Clique aqui para baixar o relatório Clique aqui para acessar a plataforma digital

Nova edição do Ranking alinhada com a visão para os próximos 10 anos

Em 2025, a Plataforma Connected Smart Cities lança uma nova versão do seu Ranking, alinhada à visão de promover cidades sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.

A nova edição traz como parceiros a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, reforçando a expertise em planejamento urbano e mobilidade urbana.

O Novo Ranking adota indicadores das normas ISO ABNT (37120, 37122 e 37123), além de métricas inéditas, oferecendo um diagnóstico mais completo para gestores públicos.

Outra novidade é a reformulação dos eixos temáticos: serão 13 eixos que abrangem 19 temas das normas e incorporam a inovação como elemento central para a transformação urbana.

Novos Eixos

Economia e Finanças

Governança

Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

Resíduos Sólidos, Esgotos e Água

Educação

Habitação e Planejamento Urbano

Mobilidade Urbana

Saúde, Agricultura Local/
Urbana e Segurança Alimentar

Telecomunicações

Energia

Inovação e Empreendedorismo

População, Condições Sociais

Segurança

O novo Ranking Connected Smart Cities

contará com uma metodologia de ponderação aprimorada, já testada em estudos anteriores da Plataforma e da SPIn. Os resultados serão apresentados por níveis de desenvolvimento em cada eixo temático, facilitando a análise.
As cidades terão acesso aos dados via a plataforma MySmart City, da Scipopulis, permitindo visualização interativa e uso estratégico das informações.
A transparência e a colaboração permanecem como pilares do estudo: os municípios poderão enviar seus próprios dados e acessar os resultados em ambiente aberto de consulta.
Com isso, o Ranking inicia um novo ciclo de 10 anos, combinando seu pioneirismo com o uso de tecnologia de ponta e apoio técnico de novos parceiros, fortalecendo sua missão de impulsionar o desenvolvimento inteligente nas cidades brasileiras.

Acesse o estudo completo

Para manter a transparência e a coerência das informações, os dados são coletados em fontes secundárias que agrupem o universo de cidades pesquisadas, mantendo a mesma origem e o mesmo período de coleta dos dados de todos os municípios do estudo. Para saber mais sobre as fontes e datas das informações coletadas na edição 2024 do Ranking Connected Smart Cities, acesse o estudo completo aqui.

Quer baixar as edições anteriores do Ranking CSC?
Clique no ano para ter acesso ao arquivo.
Quer conhecer nossa plataforma?

FALE CONOSCO