Acesse o menu principal

Nossos princípios para parcerias com a indústria da música em tecnologias de Inteligência Artificial

A IA está aqui e vamos adotá-la com responsabilidade junto com nossos parceiros musicais

Hoje, a Inteligência Artificial (IA) está se movendo em um ritmo mais rápido do que nunca. Está capacitando a criatividade, gerando novas ideias e até mesmo transformando indústrias. Neste ponto crítico de inflexão, está claro que precisamos abraçar esta tecnologia com ousadia e com um compromisso contínuo de responsabilidade. Pensando nisso, nos últimos meses conversei com especialistas em IA que trabalham no YouTube bem como líderes de uma das forças mais influentes e criativas do mundo: a indústria da música.

Por quase toda a nossa história, o YouTube e a música estiveram inextricavelmente ligados. Como plataforma de hospedagem, o YouTube conectou fãs em todo o mundo e rapidamente se tornou o lar de videoclipes icônicos e artistas emergentes. Nossa profunda parceria com a indústria da música nos permitiu inovar e evoluir juntos - construindo produtos, características e experiências, através de nossos serviços de assinatura YouTube Music e Premium, até recursos globais de transmissão ao vivo, que estimulam a originalidade e trazem comunidades de fãs ainda mais próximos. E o cerne do nosso sucesso compartilhado tem sido a proteção dessas obras criativas e dos direitos autorais dos artistas.

Agora, estamos trabalhando de perto com nossos parceiros musicais, incluindo Universal Music Group, para desenvolver uma estrutura de IA que nos ajude a trabalhar em direção aos nossos objetivos comuns. Esses três princípios fundamentais de IA servem para aprimorar a expressão criativa única da música, ao mesmo tempo em que protegem os artistas musicais e a integridade de seus trabalhos.

Só em 2023, houve mais do que 1,7 bilhão de visualizações de vídeos relacionados a ferramentas de IA no YouTube.

Princípio nº 1: A IA está aqui e vamos adotá-la com responsabilidade junto com nossos parceiros da música.

Os avanços em IA generativa não são mais uma promessa futura. Milhões de pessoas já o adotam em suas vidas diárias, desde encontrar informações úteis até aumentar a criatividade e a produtividade. E os criadores do YouTube, em particular, adotaram a IA para simplificar e impulsionar seus processos criativos. Só em 2023, houve mais do que 1,7 bilhão de visualizações de vídeos relacionados a ferramentas de IA no YouTube.

À medida que a IA generativa revela novas e ambiciosas formas de criatividade, o YouTube e nossos parceiros na indústria da música concordam em desenvolver essa longa história de forma colaborativa e responsável para abraçar este campo de rápido avanço. Nosso objetivo é fazer parcerias com a indústria da música para capacitar a criatividade de uma forma que aprimore nossa busca conjunta por inovação responsável.

Para tanto, estamos abordando esta oportunidade de frente. Hoje, apresentamos a Incubadora de IA do YouTube Music, que vai ajudar a informar a abordagem do YouTube enquanto trabalhamos com alguns dos artistas, compositores e produtores mais inovadores da música em toda a indústria, em uma gama diversificada de culturas, gêneros e experiências.

Para dar início ao programa, estamos trabalhando com o Universal Music Group - líder na área - e sua incrível lista de talentos.

Para dar início ao programa, estamos trabalhando com o Universal Music Group - líder na área - e sua incrível lista de talentos. Isso inclui a super estrela Anitta, o compositor, produtor e empresário de renome internacional e reverenciado Björn Ulvaeus, o inovador artista que desafia gêneros d4vd, o aclamado músico, compositor e produtor Don era, a sensação colombiana Juanes, o hitmaking produtor Louis Bell, o compositor visionário Max Richter, o influente compositor e produtor Rodney Jerkins, a cantora e compositora icônica Rosanne Cash, o compositor e produtor vencedor de três prêmios Grammy, Ryan Tedder do OneRepublic, o rapper aclamado, multi platina músico, empresário e filantropo Yo Gotti, e a propriedade do ícone musical americano Frank Sinatra, entre outros. Esse talentoso grupo ajudará a reunir informações sobre experimentos e pesquisas de IA generativa que estão sendo desenvolvidas no YouTube. Também estamos entusiasmados em receber nossos parceiros de todo o setor no programa à medida que avançamos. Trabalhando juntos, entenderemos melhor como essas tecnologias podem ser mais valiosas para artistas e fãs, como elas podem aumentar a criatividade e onde podemos buscar resolver problemas críticos para o futuro.

