, o piso, e sua ascensão é marcada por uma curva suave e graciosa, imitando o movimento do sol ao amanhecer, que sobe lentamente no horizonte. À medida que alcança seu ápice, o painel irradia uma luz de esperança e renovação.

O ponto de partida do projeto foi esse detalhe. O nome escolhido para esse ambiente é "Aurora", uma palavra que tem origem no latim e significa "amanhecer" ou "alvorada". Refere-se ao momento do dia em que o sol começa a aparecer no horizonte, marcando o início da manhã e o fim da noite. A aurora é frequentemente associada a uma luz suave e dourada que surge no céu antes do nascer do sol, criando uma atmosfera de renovação e esperança.

Assim, o "Espaço Aurora" é mais que um espaço físico; é um convite à reflexão e conexão com a verdadeira essência, proporcionando paz e harmonia. Cada detalhe, dos móveis aos assentos decorativos, incentiva a desaceleração e a introspecção em meio à agitação do mundo exterior.

A curadoria do mobiliário conta com peças modernistas de design nacional, assinadas por Jorge Zalszupin (1959 e 1980) e Sergio Rodrigues (1954), além de design italiano por Achille Castiglioni e Pier Giacomo (1962).


Parceiros:

A. de Arte
Ana Luiza Decorações
Annova Indústria de Vernizes
Botteh Tapetes
Fagundes Efeitos Decorativos
Falci Elétrica
Hunter Douglas
Marcela Bartolomeo - Escritório de Arte
Marco Grilli - Objetos de Arte
São Romão
Tecnodry Gesso
Trousseau
Varejão das Tintas + Lukscolor


“O Legado dos artistas e designers brasileiros no Instituto de Educação de MG”

No coração pulsante de Belo Horizonte, o histórico prédio do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) abre suas portas para uma celebração vibrante da criatividade brasileira. Este ambiente, cuidadosamente preparado para homenagear os artistas e designers que moldaram a cultura do país, transcende a mera exposição, tornando-se uma imersão profunda na alma artística do Brasil.

Parceiros:

Galeria Tempus
Botteh Tapetes
Orlando Lemos Galeria
Minas Decor + Kazza Persianas
Varejão das Tintas + Lukscolor


Com uma mistura ousada de história e contemporaneidade, nossos banheiros na Modernos Eternos são mais do que espaços funcionais; são testemunhos de uma visão que transcende o tempo. Intitulados "Eclatante Época", nossos ambientes convidam os visitantes a mergulhar em uma experiência que mescla o brilho deslumbrante das escolhas cuidadosamente selecionadas à reverência pela tradição e pela elegância atemporal.

Cada detalhe, desde as bancadas extremamente elegantes até os quadros meticulosamente escolhidos, reflete não apenas nosso compromisso com a excelência e a originalidade, mas também a capacidade de reinterpretar o clássico de forma inovadora. Com pisos de mosaico e espelhos concebidos por designers renomados, esses banheiros se tornam verdadeiros santuários de beleza e sofisticação, onde o passado e o presente se encontram harmoniosamente para criar um ambiente marcante e inesquecível.


Parceiros:

Construtora ECO e RML
Falci Elétrica
Galeria Tempus
GlassBrasil
Iane Zanini
Ideale Acabamentos
Maison Deboá
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marmoraria Artesanato
Ô Seu Flor
Robson Emerick
Stark Studio
Trousseau
Varejão das Tintas + Lukscolor


A Suíte Glória é uma homenagem ao renomado Hotel Glória de Caxambu, onde nosso escritório assinou a nova suíte presidencial. Neste espaço, a fusão entre a arquitetura clássica e a decoração contemporânea é cuidadosamente planejada. A seleção de móveis se destaca pela sua sobriedade e atemporalidade, enquanto formas orgânicas se misturam harmoniosamente com uma variedade de obras de arte cuidadosamente escolhidas. Esta edição é enriquecida por nosso design autoral: desde as fotografias de Fernando César até o desenho único da cabeceira, o espelho de piso imponente e até mesmo uma escultura em aço.

