Minimizar o uso de recursos e a geração de resíduos
Como grupo LATAM, a Economia Circular é um dos nossos pilares dentro da Estratégia de Sustentabilidade e por isso estabelecemos duas metas desafiadoras:
Este caminho tem significado promover uma mudança cultural para fazer as coisas de um jeito diferente, além de muitos desafios como envolver transversalmente diversas áreas do grupo, desde o design da experiência de viagem até as linhas operacionais, ajustando os processos internos de cada companhia aérea e com fornecedores, procurar alternativas, aumentar orçamentos, entre outros. Existem também aprendizados que nos permitem adaptar e continuar construindo um caminho para um grupo LATAM mais sustentável.
Para isso, foi feita uma revisão das normas relacionadas aos plásticos de uso único (SUP) no Chile, Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Estados Unidos e Cidade do México (vigentes em dezembro de 2022).
Até o final de 2023, o grupo alcançou a eliminação de mais de 1.700 toneladas de plásticos de uso único em todas as operações, o equivalente a 96% da linha de base. É importante ressaltar que esse caminho ainda não terminou.
Ainda assim, o grupo LATAM está ciente de que ainda há muito a fazer e continuará trabalhando para encontrar soluções para reduzir seus resíduos, substituir materiais por reutilizáveis, recicláveis, de base biológica e/ou biodegradáveis, ampliando seu alcance e fortalecendo o conhecimento sobre seus resíduos.
O compromisso de trabalhar pela sustentabilidade continua válido. A LATAM é atualmente referência no setor na implementação de soluções mais sustentáveis, contribuindo para elevar padrões e gerar instâncias de troca de boas práticas.
Eliminamos 97% dos plásticos de uso único em nossa operação, o que equivale a mais de 1.700 toneladas.
Queremos ser um grupo resíduo zero1 a aterros sanitários até 20272, e para isso estamos executando as seguintes ações:
- Fortalecer o sistema de reciclagem em nossas operações, por meio da revisão e adequação contínua dos espaços de destinação de resíduos, treinamento de colaboradores e fornecedores e rastreabilidade e monitoramento de resíduos.
- Ampliar o programa de reciclagem Recicle sua viagem para resíduos gerados pelo serviço a bordo.
- Continuar e aumentar o desvio de plásticos3 e madeira, principais resíduos da operação de carga, para aterros sanitários.
- Revisão e atualização gradativa dos contratos com fornecedores para compromisso de desvio para aterro e rastreabilidade dos resíduos gerados na operação para a LATAM.
1 A meta inclui apenas resíduos sólidos não perigosos.
2 De acordo com as diretrizes e consensos internacionais (Zero Waste International Alliance, EPA, WRI, Europe Zero Waste e certificação TRUE), o conceito “resíduo zero para a eliminação final em aterros sanitários” refere-se a um desvio em relação aos tratamentos de recuperação de pelo menos 90% dos resíduos enviados para aterros sanitários, áreas de disposição controlada ou aterros controlados em comparação com uma linha de base.
3 Plásticos que não estão incluídos na lista de Plásticos de uso único da meta 2023 descrita acima.
Programas e iniciativas para promover a Economia Circular:
Iniciativa que nos permite dar uma nova vida aos uniformes que já não são utilizados pelos nossos colaboradores. Este programa, que tem impacto socioambiental na região, nasceu no Peru há 5 anos com o reaproveitamento de uniformes fora de uso e já se expandiu para Equador, Colômbia, Brasil, Paraguai e Chile.
Com o Segundo Voo não só reduzimos o impacto no meio ambiente com a conversão de resíduos têxteis, mas também nos dá a possibilidade de construir uma comunidade mais sustentável através de alianças, criação de emprego e promoção do consumo responsável.
Nossos aliados transformam as peças em novos produtos, que depois utilizamos em nossos próprios eventos e atividades, e outros que podem ser vendidos e gerar renda em seus próprios canais. No Peru, por exemplo, trabalhamos com os artesãos do SISAN, que também destacam a sua cultura através da iconografia do santuário Pachacamac.
Programa que busca reciclar os resíduos gerados no serviço a bordo de nossos voos nacionais4, e inclui alumínio, Tetra Pak e garrafas de plástico. Este programa já está implementado na Colômbia, Equador (Quito), Peru (Lima), Chile e Brasil, nos 2 primeiros a separação é feita em terra e nos restantes a bordo. Em 2024, reciclamos 280 toneladas de resíduos em voos domésticos.
4 Na Colômbia e no Equador (Quito) é realizada a reciclagem de alumínio, Tetra Pak e garrafas plásticas, e no Brasil, Peru (Lima) e Chile, apenas de garrafas plásticas.
O grupo está trabalhando numa transformação gradual dos seus lounges, para que ofereçam uma experiência mais sustentável através da utilização de energias renováveis, eliminação de plásticos de uso único, separação de resíduos, eficiência no consumo de água e energia, entre outros.
No âmbito da sua estratégia de economia circular e dos objetivos associados, a LATAM implementa diversas iniciativas para transformar materiais em reutilizáveis, recicláveis, compostáveis e/ou que envolvam materiais reciclados, entre outros. Estas iniciativas são transversais a toda a empresa e encontram-se em diferentes fases de implementação. Abaixo estão alguns exemplos e resultados:
Recipientes e embalagens reutilizáveis:
- Serviço de bordo: utilização de vasilhas reutilizáveis para entrega de comida em voos internacionais.
- Edifícios corporativos: substituição de copos plásticos por recipientes reutilizáveis para colaboradores.
