Marketing Trends: tendências para 2025 que você precisa conhecer!

Escrito por: Rakky Curvelo
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AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING NO BRASIL

Relatório completo com tendências e como líderes do setor no Brasil estão se preparando para o futuro

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Dados de uma pesquisa recente da HubSpot mostram, pela primeira vez, que 9% dos entrevistados sugerem que ações focadas em valores de marca como parte da estratégia trouxeram o melhor retorno sobre investimento (ROI). Explorar essa e outras tendências de marketing para 2025 promete ser decisivo para aumentar o engajamento e a lealdade dos consumidores.

Conhecer a fundo os leads e clientes — incluindo os seus hábitos e preferências — vai ajudar você a moldar as propensões do mercado a favor do seu negócio, trazendo melhores resultados!

Para auxiliar nessa empreitada, reunimos os novos rumos do marketing para o próximo ano. Nas linhas abaixo, prepare-se para entender o que, de fato, vai fazer sentido para seu negócio. 

O estado do Marketing

Conheça as principais tendências de marketing para 2025

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    Quais são as principais tendências de marketing?

    Já faz algum tempo que vivemos uma verdadeira revolução no mercado de consumo e, como reflexo, no comportamento dos consumidores. O marketing exerce um papel fundamental nesse processo de adaptação das empresas e profissionais de marketing à nova realidade.

    As expectativas, as objeções e as exigências do público são diferentes. Diante disso, as ações e as campanhas desenvolvidas pelos negócios precisam estar alinhadas ao novo contexto para que as marcas permaneçam atrativas para os consumidores.

    Hoje em dia, a tecnologia está presente em todos os setores. Inclusive, a área de marketing tem nos recursos e nas ferramentas tecnológicas importantes aliados para aumentar a sua eficiência. Então, quando se trata de Marketing Trends para 2025, a automação e a Inteligência Artificial (IA) são grandes apostas do marketing digital.

    A propósito, também não podemos esquecer que, na era data-driven, os dados são ativos valiosos e indispensáveis para que as equipes de marketing e vendas consigam atuar de modo cada vez mais preciso e eficiente.

    Como as novas gerações têm sido impactadas pelas Marketing Trends e formado uma nova sociedade?

    Para falar do impacto das Marketing Trends, precisamos considerar que os valores da sociedade passaram por transformações intensas. Com os millennials, as questões sociais e ambientais passaram a ser cada vez mais debatidas, apresentando uma grande relevância para o consumidor. Inclusive, esse fator é capaz de orientar a escolha por uma marca ou solução.

    As gerações que seguem os millennials já cresceram em um contexto pautado pela preocupação com a inclusão das minorias e a garantia de direitos fundamentais a esses grupos. Além de valorizar a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar, as novas gerações estão altamente engajadas com as temáticas ESG (Environmental, Social and Governance).

    Você já notou, por exemplo, como as novas gerações abraçam inúmeras filosofias — como o veganismo — e querem interagir com as marcas e consumir produtos que também levantam essas bandeiras? Pois é!

    Daí vem a preferência por organizações que adotam práticas de produção que não envolvem testes em animais, prezam pelo reuso de materiais reciclados, utilizam fontes renováveis de energia etc. O mesmo vale para as marcas que valorizam a diversidade e a inclusão, claro!

    Todos esses elementos mostram para qual lado o marketing digital precisa caminhar. A realidade atual revela o tipo de identidade e as estratégias que as marcas precisam construir, a postura que devem adotar e a forma como os seus processos têm que ser conduzidos.

    Qual é a importância de ficar por dentro das tendências de marketing?

    Com o aumento da competitividade, a evolução tecnológica e as mudanças nos hábitos dos consumidores, as empresas precisam se reinventar para não ficar para trás. Dessa forma, estar por dentro das Marketing Trends é uma necessidade cada vez mais evidente.

    Isso passa, inclusive, pela compreensão das diversas ferramentas que a transformação digital trouxe para interagir com um público cada vez mais conectado. Mas não se preocupe: mudanças simples já permitem atualizar a sua marca e trilhar um novo caminho para fortalecer o relacionamento com o público e potencializar o seu brand awareness.