Parceiros:

A. de Arte
Botteh Tapetes
Fernando César
Galeria Tempus
Tom Sobre Tom
Hausen Construtora
Maison Deboá
Orlando Lemos Galeria
Ô Seu Flor
Trousseau
Varejão das Tintas + Lukscolor
Vicenza Decora + Kazza Persianas
WM Villa 


Nada convencional, uma sala de 29 m² transforma-se em um ambiente onde a criança é a protagonista. "Era uma vez", o primeiro quarto infantil em 9 edições de Modernos Eternos, é mais do que um simples espaço físico; é um lugar onde as histórias ganham vida, onde os laços afetivos são celebrados e onde a imaginação é livre para voar. Este quarto é um tributo à infância dos pais, uma ponte entre gerações e, acima de tudo, um lar para os sonhos de duas crianças de idades diferentes.

Além da escolha de móveis e objetos que incentivam atividades adequadas às diferentes fases da infância, o projeto expressa um conceito claro em cada detalhe: o design afetivo. A paleta de cores se destaca por sua originalidade; em vez dos tradicionais tons claros, a escolha recai sobre a neutralidade dos terrosos, proporcionando uma sensação de acolhimento.


Parceiros: 

A. de Arte
Acervo Museu da Educação de Minas Gerais
Ana Luiza Decorações
Commemorare Estampas
Fagundes Efeitos Decorativos
Falci Elétrica
Galeria Murilo Castro
Galeria Tempus
In8home
Maison Deboá
Marco Grilli - Objetos de Arte
Varejão das Tintas + Lukscolor


O quarto foi idealizado para um casal, com uma atmosfera afetiva (aconchegante) criada através de um pórtico de muxarabi que emoldura as janelas, integrando o ambiente com a cama, que é a peça central. Este elemento, que começou a ser utilizado no Brasil no período da colonização portuguesa, compõe a miscelânia de épocas retratadas no ambiente, passando pela década de 50, quando foi concebida a cadeira Oscar de Sérgio Rodrigues, de 60 quando foi criada a poltrona Jangada, década de 90 representada pela poltrona Tetê, até os dias atuais retratados nas peças de Jader Almeida e Guilherme Wentz.

Ao mesclar peças de diferentes épocas e estilos, é possível valorizar tanto a história dos clássicos do design quanto a inovação presente nas criações contemporâneas, acrescentando personalidade ao ambiente. O espaço foi pensado para ir além do descanso, contando também com um ambiente de estar e home office para atender às necessidades do dia a dia, mantendo sempre a atmosfera aconchegante e confortável para todos os usos. Os tons neutros e texturas serão incorporados nos tecidos, tapetes, e as obras instaladas em todas as faces do ambiente trazem vida e dialogam com o mobiliário, criando a sintonia perfeita entre as artes.

Parceiros:

A. de Arte
Acervo Museu da Educação de Minas Gerais
Annova Indústria de Vernizes
Falci Elétrica
Fagundes Efeitos Decorativos
Galeria Tempus
Tom Sobre Tom
Hunter Douglas
Jader Almeida
Marcela Bartolomeo - Escritório de Arte
Marco Grilli - Objetos de Arte
São Romão
Tapet’Art
Trousseau
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação


A Sala de Cinema apresenta: as mais belas histórias!

O estudo e a análise feitos a partir da bela arquitetura das curvas, escadas, colunas e ornamentos do Instituto de Educação de Minas Gerais inspiraram-nos profundamente na realização do projeto que apresentamos. As pesquisas entre os estilos eclético e neoclássico usados no Brasil, com influência europeia, entre os séculos XIX e XX, fizeram nossos pensamentos fluírem e as linhas foram ganhando vida de forma constante e suave no papel, traçando os círculos das ilhas, das engrenagens, do relógio e então logo entendemos que a essência do nosso projeto residia na interseção entre o tempo, suas engrenagens e a modernidade.

Mas e o tempo? Qual sua relação com o cinema? A arte cinematográfica é um eterno retorno, celebração contínua do presente ancorado ao passado. Um de seus maiores ícones é Charles Chaplin, personagem que, com maestria única, soube manipular o tempo de maneira que suas obras transcendessem décadas, provando desta forma que a verdadeira arte permanece imutável e perene. Mesmo com a IA.