- Manutenção e depósito:
- De acordo com sua viabilidade técnica, são feitos esforços para reaproveitar as embalagens dos componentes, como caixas de papelão ou plástico, principalmente para envio de materiais para estações secundárias.
-Reutilização e reparação de paletes, principalmente no armazenamento de substâncias químicas.
- Cargas: implementação de mantas reutilizáveis de cobertura de paletes para transferência e proteção de cargas, reduzindo o uso de filme stretch no processo.
Recipientes e embalagens recicláveis:
- Serviço de bordo: a LATAM implementou o programa Recicle sua viagem que busca separar os resíduos em voo ou em terra e posteriormente entregá-los a um gestor autorizado para reciclagem. (Mais detalhes na seção Recicle sua viagem).
- Escritórios corporativos e áreas operacionais: nas instalações do grupo LATAM são implementados programas de gestão de resíduos com foco em garantir a reciclagem dos resíduos e seu tratamento adequado.
Produtos com material reciclado:
- Serviço de bordo: o kit de viagem na cabine Business inclui meias e protetores para os olhos feitos de plástico reciclado.
Embalagem reutilizável
No âmbito da sua estratégia de economia circular, a LATAM implementa diversas iniciativas para incluir embalagens reutilizáveis nos seus processos. Estas iniciativas são transversais a toda a empresa e estão em processo de implementação, estes são alguns exemplos:
- Edifícios corporativos: eliminação de copos plásticos e mudança para recipientes reutilizáveis para os colaboradores.
- Manutenção e armazém:
- De acordo com sua viabilidade técnica, procuramos reutilizar a embalagem dos componentes, especialmente para o envio de materiais a estações secundárias.
- Uso de pallets reutilizáveis, especialmente no armazenamento de substâncias químicas.
- Uso de recipientes reutilizáveis para o armazenamento. - Carga: desenvolvimento de projetos piloto para a troca de embalagens reutilizáveis para proteger a carga.
Embalagem reciclável
Visando eliminar os plásticos de uso único e chegar a zero resíduos em aterros até 2027, o grupo LATAM desenvolveu um programa de troca de materialidade para materiais mais sustentáveis, o que implica migrar a produtos desenvolvidos a partir de matérias-primas sustentáveis, reutilizáveis, recicláveis e compostáveis, ou que envolvam material reciclado, entre outros. Nessa linha, o grupo avança na mudança de materialidade e prioriza o uso de materiais recicláveis. Veja abaixo alguns exemplos e resultados:
- Uso de materiais recicláveis na operação a bordo e implementação do programa Recicle sua Viagem: dada a elevada quantidade de material reciclável utilizado no serviço de bordo, a LATAM implementou este programa que visa separar os resíduos em voo ou em terra e posteriormente entregá-los a gestora autorizada de reciclagem. Atualmente, o programa atua nos mercados do Chile, Colômbia, Equador e Peru.
- Programa de reciclagem em escritórios corporativos e áreas operacionais: nas instalações do grupo LATAM são implementados programas de gestão de resíduos com foco em garantir a reciclagem dos resíduos e seu tratamento adequado.
O serviço de bordo prestado pela empresa desempenha um papel fundamental na gestão de alimentos, alinhado com os objetivos do grupo na Economia Circular e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A LATAM busca reduzir o desperdício de alimentos gerado em seus processos por meio de melhorias operacionais e inovação.
- Inovação para reduzir o desperdício de alimentos a bordo: a LATAM implementou um sistema de otimização de solicitações de serviços de catering para voos internacionais e domésticos. Este sistema, ao transmitir informações em tempo real ao fornecedor de catering, permite captar e ajustar o pedido de alimentos de acordo com as reservas efetivas dos voos.
- Gestão de resíduos alimentares gerados em voos internacionais: este tipo de resíduos deve passar por tratamento especial de acordo com a regulamentação de cada país. Esses tratamentos incluem esterilização, autoclavagem e incineração de resíduos.
- Gestão do desperdício de alimentos nas instalações LATAM: em parceria com prestadores de serviços de alimentação, são implementadas iniciativas para reduzir o desperdício de alimentos, como controle de rotação e gestão e ajuste de estoque de acordo com dados históricos. Além disso, nas instalações onde é tecnicamente viável, foram implementados e espera-se que continuem a ser implementados processos de compostagem, para utilização como fertilizante.
Além dos materiais utilizados em nossa operação, o serviço de bordo prestado pela empresa tem papel fundamental na gestão de alimentos, alinhado aos objetivos do grupo em Economia Circular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A LATAM busca reduzir o desperdício de alimentos gerado em seus processos por meio de melhorias operacionais e inovação.
- Inovação para reduzir o desperdício de alimentos a bordo: a LATAM implementou um sistema de otimização de solicitações de serviço de catering para voos internacionais e domésticos. Este sistema, ao transmitir informação em tempo real ao fornecedor de catering, permite captar e ajustar o pedido de alimentos em função das reservas reais de voo.
- Gestão de resíduos alimentares gerados em voos internacionais: de acordo com as normas sanitárias aplicadas na maioria das operações, é obrigatória a incineração de resíduos provenientes de voos internacionais.
- Gestão do desperdício de alimentos nas instalações da LATAM: em parceria com prestadores de serviços de alimentação, são implementadas iniciativas para reduzir o desperdício de alimentos, como controle de rotatividade e gestão de estoque e ajuste de acordo com registros históricos. Além disso, nas instalações em que é viável tecnicamente a implementação de processos de compostagem, os resíduos de alimentos são consolidados de forma diferenciada para seu uso como fertilizante.