Princípio nº 2: A IA está inaugurando uma nova era de expressão criativa, mas deve incluir proteções apropriadas e abrir oportunidades para parceiros musicais que decidirem participar.

Continuamos nosso forte histórico de proteção ao trabalho criativo dos artistas no YouTube. Fizemos grandes investimentos ao longo dos anos nos sistemas que ajudam a equilibrar os interesses dos detentores de direitos autorais com os da comunidade criativa do YouTube.

Content ID, nossa melhor tecnologia de gerenciamento de direitos, garante que os detentores de direitos sejam pagos pelo uso de seus conteúdos e gerou bilhões para a indústria ao longo dos anos. Uma nova era de conteúdo gerado é aqui, e nos dá a oportunidade de reimaginar e evoluir novamente. Estamos ansiosos para desenvolver ainda mais nosso foco em ajudar artistas e criadores a fazer dinheiro no YouTube e continuaremos a fazê-lo em colaboração com nossos parceiros.

Continuaremos a investir na tecnologia baseada em IA que nos ajuda a proteger nossa comunidade de espectadores, criadores, artistas e compositores, desde o Content ID até políticas de detecção e execução de sistemas que mantêm nossa plataforma segura nos b

Princípio nº 3: Desenvolvemos políticas de conteúdo e uma área de Confiança e Segurança que são líderes no setor. Vamos ampliar sua escala para enfrentar os desafios da IA.

Passamos anos investindo nas políticas e nas equipes de Trust & Safety (Confiança e Segurança) que ajudam a proteger a comunidade do YouTube, e também estamos aplicando essas salvaguardas ao conteúdo gerado por IA. Um exemplo são nossas diretrizes que proíbem certos conteúdos tecnicamente manipulados. Isso significa que no YouTube você não pode enviar um vídeo que tenha sido manipulado tecnicamente para promover alegações falsas ou enganar os espectadores sobre uma atrocidade de uma forma que possa levar a sérios riscos de danos. E continuaremos iterando e evoluindo para enfrentar novos desafios.

Mas agora, o potencial ilimitado da IA ​​generativa exige uma abordagem cuidadosa que mapeie os limites expansivos da expressão criativa. Os sistemas generativos de IA podem amplificar os desafios atuais, como abuso de marcas registradas e direitos autorais, desinformação,spam e muito mais .Mas a IA também pode ser usada para identificar esse tipo de conteúdo, e continuaremos a investir na tecnologia baseada em IA que nos ajuda a proteger nossa comunidade de espectadores, criadores, artistas e compositores, desde o Content ID até políticas de detecção e execução de sistemas que mantêm nossa plataforma segura nos bastidores. E nos comprometemos a escalar ainda mais esse trabalho.

Mais conteúdo assim

Esses três princípios são uma parte crítica de nossa abordagem geral de IA no YouTube. Nos próximos meses, compartilharemos mais sobre tecnologias específicas, oportunidades de monetização e políticas que estamos desenvolvendo. E continuaremos conversando com outros parceiros sobre como ampliar nossos esforços.

Estou incrivelmente entusiasmado com a oportunidade da IA ​​para turbinar a criatividade em todo o mundo, mas reconheço que o YouTube e a promessa da IA ​​só serão bem-sucedidos se nossos parceiros forem bem-sucedidos. Juntos, podemos adotar essa nova tecnologia de uma forma que apoie artistas, compositores, produtores e a indústria como um todo, gerando valor para os fãs e expandindo os limites do que é criativamente possível.

Os princípios da nossa estrutura – adotar a IA, conceder proteções ao mesmo tempo que libera oportunidades e investir em nosso trabalho de confiança e segurança – fornecem uma base sólida para YouTube e a indústria da música para navegar melhor no futuro.

Mais conteúdo assim