Consoante descrito muito bem por Felipe Campel, o cinema nos dá a possibilidade de recriar o passado, reimaginar o presente e visualizar o futuro.

Por isso, selecionamos o que há de mais inovador em áudio, som, automação, imagem, acústica e conforto. Por meio de uma fusão com o melhor do passado e do presente, apresentamos a vocês, também, um pouco de nossa visão sobre o futuro.

Nesse espaço, convidamos vocês para viverem um pouco do Moderno e do Eterno por meio da sétima arte, que é o cinema. Em uma experiência única, descubra onde o moderno abraça o eterno em nosso ambiente.

Parceiros:

A. de Arte
Acervo Instituto de Educação de Minas Gerais
Orlando Lemos Galeria
Galeria Tempus
Marco Grilli - Objetos de Arte
São Romão
Tom sobre Tom
VB Automação
Varejão das Tintas + Lukscolor


Este espaço de relaxamento combina o moderno com o eterno, pensado para um homem apaixonado por design, arte, filmes e receber amigos. O ambiente é dominado por um sofá modular que oferece flexibilidade e conforto, cercado por muitas cortinas que adicionam uma sensação de aconchego e privacidade. Elementos antigos, como adornos e cadeiras vintage, se mesclam harmoniosamente com o design contemporâneo, criando um contraste elegante. Um home theater com projetor transforma o espaço em um cinema privado, perfeito para noites de filmes. Um bar elegante, equipado com bebidas premium, complementa o ambiente, tornando-o ideal para socializar e relaxar. Este espaço é um refúgio onde o moderno encontra o clássico, proporcionando um ambiente acolhedor e sofisticado para desfrutar de arte, entretenimento e a companhia de amigos.


Parceiros:

A. de Arte
AM Galeria de Arte
Ana Luiza Decorações
Brasigran Granitos
Commemorare Estampas
Falci Elétrica
Galeria Murilo Castro
Tom Sobre Tom
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marie Camille Tapetes
Micheliny Martins
São Romão
Stark Studio
Trousseau
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação
Virginia Geo - Art Advisor


Um conjunto formado por uma sala de banho e um espaço de vestir, voltado para o autocuidado feminino e a experiência estética-sensorial. 

Trazendo aconchego para o ambiente, temos elementos selecionados que buscam remeter à ancestralidade feminina a partir da criação de tramas artesanais e paisagens construídas do dialogo entre obras de artes e jardins. 

Um ambiente criado para a liberdade feminina, onde o mobiliário modernista se mistura à contemporaneidade de um biombo que separa, mas que permite o atravessar do olhar, gerando uma fusão entre o eterno e o moderno.

Parceiros:

A. de Arte
Ana Luiza Decorações
Botteh Tapetes
Estúdio Trama
Fagundes Efeitos Decorativos
Falci Elétrica
Galeria Tempus
Ideale Acabamentos
Maison Deboá
Marco Grilli - Objetos de Arte
Ô Seu Flor
Sandra Motta
Stark Studio
Trousseau
Varejão das Tintas + Lukscolor
WM Villa


Contar história. Uma casa de verdade sempre conta um pouco da história de quem nela mora. Para o espaço SEBRAE, concebido pela arquiteta Ana Bahia na mostra Modernos Eternos 2024, essa narrativa parte da característica bem mineira de eleger a cozinha como lugar que abraça, sempre pronto para receber pessoas queridas. A sala de estar vem como uma extensão desse ambiente, reforçando o convívio e o afeto.

Pedra, metal e linhas retas alinham o morar contemporâneo, que aqui é humanizado com feito à mão. Está na presença do crochê, da arte popular do Jequitinhonha, na palha e em muitos outros detalhes que equilibram arte, artesanato e arquitetura em momentos distintos.

A arquiteta transcende a linha do convencional em um ambiente moderno e com identidade, unindo o high tech à tradição para inscrever o morar em um patamar que acolhe e, ao mesmo tempo, permite que passado, presente e futuro andem no mesmo compasso.


