Embrapa Agropecuária Oeste
Sistema Antecipasto
Consórcio soja com pasto.
Antecipasto é um Sistema de consórcio de soja com forrageira em que o capim é semeado após a emergência da soja, nas entrelinhas, possibilitando antecipar a formação de pastagem sem reduzir na produtividade da oleaginosa. Esse Sistema favorece a diversificação de pastagens e a intensificação da produção em Sistemas Integração Lavoura-Pecuária.
A Solução Tecnológica tem como proposta antecipar a formação do pastagem em até 30 dias, permitindo que o rebanho tenha pasto disponível por mais tempo e na época do ano (estação seca/inverno) em que o produtor tem maior dificuldade de fornecer alimentação/nutrição adequada aos animais.

-
Soja | Características recomendadas
• Porte em torno de 90 cm a 110 cm.
• Crescimento vegetativo vigoroso com bom fechamento de entrelinhas.
• Selecionar cultivares acamadoras.
-
Forrageiras | Características
• Baixa capacidade de competição com a soja- pequeno porte,- crescimento inicial lento e,- não devem emitir colmos na fase vegetativa ou emissão de colmos finos.• Tolerância ao sombreamento.• Boa produção de forragem durante a safrinha.
Antecipar resultados
O DNA dessa tecnologia é "Antecipar" processos, visando proporcionar resultados positivos para os desafios que o produtor enfrenta na sua atividade.
O Sistema Antecipasto proporciona a antecipação da formação da pastagem em até 30 dias, possibilita que o rebanho tenha pasto disponível por mais tempo e na época do ano (estação seca/inverno) em que o produtor tem maior dificuldade de fornecer alimentação/nutrição adequada aos animais.

- Depoimento
Carlos Eduardo Barbosa
Engenheiro Agrônomo, Gestor da propriedade
"Não houve problemas de perdas em nenhum momento fazendo esse Sistema aqui na propriedade".
O Sistema Antecipado foi testado e aprovado pelo produdor Carlos Eduardo Madureira Barbosa, da Estância Rosa Branca - Rio Brilhante, MS.
Quanto a produtividade da soja segundo o produtor:
- "Não dá interferência na produtividade da soja".
- "Em áreas onde não foi implantado o Sistema e onde foi, as produtividades foram as mesmas".
- "Em alguns lugares a produtividade a soja foi um pouco acima".
Confira a entrevista: https://bit.ly/3M3GLne
Vídeos
![]() | 17/10/2023 Estabelecimento de capim consorciado com soja Duração: 1:39:40 ¦ 391 Visualizações | |
![]() | 01/11/2022 Seminario Técnico ILP - Caso de Sucesso | Produção em parceria: Agricultura e Pecuária Duração: 7:55" ¦ 322 Visualizações | |
![]() | 01/11/2022 Seminário Técnico ILP | Caso de Sucesso: Utilização em pastagens consorciadas Duração: 2:54" ¦ 77 Visualizações |
Publicações
- Publicação
Estabelecimento de pastagem em consórcio com soja
Um dos principais entraves à agricultura é a falta de cobertura do solo, enquanto na atividade pecuária o desempenho dos animais é limitado pela baixa disponibilidade de pasto durante a estação seca. Os sistemas integrados de produção agropecuária são formas viáveis de solucionar esses dois problemas. As forrageiras utilizadas nesses sistemas evoluíram muito, sendo empregadas em larga escala espécies de Panicum maximum e Brachiaria spp., seja em cultivo solteiro ou consorciado. O consórcio de forrageiras perenes com milho é uma prática consolidada e torna-se cada vez mais importante porque é uma forma de intensificar a produção. - Publicação
Controle Químico do Crescimento do Capim BRS Tamani em Consórcio com Soja
No consórcio de capim BRS Tamani e soja pode ser necessário controlar o crescimento da forrageira para evitar perdas na produtividade da oleaginosa. Este estudo teve como objetivo identificar doses e herbicidas eficientes no controle do crescimento do capim BRS Tamani consorciado com soja. Implantou-se um experimento na Embrapa Agropecuária Oeste, em delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Aforrageira foi semeada com defasagem de 14 dias em relação à soja, nas entrelinhas da cultura anual.
Antecipasto | Perguntas e Respostas
O que é Antecipasto
Qual a proposta de valor
Quais as vantagens de adotar o Antecipasto?
2. Antecipa a entrada dos animais entre 30 a 60 dias.
3. A produtividade da soja não sofre interferência.
4. Redução de plantas daninhas (número e massa) durante o ciclo da soja e da pastagem.
5. Reduz o risco de insucesso na formação de pastagem e em caso de frustração, ainda pode ser realizada a semeadura da forrageira após a colheita da soja.
6. Facilita o trabalho na propriedade, já que a semeadura do capim é realizada num período com menos atividades no campo, sobrando mais tempo para a semeadura das culturas de safrinha.
7. Não compete com a janela de semeadura do milho safrinha, pois o consórcio é realizado com a soja que será colhida mais tarde, período esse que já é pouco viável a implantação do milho.
Tem benefícios para o meio ambiente?
Para quem serve essa tecnologia?
