Masterchef

Diego vence o MasterChef Profissionais e celebra: “Surreal, saí do meu corpo"

Cozinheiro ganhou a competição culinária com menu inspirado nos países que falam a língua portuguesa, com referências do Brasil, de Angola e de Portugal – veja entrevista exclusiva

Por Stefani Sousa

É campeão! Diego venceu a 4ª temporada do MasterChef Profissionais nesta terça-feira (8) após uma trajetória de sucesso e aprendizado. Cozinheiro há 30 anos, ele entrou no programa para resgatar a paixão pela gastronomia e deixou o estúdio carregando o troféu. Ao longo da trajetória, conquistou não só uma longa lista de elogios, como bons aliados e a admiração dos chefs, que fizeram questão de exaltá-lo no último episódio.  

Com mais altos do que baixos, a jornada do competidor ao longo de vários desafios foi intensa e divertida. Sempre com comentários afiados e uma boa dose de bom humor, ele mostrou que domina as panelas e entregou um menu autoral digno de “parabéns”. O cardápio teve carne de onça, muzongué, bacalhau com natas, arroz de pato, tagliatelle e rabanada. Só delícia! 

Em entrevista ao Band.com.br, ao término das gravações, Diego estava eufórico com a conquista. “Não durmo há uns três dias”, revelou, explicando tamanha ansiedade. “Esse não poderia ser um menu vazio, devia fazer sentido para o meu caminho aqui dentro. Fiquei muito feliz, orgulhoso, adorei ter minha família me vendo cozinhar, foi importante e me deu muito gás e energia. O resultado foi extremamente positivo. Esse menu representa a minha história e consegui aplicar tudo o que idealizei.”   

Além do prêmio financeiro, o campeão celebra a projeção nacional que o título carrega e diz que o caminho até aqui representou uma “batalha duríssima”. Tudo, claro, foi compensado no momento do anúncio.  

“É surreal, muita vibração, o palco tremia, era muita gente junta, gritando e vibrando. Honestamente nem sei o que aconteceu direito, foi tanta felicidade. Por alguns minutos, acho que saí do meu corpo e a sensação era de que estava lá em cima, no teto do estúdio, apenas admirando tudo o que estava acontecendo".  

Tão bom quanto a vitória foi ter o reconhecimento dos chefs, principalmente de Helena Rizzo, que é uma das inspirações dele. “Ela é uma mulher que admiro demais na cozinha. Fico impressionado ao descobrir que chefs como ela, o Fogaça e o Jacquin, com tanto gabarito, tenham notado a minha paixão pela cozinha e externado isso”, celebra.  

Carreira de sucesso 

Dono de uma carreira consolidada, Diego admite que não precisava se expor em uma competição. Mesmo assim, ele quis. “Tenho um monte de restaurante, as coisas estão funcionando bem, nunca coloquei em xeque a minha profissão, mas perdi a ingenuidade na cozinha. A minha criatividade e a minha inocência estavam abaladas, mas o programa me trouxe isso de volta.” 

Não à toa, ele coleciona momentos especiais no estúdio. A prova mais difícil? Sem dúvidas foi a da torre de macaron, o pior desempenho do cozinheiro no jogo. "Foi um episódio que levou uma pessoa que eu não queria perder naquele momento. Sempre imaginei que Ananda chegaria na final e que seria um páreo duro de bater. Fiquei muito tocado com a saída dela, a admiro muito.” A conexão entre eles foi mesmo tão real que o cozinheiro logo contratou a colega para comandar um dos restaurantes dele. Esperto! 

Além dela, Diego leva no coração Wilson, com quem viveu momentos de rivalidade e distração. Thalyta também é definida como uma grande parceira.  O chef espera levar as relações do talent show para a vida, mas admite que só o tempo dirá quem fica. “É muito precoce avaliar, nós estávamos vivendo um momento de tensão e de estresse, isso sempre aproxima pessoas, mas agora veremos o caminho das amizades. Obviamente quero todos muito bem.”  

Planos para o futuro 

Quando entrou no MasterChef, Diego planejava usar a visibilidade para criar um projeto social para capacitar pessoas na cozinha de forma sustentável. O sonho segue vivo e deve caminhar nos próximos meses.  

Além disso, ele acaba de inaugurar mais um restaurante, o La Crosta, uma forneria italiana moderna, pequena e com muitas referências dos pratos que ele fez no MasterChef. “Com certeza vou fazer uma curadoria de tudo que eu produzi”, promete. Sucesso! 

O que rolou na final do MasterChef Profissionais 2022 

Noite de festa  

Estúdio repaginado, jurados com visual caprichado e mercado abastecido: tudo estava impecável na final do MasterChef Profissionais. Em clima de festa, o programa recebeu os 10 eliminados da 4ª temporada e familiares dos finalistas, que agitaram o mezanino na torcida por Diego e Thalyta.  

A missão dos cozinheiros foi preparar um menu autoral, com duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas, tudo em 4 horas e 30 minutos.  

Cardápios caprichados 

Thalyta e Diego seguiram caminhos inversos na cozinha. Enquanto a gaúcha preparou receitas que representaram do solo até as flores, o paulista homenageou os países lusófonos, que falam a língua portuguesa, contando um pouco da história de vida dele. Todos os pratos, sem exceções, foram bem elogiados e deixaram os jurados animados.  

Emoção a cada detalhe  

Ana Paula Padrão se emocionou ao assistir o reencontro de Diego com os filhos após o isolamento para as gravações. Os jurados também fizeram homenagens aos competidores, relembrando a garra ao longo da trajetória de cada um. No fim, rolaram lágrimas de Thalyta, que falou das implicações para mulheres na cozinha, e agradecimento especial de Diego, que disse ter se reencontrado no programa.