Parceiros:

A. de Arte
Botteh Tapetes
Mharmaros
Micheliny Martins
Sebrae MG | Origem de Minas
Varejão das Tintas + Lukscolor


Em um prédio histórico, com amplas salas e um pé direito generoso, criamos um espaço de vivências! A Confraria reúne bons vinhos, bons whiskies e boa música, envoltos em obras de arte e peças de design atuais e eternas. Cores neutras e escolhas que trazem conforto e acolhimento criam um ambiente convidativo para experiências únicas.

Nos eternos, o designer Sérgio Rodrigues figura nas peças principais, com a poltrona Moleca, a Poltrona Kilin e a poltrona Oscar. Nas obras de arte, o destaque vai para a obra de Niura Bellavinha, feita especialmente para o espaço, em uma paleta e técnica que remetem às montanhas de Minas. Cultura e lazer de mãos dadas para mostrar que é possível ter espaços reais, de uso e vivências, com arte e história! Espaços com alma!

Parceiros:

A. de Arte
AM Galeria de Arte
Galeria Tempus
Lamas Destilaria
Liber Wines
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marie Camille Tapetes
Mesa e Cia Atelier
Mharmaros
Micheliny Martins
Ô Seu Flor
São Romão
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação


Parceiros:

A. de Arte
Galeria Tempus
Libra Janelas e Portas
Marmoraria Antesanato
Hunter Douglas
Tatiana Queiroz
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação


Parceiros:



A função essencial de um lounge é ser um local de socialização e encontro.

Para edição 2024 da Modernos Eternos queríamos criar um ambiente agradável, contemporâneo e elegante onde as pessoas pudessem se reunir para apreciar a beleza do prédio do IEMG e sua arquitetura neoclássica.

Nada se compara a um lounge para facilitar o contato entre as pessoas. Assim, criamos um espaço que serve de apoio ao bar/café onde os visitantes podem experimentar, através do mobiliário, iluminação e cores, toda a elegância e versatilidade que um lounge pode oferecer.

Optamos por uma iluminação suave, móveis confortáveis, música agradável e uma decoração refinada, transformando o Lounge do Pátio em um ambiente atraente que combina cultura e socialização.

O grande sofá central, com assentos em todas as direções, integra os diferentes ambientes do lounge.

As obras de arte foram selecionadas por suas cores vibrantes e iluminação, criando uma atmosfera descontraída e animada. 

A bancada em quartzito Jadore destaca-se dos tons mais comuns e atrai a atenção com sua iluminação embutida.

Os móveis em estilo contemporâneo misturam-se harmoniosamente com elementos clássicos, como os adornos em cristais distribuídos pela estante, resultando em um ambiente atemporal.

Para finalizar, projetamos esquadrias de PVC e vidro em formas quadriculares de tamanhos variados, inspiradas no estilo das pinturas do artista Piet Mondrian, fazendo o fechamento de alguns vãos de uma forma criativa.

Parceiros:

A. de Arte
Galeria Murilo Castro
Libra Janelas e Portas
Marco Grilli - Objetos de Arte
Marie Camille Tapetes
Marmoraria Artesanato
Ô Seu Flor
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação
WM Villa


No coração do centro de Belo Horizonte, ergue-se um prédio escolar tradicional datado de 1897, que vai além de ser um mero local de aprendizado. Este edifício, tombado como patrimônio histórico, é um testemunho vivo do passado, conectando gerações de estudantes à rica história que o envolve. Ao entrar nas portas centenárias, somos envoltos por uma aura de respeito e admiração pela herança que ele representa. Cada corredor, cada sala de aula, respira a história da educação, trazendo à tona memórias e lições que ecoam através dos tempos.

No Lounge Elo das Tradições, buscamos criar um espaço que celebra as tradições (ARQUITETURA + EDUCAÇÃO + CEREJEIRA), e faz uma homenagem as mulheres que lecionaram e os estudantes que passaram por ali. A junção da rica história educacional da Escola, a imponente arquitetura do prédio, abraçam a modernidade e a inovação do presente. É um lugar onde o passado e o presente se encontram em uma perfeita harmonia, criando um ambiente propício para reflexão e a inspiração. A junção do moderno e eterno.