Quais as características da cultivar de soja ideal?
- • Porte em torno de 90 cm a 110 cm.
Quais as características da cultivar de forrageira?
A Embrapa tem cultivares de capim com essas características?
• O capim BRS Tamani é uma das cultivares de Panicum maximum que apresenta melhor valor nutricional, possibilitando ganhos por animal ao redor de 1 kg dia.
É possível consorciar braquiária com soja?
Como deve ser feito o plantio da soja?
O campim é semeado com a soja?
O capim pode ser semeado com defasagem maior que 21 dias?
Qual é a densidade de semeadura empregada para o capim?
Qual a profundidade de semeadura do capim?
É possível consorciar braquiária com soja?
O Antecipasto interfere na produtividade da soja?
Como fica a produtividade da soja?
Qual é a diferença do Antecipasto para a sobressemeadura do capim em R7 da soja?
A que a tecnologia se propõe?
Quais as vantagens para o produtor?
- • Possibilidade de diversificação para o sistema soja/milho safrinha.
Qual o protocolo de sucesso?
O Sistema Antecipasto pode ser implantado em qualquer talhão?
Qual o espaçamento ideal nas entrelinhas da soja, para o sucesso do sistema?
O Sistema antecipa o calendário de plantio de pastagem?
O Antecipasto aumenta a janela de plantio. Qual a vantagem disso?
O Antecipasto reduz o intervalo entre culturas?
Existem outras recomendações técnicas para esse sistema além dessas?
Implemento | Semeadeira
Quais as especificações da semeadeira? Como?
É possível fazer adaptação do equipamento? Se sim, como
Já existe um modelo de semeadora específico?
Tem modelos disponíveis no mercado? Qual é? Onde encontrar?
- Atualmente são conhecidos dois modelos, sendo um a Exatus (GTS), que é uma máquina leve e ágil, porém necessita trator com grande potência dado ao seu sistema de distribuição.
- O outro modelo é a Manto Verde (RMS Agro do Brasil), embora seja mais robusta, a necessidade de potência do trator é bem mais baixa a custo bem inferiror. Ela dispõe de sensores de sementes nas linhas acoplado a um painel, o que facilita para o operador.
Calendário de Plantio
O Sistema Antecipasto antecipa o calendário de plantio de pastagem?
Sim. de 90 a 100 dias, já que o capim é semeado no início do ciclo da soja.
O Antecipasto aumenta a janela de plantio. Qual a vantagem?
Colheita da Soja
A operacionalização na colheita apresenta alguma dificuldade?
Se o protocolo do Sistema Antecipasto for seguido, a colheita da soja é feita normalmente, como numa área solteira. Não se observou acréscimo de umidade e impurezas. Pode ocorrer alguma dificuldade nas bordas da lavoura onde há transito do pulverizador. Nesses pontos a soja é amassada, favorecendo o crescimento do capim. Por isso, não se recomenda fazer a semeadura do capim numa faixa de 15 metros ao redor do talhão, deixando para semear a forrageira após a colheita da soja.
Adubação
É preciso adubar ao plantar o capim?
Não se utiliza adubo, já que as condições de fertilidade da área para soja são suficientes para o capim, num primeiro momento.
Plantas Daninhas
Como é realizado o controle de plantas daninhas
O controle é realizado logo após o plantio do capim ou até antes de sua emergência.
A tecnologia reduz o número de plantas daninhas?
Sim. A presença do capim nas entrelinhas da soja inibe a germinação e o desenvolvimento de plantas daninhas antes que a soja feche esse espaço. Porém, como o capim é lento, ele tem baixa capacidade de competição com a soja.
Porque ele reduz o número de plantas daninhas furante o ciclo da soja e na pastagem?
Doenças
Houve incidência de doenças no Sistema?
Em geral, com o aumento no espaçamento da soja de 45 para 50 ou 60 cm, o fungicida aplicado para a soja consegue atingir com mais facilidade a parte inferior das plantas, melhorando o controle de doenças.
Boi Safrinha
Aumenta a produção sem expandir a área de pastagem. Como?
Tem ganho de peso no boi?
O Sistema antecipa a entrada do gado no pasto?
Sistemas Conservacionistas
Adoção de Sistemas Integrados
Embora o Antecipasto possa ser empregado para a produção de palha, é no Sistemas Integração Lavoura-Pecuária que ele poderá ter grande importância, principalmente, nos solos arenosos onde se expande a cultura da soja.
É importante salientar que as empresas de insumos e técnicos, cada vez mais estão se senbilizando e aderindo a essa visão e conceito desruptivo sobre a a importância desses sistemas, como forma de reduzir o risco a cultura principal e aumentar a renda do produtor com a produção de carne, principalmente durante a safrinha.
O Sistema Antecipasto é uma tecnologia de fácil adoção?
A maior resistência se dá quando o agricultor é arrendatário e o beneficiário é o proprietário (pecuarista). Esse modelo tende a crescer muito nas áreas de expansão da soja e é onde o Sistema Antecipasto pode crescer junto, já que há condições climáticas para uma safra de grãos, apenas, que é a soja. A safrinha será de pasto, já que há baixa disponibilidade hídrica.