6 de fevereiro de 2023
Hoje é o Dia da Internet Segura, uma iniciativa anual que visa aumentar a conscientização sobre questões on-line e preocupações atuais, que abrangem desde o bullying cibernético até as redes sociais e as identidades digitais. Ao longo dos anos, a iniciativa tornou-se uma data importante no calendário da segurança on-line, que é observada no mundo todo. Com o tema "Juntos por uma Internet Melhor," o Pinterest está juntando forças a este call-to-action para fazer da Internet um lugar mais seguro e melhor para todos – especialmente para crianças e jovens.
O Pinterest formou uma parceria com a #HalfTheStory, uma organização sem fins lucrativos que é uma Pinterest Purpose Partner (Organização Parceira do Pinterest) com a missão de empoderar o relacionamento da próxima geração com a tecnologia para criar conteúdo adequado à geração Z que promova o bem-estar digital para os adolescentes. Inspirados no currículo digital da #HalfTheStory, os Pins ficam em uma pasta dedicada que armazena o conteúdo e as informações educacionais para ajudar a fornecer aos jovens e seus responsáveis os recursos de que precisam para criar um relacionamento positivo com a tecnologia.
“Como pioneiros do bem-estar digital, nossa missão sempre foi a de reconstruir o relacionamento da próxima geração com a tecnologia, e isso começa evitando que a tecnologia afete nossa saúde mental.”, afirmou Larissa May, fundadora da #HalfTheStory. “É um orgulho para nós formar essa parceria com uma plataforma como o Pinterest, que é tão intencional em suas políticas e consciente da responsabilidade que tem de criar novos padrões para o nosso futuro.”
Para entender melhor a necessidade de experiências on-line mais positivas, o Pinterest encomendou uma pesquisa à Morning Consult. De acordo com essa pesquisa, 6 em cada 10 participantes da geração Z (58%) acreditam que as pessoas podem se beneficiar de um site dedicado a conteúdo positivo e mais da metade (53%) acredita que as plataformas on-line e as redes sociais têm a responsabilidade de desenvolver e criar espaços on-line positivos. Ainda assim, metade dos participantes (50%) concordaram que as experiências negativas on-line estão se tornando cada vez mais comuns.
A pesquisa também revelou que a geração Z deseja ter uma associação positiva com as plataformas digitais. Com a criação de políticas líderes do setor, características inclusivas para os produtos e ferramentas como o Código de Conduta do Criador de Conteúdo, nossa prioridade passou a ser a de criar um lugar mais positivo, inclusivo e seguro na internet. Na verdade, os usuários do Pinterest que fazem parte da geração Z têm menos probabilidade de relatar que tiveram uma experiência negativa na plataforma (como bullying cibernético, conteúdo violento ou discriminação com base em gênero ou sexo) do que em outras grandes plataformas. Temos orgulho de ser uma plataforma que incentiva a auto expressão e a inspiração. Há um lugar para todos em nossa plataforma: desde as pessoas que usam o Pinterest para encontrar a roupa perfeita para uma formatura, até os adolescentes trans que querem usar a plataforma para se expressar e criar a vida que amam.
“O Pinterest não busca somente inspirar as pessoas a criar a vida que amam. Ele também tem a ver com inspirar a indústria para que outras pessoas se juntem a nós para criar uma internet que seja o mais positiva, segura e inclusiva possível”, disse Bill Ready, CEO do Pinterest. “Eu tenho orgulho de apoiar e defender amplamente o Dia da Internet Segura, hoje e todos os dias."
A saúde mental dos jovens é uma questão urgente, e dar voz às organizações e aos jovens criadores de conteúdo que apoiam o bem-estar emocional em todo o mundo é fundamental. Como resultado, nós destinamos mais de um terço de nossos fundos filantrópicos dedicados ao avanço do bem-estar emocional para projetos especificamente focados nos jovens. São necessários investimentos contínuos para gerar um verdadeiro impacto, por isso renovamos algumas dessas parcerias, firmando compromissos de dois anos. Além da #HalfTheStory, outras parcerias incluem o The Steve Fund, para a criação de uma experiência na web para que os jovens BIPOC possam explorar sua expressão criativa em conexão com o bem-estar emocional, e a Inseparable, para a defesa da saúde mental dos jovens no ambiente digital e no nível estadual.
Para saber mais sobre o Dia da Internet Segura, visite: https://www.saferinternetday.org.