 As paredes do nosso lounge testemunham a história viva do prédio tombado, com sua arquitetura imponente e detalhes ornamentados que contam séculos de aprendizado e conhecimento. Cada corredor, cada sala de aula, é um portal para o passado, onde a tradição educacional se manifesta em cada centímetro quadrado.

 Neste espaço, também prestamos uma homenagem às professoras e estudante que fizeram história na escola, marcando suas trajetórias com determinação e excelência. Suas conquistas ecoam pelos corredores, inspirando as gerações futuras a perseguirem seus sonhos e desafiarem os limites do conhecimento. A ligação entre o feminino e a excelência educacional se reflete não apenas nas histórias dessas mulheres pioneiras, mas também nas curvas acolhedoras do mobiliário e nos fortes e delicadas flores das cerejeiras que adornam o ambiente. Assim, honramos não apenas as conquistas individuais dessas mulheres notáveis, mas também reconhecemos a importância de promover a igualdade de gênero em todos os aspectos da vida educacional e além.

 A tradicional história da cerejeira do Sr Miura, que permeia todo o ambiente com sua beleza e simbolismo. As árvores de cerejeira, com suas flores efêmeras e sua longa história de significado cultural, proporcionam um lembrete constante da passagem do tempo e da renovação da vida assim encontramos um elo poderoso que une passado, presente e futuro. É uma celebração da tradição como uma força que transcende o tempo, enraizada em valores e práticas que perduram através do tempo.

 O ambiente oferece uma experiência sensorial única, onde o mobiliário orgânico cria um contraste cativante com a rigidez do pátio e do edifício. A presença das cerejeiras, símbolo da tradição do Sr. Miura, adiciona um toque de história e conexão com a natureza ao espaço. Além disso, o pórtico de letras tem o poema do poeta Carlos Drummond de Andrade " As Moças da Escola de Aperfeiçoamento " feito para as estudantes da época. Assim desperta a tradição educacional, reforçando a importância do aprendizado ao longo dos anos e prestando uma homenagem a todos os estudantes que passaram por ali, através das iniciais das cortinas de letras.

 O mobiliário contemporâneo com curvas orgânicas é apresentado, criando um ambiente propício para celebrar as tradições, onde o moderno e o eterno se fundem em perfeita harmonia. Cada elemento é cuidadosamente selecionado para evocar a rica história do prédio enquanto abraça a modernidade.

 Este ambiente foi cuidadosamente projetado para envolver e inspirar os visitantes, proporcionando uma imersão completa nas tradições e na história do local. Um refúgio tranquilo para contemplar a beleza das cerejeiras em flor, enquanto os visitantes são convidados a refletir sobre a importância de preservar e celebrar as tradições enquanto abraçam o futuro.

Parceiros:

Cria Café - Cafés Especiais
Falci Elétrica
Galeria Murilo Castro
Grupo Prima Linea + Sierra Móveis
Lamas Destilaria
Liber Wines
Marco Grilli - Objetos de Arte
Megalux
Iluminação e Decoração
Mesa e Cia Atelier
Miura Cerejeiras
Ô Seu Flor
RVE Construções
Stratum Segurança
Tlv Solution
Varejão das Tintas + Lukscolor
VB Automação


O espaço foi concebido para receber de forma descontraída uma loja da Maison Deboá, provocando, através de sua atmosfera convidativa e imersiva, a sensação de liberdade.

Ao visitarmos o prédio, nos maravilhamos pela simetria e imponência da edificação, pontos marcantes do estilo eclético de orientação neoclássica. Fazendo contraponto a essa grandiosidade, está o nosso espaço. Com altura de piso a teto que foge do padrão presente na edificação, ele esbanja grandiosidade com seu maximalismo sutil, através das cores, formas e texturas presentes no ambiente.

Os vãos voltados para o pátio central receberam a inserção de paisagismo, permitindo uma maior sensação de relaxamento aos visitantes, despertando a vontade de se assentar e contemplar.