    A seguir, veja quais são as principais vantagens de adotar ações para integrar as tendências de marketing para 2025!

    1. Atração de novos clientes

    Voltar o olhar para as Marketing Trends faz toda a diferença quando se trata da ampliação do alcance da sua marca. A implementação de estratégias inovadoras tende a chamar a atenção de novos consumidores em potencial, o que contribui para o crescimento da sua base de clientes.

    2. Aumento da eficiência

    Por meio da adoção de novas tecnologias e inovações nos processos, é possível tomar decisões mais precisas, baseadas em dados. Essas ações vão influenciar diretamente a eficiência das suas campanhas de marketing, permitindo melhores resultados com um orçamento mais enxuto.

    3. Aumento do brand awareness

    Há que se levar em conta que as tendências de marketing possibilitam que a empresa se destaque e fortaleça seu brand awareness. Afinal, nos tempos atuais, a criação de uma imagem única e atrativa é um requisito para que a marca seja lembrada.

    4. Retenção dos clientes

    Incorporar as tendências de marketing para 2025 permite identificar as boas práticas que levam ao aumento da fidelização dos clientes.

    Isso porque, na era da experiência, a marca precisa estar alinhada às novidades para entregar aos seus clientes uma jornada de consumo memorável. Inclusive, essa postura serve não apenas para reter os seus clientes, como para qualificar os leads que ainda não compõem a sua base.

    5. Adequação às inovações

    Acompanhar as tendências de marketing também ajuda a empresa a ficar por dentro das novidades de forma mais rápida. Dessa forma, é possível atender — e até mesmo se antecipar — às necessidades e demandas dos consumidores que vão surgindo com essas mudanças no cenário tecnológico.

    Agora, vamos às tendências! A seguir, você confere o que pode esperar do futuro para direcionar os seus esforços e investimentos da forma certa.

    1. Vídeos curtos

    O uso de vídeos no marketing continua sendo uma das principais tendências para atrair o público-alvo e manter um relacionamento constante com seus leads. Segundo o relatório O Estado do Marketing no Brasil, esse é o formato que gera maior o ROI para 21% das empresas entrevistadas.

    Dados da Kantar ainda indicam que os conteúdos em vídeo atingiram mais do que 99% da população brasileira. Não é à toa que profissionais de marketing estão investindo expressivamente nesse tipo de estratégia.

    O report da HubSpot ainda aponta que 9% das empresas ainda planejam investir mais nessa área em 2025. Veja algumas dicas para montar uma estratégia de vídeo marketing eficiente:

    • incluir palavras-chave relevantes na descrição dos seus vídeos para fortalecer o SEO;
    • elaborar thumbnails atrativas;
    • criar playlists para organizar os vídeos;
    • pegar carona em temas populares e virais, desde que estejam relacionados com sua marca;
    • usar ferramentas de IA para facilitar a criação de roteiros e edição de vídeos.

    2. Engajamento no WhatsApp e Instagram

    O envio de mensagens por WhatsApp, Facebook Messenger e SMS é outro destaque do relatório Estado do Marketing. Para 6% dos respondentes, esse tipo de recurso foi o que mais gerou ROI para a empresa.

    Para 2025, 72% dos profissionais estão cogitando intensificar o uso de chatbots e automação a fim de aproveitar melhor esse canal e aumentar os retornos obtidos. Usar a tecnologia em conjunto com o WhatsApp e outros meios de comunicação é uma oportunidade observada por muitas empresas.

    Também é válido investir no WhatsApp, Instagram e até no YouTube para facilitar as etapas de compra e de conexão com a marca. Essas mídias são excelentes para criar um relacionamento próximo e elevar o nível de engajamento.

    3. Inteligência Artificial

    O relatório O Estado do Marketing no Brasil aponta que incorporar as ferramentas de IA nas estratégias de Marketing é uma meta de 9,3% dos profissionais para 2025. Apesar disso, 21% enfrentam dificuldades em alavancar o uso da Inteligência Artificial na área.