Dessa maneira, compreendemos que o moderno e o eterno representam dois aspectos essenciais da experiência humana, muitas vezes contrastantes, mas também complementares. O moderno refere-se ao presente, à contemporaneidade e à inovação. Por outro lado, o eterno transcende o tempo e o espaço.

É um convite para entrar e relaxar.

Parceiros: 

Maison Deboá
Marco Grilli - Objetos de Arte
Varejão das Tintas + Lukscolor


Já pensou em transitar nos andares e ter a experiência de estar dentro de um quadro?

Anamorfose é um efeito de perspectiva utilizado nas artes visuais para forçar o observador a se colocar sob um determinado ponto de vista, a partir do qual o elemento recupera uma forma proporcionada e clara.

Usamos dessa técnica gráfica ao longo dos corredores e patamares da escada, distribuindo 13 círculos que se revelam em suas verdadeiras formas apenas quando vistos por certos ângulos, sinalizados no chão. Ou seja, em cada canto do ambiente, você vê uma composição diferente da outra.

A ilusão de ótica desafia os olhos de quem passa por estes lugares a encontrar o ponto certo para ver as imagens.

Coloquem os pés na sinalização e olhem para a escada. Desafiamos o espectador a descobrir os círculos e viver essa reflexão: tudo que vemos é apenas uma questão de perspectiva.

Parceiros:

K2Studio&Co
Hausen Construtora
Dropiron
Marie Camille Tapetes
Varejão das Tintas + Lukscolor


O projeto usa o espaço como um túnel de linha do tempo, permeia pelas diferentes fases da criação, onde os criadores são os protagonistas. Cada espaço entre os portais representados por cortinas metálicas, são os acessos às camadas da mente criativa, do vazio à ideia materializada. Cada campo foi representado por um elemento da natureza, composição da criação do mundo: ar, fogo, água e terra. No primeiro campo, representado pelo ar, o ócio criativo, a conexão entre as pessoas, a arte e à contemplação do vazio, como ponto de partida para qualquer criação. Neste ambiente, as áreas de assento são destinadas à conexão entre as pessoas e o espaço, propondo o “não pensar” que antecede a criatividade. Passado o primeiro portal da mente, nos deparamos com o Campo das Experiências, representado pelo fogo, esse ambiente trás o arder das experiências atrelado ao resgate do eterno, através dos desenhos representando o padrão existente dos portões e vidraçarias do Instituto de Educação de Minas Gerais, o eternizando na nossa arquitetura da adega. Os arcos e o próprio formato curvo da nossa adega, além de representar a nossa arquitetura, remete a vidraçaria principal na icônica escadaria do IEMG, formada por um desenho curvo e reforçando a ideia do nosso túnel do tempo. Aqui, entramos em mais um portal, chegamos ao Campo das Memórias, representado pelas águas, onde resgatamos, para as nossas criações, as nossas memórias afetivas ao longo dos anos, do Moderno ao Eterno. A nossa sala das memórias leva uma tapeçaria que remete à um lago, a estante das memórias, leva objetos da nossa memória afetiva, eternas. Ainda nas águas, temos o nosso Campo das Ideias, onde essas ideias começam a surgir, as obras Geometria das Águas nos inspiram à observação. Através do ócio criativo, das nossas experiências, das nossas memórias e ideias, até que se torne realidade, materializada. Desta forma, após passar pelo último portal das camadas da mente, temos o Campo do Eterno, representado pela terra como a materialização da arte, da criação. Uma singela homenagem ao icônico arquiteto mineiro Carico, um grande mestre que guardamos na nossa memória e na nossa arte. Sente-se na poltrona, olhe à sua frente e contemple finalmente o eterno, o protagonista desta história. O Eterno está em você. Criar é um ato de arte. Criar é um ato de liberdade

Parceiros:

A. de Arte
Botteh Tapetes
Socium Art Construtora
Cortplac
Cria Cafés
Dropiron
Ecoseixos
Falci Elétrica
Galeria Murilo Castro
Galeria Tempus
Tom Sobre Tom
Lamas Destilaria
Liber Wines
Marco Grilli - Objetos de Arte
Micheliny Martins
Ô Seu Flor
São Romão
Varejão Das Tintas + Lukscolor