    O relatório ainda indica que 2025 será o ano do trabalho conjunto entre IA e especialistas em marketing. Inclusive, 72,34% dos profissionais visualizam a possibilidade de usar ferramentas baseadas em IA na maioria das tarefas.

    O uso de soluções como o Breeze da HubSpot tem potencial de melhorar a segmentação e otimizar o desempenho do marketing de conteúdo de forma automatizada, liberando tempo para que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas. Além disso, os recursos mais avançados integram os times de marketing, vendas e atendimento para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes.

    4. Marketing de influência

    Outra tendência apresentada no O Estado do Marketing no Brasil é o marketing de influência. De acordo com o relatório, 7% dos entrevistados apontam que querem testar a estratégia na empresa em 2025, enquanto 12% das empresas que usaram essa alternativa disseram que ela trouxe o maior ROI.

    Uma boa forma de aplicar essa estratégia é fazer parceria com microinfluencers. Isso porque essa opção exige um investimento menor e permite aproveitar a identificação criada entre o público-alvo da empresa e esses influencers que têm um perfil mais comum.

    Em outras palavras, a audiência tem mais propensão de se conectar com pessoas próximas à sua realidade. Essa tendência deve ser observada na hora de buscar novos parceiros e influencers que possam ajudar a alcançar um bom retorno nas campanhas de marketing.

    5. Inbound Marketing

    Uma pesquisa da HubSpot aponta que é possível aumentar a confiança na eficiência da estratégia de marketing em até 75% a partir do Inbound Marketing. Isso faz com que 9% dos profissionais considerem investir mais em conteúdo para 2025, segundo o relatório O Estado do Marketing no Brasil.

    A boa notícia é que, com os recursos certos, a IA possibilita uma produção de conteúdo mais rápida. Dessa forma, sua equipe escala a produção de textos cativantes que vão aumentar o nível de engajamento nos diversos canais de comunicação da sua marca com o público.

    Como implementar as tendências de marketing para 2025?

    Várias ações ajudam a colocar cada uma das tendências 2025 em prática. Veja algumas a seguir:

    • Analise a concorrência: acompanhe os canais oficiais dos concorrentes para analisar seu comportamento e identificar oportunidades de mercado para a sua marca;
    • Estabeleça metas claras: estruture a implementação das inovações em marketing que devem fazer parte da sua empresa no próximo ciclo, usando, por exemplo, a metodologia das metas SMART;
    • Crie uma cultura de inovação:  valorize a inovação e a aceitação de riscos controlados dentro da empresa, incentivando colaboradores e demais parceiros a adotar uma postura mais aberta;
    • Teste novas estratégias: incentive a experimentação de novas plataformas, ferramentas e tecnologias emergentes.
    • Incentive a colaboração entre os setores da empresa: promova a colaboração entre os times comercial, financeiro, de marketing e vendas, criando estratégias mais robustas e alinhadas ao interesse geral da marca;
    • Mensure os resultados: calcule o ROI de cada estratégia para otimizar campanhas e determinar quais canais estão trazendo um público mais qualificado;
    • Aproveite os feedbacks: peça a opinião de clientes e use essas informações para ajustar as estratégias e mostrar à audiência como a empresa está engajada na melhoria de sua experiência;
    • Aposte no omnichannel: adote medidas para manter uma comunicação ininterrupta e consistente entre seus diferentes canais;
    • Use a tecnologia a seu favor: explore ferramentas de automação com IA para entregar uma experiência hiperpersonalizada aos consumidores.

    Após conhecer as principais tendências de marketing para 2025, é hora de fazer uma autoavaliação da marca, determinando quais delas são mais adequadas à sua realidade. Assim, você pode finalmente colocar a mão na massa e fazer o seu negócio crescer, direcionando bem os seus esforços!

    Quer ficar por dentro dos dados apresentados neste conteúdo? Então confira nossa pesquisa completa e saiba qual é o estado do marketing no Brasil!

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